segunda-feira, 26 de novembro de 2018

AVALIAÇÃO: 4,5/ 5
EDITORA: SEGUINTE, CORTESIA
ISBN: 9788555340734
GÊNERO: ROMANCE, FANTASIA
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 440
SKOOB

Em O Reino de Zália, primeiro livro de fantasia de Luly Trigo, Zália é a segunda na linha de sucessão no trono de Galdino. Ela sempre passou a vida sendo a filha que ficaria longe dos holofotes e das principais responsabilidades reais. Tudo o que mais queria era se formar no ensino médio, cursar fotografia e sair pelo mundo registrando momentos especiais, porém, as coisas não saíram nem um pouco do jeito que Zália planejava.

A princesa nunca pensou em assumir o trono, mas no dia em que Victor, seu irmão, príncipe e regente de Galdino, sofre um atentado que acaba acarretando sua morte, a menina se vê cada vez mais longe de concretizar seus planos de ter uma vida quase normal.

Entretanto, quando percebe que seu pai não acredita na sua competência para ser regente até a renúncia dele, Zália fica tentada a provar que ela dá conta do recado e muito bem. Ela só não esperava que enfrentaria tantas mudanças e desafios de uma só vez: começando com a troca de toda a sua equipe e a volta de um amor do passado mal resolvido, literalmente, fazendo guarda em sua porta.

Pouco a pouco, enquanto tenta descobrir a verdade sobre a morte de Victor e qual a ligação da Resistência (grupo de rebeldes inconformados com a gestão da Coroa) com isso, a garota começa a perceber que o mundo — o país — que ela achava ser perfeito, não passava de uma ilusão e que nem tudo que lhe fora contado era verdade, de fato.

Em meio a mentiras e intrigas, Zália terá que decidir onde e em quem deverá colocar sua confiança tanto nas questões profissionais quanto nas pessoais e por onde deve começar a mudança para satisfazer o seu povo.

Por muitas vezes com um pé no mistério, eu fiquei fascinada com a escrita da Luly Trigo e com a fluidez do enredo (principalmente nas tarefas mais “burocráticas” do governo da protagonista, que foram tão bem explicadas e sem rodeios que não ficaram chatas em nenhum momento). É uma história sobre amizade, sobre amor, sobre empoderamento e sobre família. O conjunto perfeito, na medida certa.

O Reino de Zália é uma leitura bem leve, mas enriquecedora que nos mostra o verdadeiro valor da amizade, que nada é difícil quando estamos ao lado das pessoas que amamos e confiamos e, principalmente, que não precisamos ser uma princesa ou uma rainha para começarmos a mudar o mundo. Podemos ser tudo o que quisermos ainda que nos digam que não estamos aptos ou que não somos os melhores para fazer algo, basta acreditarmos em nós mesmos.

Não posso negar que estou ansiosa para ler mais histórias da autora e espero que gostem de O Reino de Zália tanto quanto eu!

“Não existe liberdade sem aqueles que amamos por perto.” – Zália

Sobre o autor
Emmie Lopez
Emmie Lopez 18 anos - (25/12) - Natural de Salvador - BA, mora atualmente em São Vicente - SP. Estudante do último ano do Ensino Médio Integrado com o Técnico em Informática no Instituto Federal de São Paulo, descobriu o amor pela leitura desde cedo com os gibis e os paradidáticos da escola. Divide seu coração entre a leitura e a música. Apaixonada por Romance, entusiasta de Mistério e louca por Fantasia. Foi brincar de escrever e não parou mais.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: