EDITORA ARQUEIRO

editora-arqueiro-selo-viagens-de-papelGeraldo Jordão Pereira (1938-2008) começou sua carreira aos 17 anos, quando foi trabalhar com seu pai, o célebre editor José Olympio, publicando obras marcantes como O menino do dedo verde, de Maurice Druon, e Minha vida, de Charles Chaplin.  Em 1976, fundou a Editora Salamandra com o propósito de formar uma nova geração de leitores e acabou criando um dos catálogos infantis mais premiados do Brasil. Em 1992, fugindo de sua linha editorial, lançou Muitas vidas, muitos mestres, de Brian Weiss, livro que deu origem à Editora Sextante.  Fã de histórias de suspense, Geraldo descobriu O Código Da Vinci antes mesmo de ele ser lançado nos Estados Unidos. A aposta em ficção, que não era o foco da Sextante, foi certeira: o título se transformou em um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos. Mas não foi só aos livros que se dedicou. Com seu desejo de ajudar o próximo, Geraldo desenvolveu diversos projetos sociais que se tornaram sua grande paixão.  Com a missão de publicar histórias empolgantes, tornar os livros cada vez mais acessíveis e despertar o amor pela leitura, a Editora Arqueiro é uma homenagem a esta figura extraordinária, capaz de enxergar mais além, mirar nas coisas verdadeiramente importantes e não perder o idealismo e a esperança diante dos desafios e contratempos da vida.

EDITORA SEXTANTE

editora-sextante-selo-viagens-de-papelFundada em 1998 por Geraldo Jordão Pereira, filho do editor José Olympio, e seus dois filhos, Marcos e Tomás, tem como objetivo a publicação de livros que proporcionem o crescimento humano, com obras infantojuvenis, de ficção e não ficção, autoajuda e negócios e de referência, assim como alguns títulos de arte.

GALERA RECORD

galera-record-selo-viagens-de-papelSelo do Grupo Editorial Record, especialmente criado para o público jovem. No mercado desde 2007,possui três subdivisões – Galera, Galerinha e Galera Record. Publica livros de Meg Cabot, Cecily von Ziegesar, entre outros.

 GRUPO EDITORIAL RECORD

grupo-editorial-record-selo-viagens-de-papelConglomerado de editoras compradas pela Editora Record que, além dela própria, engloba várias outras editoras. É o maior conglomerado editorial da América Latina desde 1942, quando foi fundada por Alfredo Machado e Décio Abreu como uma distribuidora de quadrinhos e outros serviços de imprensa, conserva a vocação de difundir informação, conhecimento, cultura e entretenimento literários. Com onze perfis diferenciados — Record, Bertrand Brasil, José Olympio, Civilização Brasileira, Rosa dos Tempos, Nova Era, Difel, BestSeller, Edições BestBolso, Galera & Galerinha — o objetivo é sempre trazer o que há de melhor para o leitor brasileiro. De seu parque gráfico, composto pelo Sistema Poligráfico Cameron, um moderno equipamento de impressão, único no continente, saem até 100 livros de 200 páginas por minuto. Ficção; narrativas históricas e científicas; ensaios culturais, sociológicos, literários e filosófico; reportagens; romances policiais e de suspense, literatura feminina e quadrinhos fazem parte do variado catálogo do grupo, hoje com mais de 6 mil títulos.

GER – CATÁLOGO LITERÁRIO

ger-catalogo-literario-selo-viagens-de-papelNovo selo de parceria do Grupo Editorial Record.  O Catálogo Literário é uma coletânea com títulos de caráter literário que engloba as editoras: Record, Bertrand Brasil, BestSeller, José Olympio, Paz & Terra e Civilização Brasileira.

GERAÇÃO EDITORIAL

geracao-editorial-selo-viagens-de-papelQuando o jornalista Luiz Fernando Emediato fundou a Geração Editorial, em 1992, ele pensava apenas em ter um hobby que o distraísse de suas atividades intensas como jornalista, escritor, empresário e militante político na área social. Bem, já começou causando polêmica: um dos primeiros livros lançados, Mil dias de solidão, sobre o governo Collor, foi capa de Veja, que o considerou “o livro bomba do ano”. Já na primeira semana ocupou o primeiro lugar nas listas dos mais vendidos. Desde então a Geração Editorial tornou-se, atrevidamente, “uma editora de verdade”, com sua literatura de qualidade, sua ousadia, sua agressividade no marketing e no mercado, sua independência. Nem sempre concordam com o conteúdo dos livros que publicam – mas a editora, como um jornal ou revista, ou seja, um meio de comunicação, defende sempre o direito de cada autor expor suas ideias e seus fatos.

EDITORA INTRÍNSECA

editora-intrinseca-selo-viagens-de-papelUma editora jovem, não só na idade — afinal foi fundada em dezembro de 2003 — mas no espírito inovador de optar pela publicação de ficção e não ficção priorizando a qualidade, e não a quantidade de lançamentos. Essa é a marca da Intrínseca, cujo catálogo reúne títulos cuidadosamente selecionados, dotados de uma vocação rara: conjugar valor literário e sucesso comercial. Com uma apurada seleção de títulos, vários livros alcançam um expressivo número de leitores, figurando em listas de best-sellers por muitos meses, obtendo assim uma incomum unanimidade de elogios por parte do público, da crítica e do mercado. À bem cuidada curadoria editorial alia-se o apuro na produção gráfica, o que transforma as edições em objetos de culto a serviço da boa literatura.

GRUPO COMPANHIA DAS LETRAS

grupo-companhia-das-letras-selo-viagens-de-papelA Companhia das Letras foi fundada em 1986. Desde então já publicou mais de 3 mil títulos, de 1500 autores, incluindo os lançamentos dos outros selos da editora: Companhia das Letrinhas, Cia. das Letras, Companhia de Bolso, Quadrinhos na Cia., editora Claro Enigma e Penguin-Companhia. Em 2012 foi anunciada a criação de 4 novos selos: Editora Paralela, voltada para a publicação de livros de entretenimento destinados ao grande público; Editora Seguinte, o novo selo jovem da Companhia das Letras; Portfolio Penguin, que atua na área de negócios, política e economia; e Boa Companhia, série que reúne, em antologias temáticas, grandes nomes da literatura nacional e estrangeira. A Companhia das Letras evoluiu muito nesses 28 anos, mas sem perder de vista o respeito à inteligência do leitor. Hoje em dia lança mais de 300 títulos por ano, de diversos assuntos e estilos, mas sempre com uma mesma proposta: a vontade de publicar livros que, pela qualidade do texto e da produção gráfica, sejam um convite à leitura.

EDITORA ROCCO

editora-rocco-selo-viagens-de-papelCriada em 1975 por Paulo Roberto Rocco, a editora sempre se mostrou atenta às manifestações da sociedade, antecipando tendências e difundindo novas ideias em diferentes segmentos. Na década de 1980, ousou ao trazer para o catálogo pensadores importantes como Michel Maffesoli e Jean Baudrillard, além de abrir espaço para nomes de vanguarda no cenário político nacional como Fernando Gabeira, Herbert Daniel e Alex Polari, entre outros intelectuais e ativistas que marcaram época. Atualmente, a Rocco se mantém como uma das editoras brasileiras que mais se dedicam à divulgação de obras de ficção e não ficção contemporâneas, com nomes como Irvine Welsh, Jonathan Safran Foer e Julian Barnes, ganhador do Man Booker Prize, em seu catálogo. Em 2014, mais uma vez observando os movimentos e tendências do mercado, a editora deu início a um processo de melhor segmentação de seu catálogo com a criação de dois novos selos: Fábrica231, o selo de entretenimento da Rocco, e Fantástica Rocco, dedicado à literatura de fantasia, ficção científica e terror. No ano seguinte, vieram os selos Bicicleta Amarela, que publica o que há de mais moderno nas áreas de saúde, bem-estar e estilo de vida, e Anfiteatro, o selo de ideias e debates da Editora.

GLOBO LIVROS

globo-livros-selo-viagens-de-papelA Globo Livros ocupa um lugar importante na história do livro e do periódico no Brasil. Está entre as mais antigas do país, traçou trajetória singular no ambiente cultural e editorial desde o século XIX.  Fundada em 1883 por Laudelino Pinheiros Barcellos. Em 1986, a Editora Globo foi adquirida pela Rio Gráfica Editora, incorporando-se às Organizações Globo, hoje Grupo Globo, do jornalista Roberto Marinho.A Globo Livros conta com um diversificado catálogo que compreende obras de referência na literatura nacional e internacional assim como livros de apelo prático e cotidiano. Entre seus autores, publica obras de Herta Müller, John Banville, Javier Cercas, Marcel Proust, Monteiro Lobato, Hilda Hilst, Oswald de Andrade, Aldous Huxley, Samuel Beckett, Honoré de Balzac, Maria Adelaide Amaral, Jamie Oliver, Padre Marcelo Rossi e vários outros, organizados entre os selos da editora: Biblioteca Azul, Globo Livros, Globo Livros Graphics, Globo Alt, Globo de Bolso, Globo Estilo, Globinho e Principium. A editora também é responsável pela publicação dos guias Lonely Planet em português, a mais importante marca de guias de viagem no mundo.

PLATAFORMA 21

plataforma-21-selo-viagens-de-papelSelo jovem da V&R Editoras, chega para oferecer o que há de melhor na literatura de entretenimento: aventura, romance, fantasia, cultura pop e muito mais. Tudo aquilo que faz a cabeça do jovem do século 21. Um universo fascinante de histórias. Heróis e anti-heróis. Passado, presente e futuro. Basta abrir um livro… Seja bem-vindo. Prepare-se para uma grande viagem.

 COMPANHIA EDITORA NACIONAL

companhia-editora-nacional-selo-viagens-de-papelFundada em 1925 pelo escritor Monteiro Lobato e seu sócio Octalles Marcondes Ferreira, a Editora Nacional representou uma revolução no mercado editorial da época, em um país pouco alfabetizado. Monteiro Lobato trazia na cabeça lindas histórias infantis e um grande sonho: incentivar a prática da leitura e tornar os livros acessíveis à maioria da população brasileira. A Editora Nacional foi uma das pioneiras a investir em projetos gráficos e acabamentos de alto nível das obras e na divulgação e distribuição das novidades do catálogo. Em 1980, o IBEP — Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas —, uma das maiores referências de qualidade no mercado nacional de livros didáticos, adquiriu a Companhia Editora Nacional, formando um dos maiores grupos editoriais do país, com capital 100% brasileiro.

EDITORA CONRAD

editora-conrad-selo-viagens-de-papelÉ uma editora do Grupo IBEP e tem como missão disponibilizar para a sociedade brasileira adversidade de idéias, a discussão de novas tendências e a pluralidade cultural, provocando as reflexões importantes para a formação do jovem. Dentre suas principais publicações, se destaca pelos HQs.

EDITORA BIRUTA

editora-gaivota-selo-viagens-de-papelEditora Biruta nasceu em uma vila bem florida, lugar muito sossegado, no miolo barulhento de São Paulo. Isso foi um estímulo para que nossos sonhos florescessem e tomassem a forma que têm hoje. No ano de 2015 completamos 15 anos de vida! E temos muito a comemorar. A proposta original da Biruta foi mantida ao longo desses anos e vem sendo, a cada dia, aprimorada. Sempre entendemos o livro como um conjunto harmonioso de texto, projeto gráfico e ilustração. Assim, desde a sua criação, a equipe da editora selecionou e apresentou textos literários que desafiam os leitores, com ilustrações e projetos gráficos ousados e instigantes – resultando em publicações de qualidade e com uma identidade própria (bem birutinha!), e que, principalmente, respeitam a inteligência do leitor. Nossa proposta vem sendo reconhecida por especialistas, críticos, e especialmente pelos leitores, o que nos indica que nossa orientação e esforço vêm alcançando os resultados pretendidos. A opção pela descoberta e lançamento de novos talentos nacionais mostrou-se muito estimulante e bem-sucedida. É gratificante poder contribuir para a diversidade literária e poder acompanhar o reconhecimento e sucesso de autores lançados pela Biruta e que cresceram conosco. Nossas aventuras por terras estrangeiras permitiram dar um tempero especial ao nosso catálogo. Publicamos livros clássicos, mas ainda desconhecidos no Brasil, e também livros com temas e narrativas muito originais e divertidas, contribuindo para a formação literária dos nossos pequenos e jovens leitores.

EDITORA GAIVOTA

editora-biruta-selo-viagens-de-papelQualidade literária, projetos gráficos ousados e instigantes, ilustrações que encantam… É tudo o que almeja uma editora de livros infantojuvenis que considera seus leitores sensíveis, inteligentes e curiosos. E este é o objetivo desta jovem editora — Gaivota —, criada no final de 2011, um novo selo lançado pela Editora Biruta. Mas o desafio vai além. Percebemos uma lacuna importante nos textos destinados a crianças e jovens: livros que abordem temas de diferentes áreas do conhecimento de forma a despertar a atenção e a curiosidade dos leitores. A abordagem lúdica de temas muitas vezes considerados herméticos, complexos ou desinteressantes pode servir de trampolim para estimular e/ou facilitar o interesse em conhecer e aprofundar esses assuntos. Aproximar crianças e jovens de temas que parecem distantes de seu cotidiano pode despertar e antecipar interesses que, muitas vezes, se revelam tardiamente. Mas este foco não exclui a apresentação de obras que estimulem a fantasia, inspirem a aventura e deem acesso aos nossos jovens leitores ao que há de melhor na literatura infanto-juvenil nacional e estrangeira.

GRUPO EDITORIAL GLOBAL

global-editora-selo-viagens-de-papelAo longo de seus 41 anos de existência, a Global Editora diversificou sua atuação no mercado editorial e criou três selos, com publicações destinadas ao mais variado público leitor. Hoje, o Grupo Editorial Global agrega a Global Editora, com obras de autores nacionais; a Gaudi Editorial, voltada às crianças em seus primeiros anos de vida, e a Editora Gaia, que alimenta o leitor no sentido de viver em harmonia com ele mesmo e com o universo.

GRUPO EDITORIAL AUTÊNTICA

A Autêntica Editora, criada em 1997 com foco em publicações acadêmicas, se consolidou no mercado editorial brasileiro e diversificou seu escopo ao longo desses quase 15 anos de atividades. Para continuar fiel à sua perspectiva de lançar livros de qualidade, buscar assuntos inovadores e, ao mesmo tempo, atender às demandas de seus públicos, a casa passa a ser, em 2011, um grupo – o Grupo Editorial Autêntica. Com títulos em áreas variadas, o grupo possui agora três editoras: a Autêntica Editora, com foco em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Editora Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Editora Nemo, um projeto recente, destinado à publicação de quadrinhos.

CHIADO EDITORA

chiado-editora-selo-viagens-de-papelA Chiado Editora é especializada na publicação de autores portugueses e brasileiros contemporâneos, sendo neste momento a maior editora em Portugal neste segmento, e uma das editoras em maior crescimento no Brasil. Em pouco mais de sete anos de existência, a Chiado Editora revolucionou o mercado do livro em língua portuguesa, editando mais de 1000 novos títulos por ano! (…) Dado o sucesso conquistado em Portugal e no Brasil, a Chiado Editora expandiu o seu trabalho para vários países, em várias línguas diferentes. Poderá descobrir as obras publicadas pelas nossas divisões internacionais através dos seus websites. A Chiado Editora publica igualmente na Alemanha, Bélgica, Espanha e América Latina, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo,Irlanda e Reino Unido.

REVISTAS COQUETEL

revistas-coquetel-selo-viagens-de-papelAs revistas COQUETEL oferecem há mais de 60 anos a maior variedade de passatempos do mercado, lança mensalmente noventa títulos, entre revistas e livros, que chegam às bancas, livrarias e revistarias de todo o país. Além das famosas cruzadinhas, outros jogos como caça palavras, criptogramas, sudoku e desafios de lógica fazem enorme sucesso.

EDITORA SCHOBA

editora-schoba-selo-viagens-de-papelFoi instituída com o objetivo de desburocratizar a publicação de livros no Brasil. Como o autor é o foco principal da editora, eles esperam estabelecer uma parceria duradoura e transparente durante todo o processo de publicação do livro, zelando pela imagem e oferecendo um serviço que atenda cada necessidade. Por isso, a Schoba tem em mente que só se vira a página – seja de um livro ou da vida – com publicação de alta qualidade.

Quer ser parceiro do blog? Entre em contato no e-mail viagensdepapel@gmail.com e faça sua proposta, sujeito a análise!

Sobre o autor
Viagens de Papel

O blog Viagens de Papel foi criado em 22 de janeiro de 2013 com o intuito de promover diálogo sobre literatura, paixão que todos os autores do projeto têm em comum. Através de resenhas, lançamentos, listas, dicas e variadas matérias, queremos que você sinta-se em casa e aprecie o conteúdo nosso conteúdo! =)