quarta-feira, 15 de agosto de 2018

AVALIAÇÃO: 4/5
EDITORA: SUMA, CORTESIA
ISBN: 9788556510167
GÊNERO: ROMANCE HISTÓRICO
PUBLICAÇÃO: 2016
PÁGINAS: 336
SKOOB

Depois da última dança foi um livro que chegou para mim e ficou um bom tempo esperando para ser lido na estante. Sabia do que se tratava, cheguei a iniciar a leitura algumas vezes, mas não era embalado pela história. Até que, por acaso, decidi pegar o livro e pensei: “agora vai!”. E foi. A surpresa foi extremamente positiva, terminei o livro com um sorriso no rosto.

Estação de King´s Cross, 1943. Rose chega a Londres querendo se entregar a uma vida de romance, glamour e dança, e para isso ela escolhe o Rainbow Corner, o mais famoso salão de dança da cidade. Enquanto a Segunda Guerra Mundial entra em seu momento final, Rose se apaixona perdidamente por um piloto, mas terá que lidar com as reviravoltas do destino antes que a guerra chegue ao fim.

Las Vegas, dias atuais. Uma linda mulher vestida de noiva entra em um bar procurando alguém para se casar com ela. Quando Leo assume o papel e diz “sim”, ele não tem nenhuma ideia da situação em que está se metendo. Quem será Jane, a mulher misteriosa? Quando Jane e Rose, agora uma senhora de idade, se conhecem, a fagulha da discórdia se acende. Mas acontecimentos que elas não podem controlar fazem com que o tempo se torne um bem muito precioso. Depois da última dança conta a extraordinária história dessas duas mulheres, separadas pelo tempo, mas ligadas pelo destino. Um romance que fará com que você acredite no poder do amor.

O livro se divide em duas narrativas, o que torna a leitura muito mais dinâmica, mostrando a época da guerra, quando conhecemos Rose, e os dias atuais, onde temos a chance de conviver com Jane. Apesar disso, quando chegamos à mocinha do presente, nos deparamos com uma situação um tanto inesperada e estranha para o leitor (pelo menos foi o que aconteceu comigo). Jane chega num bar após desistir de um casamento e conhece Leo. Os dois estão em Las Vegas e simplesmente decidem se casar. A forma como isso foi tratado na história me desagradou um pouco, fazendo com que não tivesse empatia com os personagens à primeira vista. Apesar disso, o desenrolar da história me fez mudar de opinião e aprender com os erros dos personagens.

Situação diferente ocorreu com Rose. Garota cheia de sonhos, decide ir para Londres em busca de seus sonhos. No entanto, estamos falando de uma época repleta de tensões e incertezas por causa da guerra, o que faz com que sua vida seja levada por caminhos totalmente inesperados. Conhece pessoas boas, mas também aquelas que lhe trarão traumas e dores. E é da mesma maneira que ocorre com Jane, aprendemos com o amadurecimento de Rose.

O que torna a história ainda mais rica é o momento em que as duas protagonistas começam a conviver no mesmo espaço. Rose é tia-avó de Leo, marido de Jane, e com o tempo se tornou uma pessoa com uma postura séria e difícil de se conviver. Mantém uma relação conturbada com o sobrinho devido à sua reputação. Mas é com Jane que ela irá aprender a conviver e se tornar uma pessoa mais maleável.

A narrativa flui, trazendo romantismo com um toque de drama no meio. O desenvolvimento da história a torna empolgante, a ponto de se querer saber aonde isso vai dar. Sarra torna os personagens ainda mais humanos, com seus conflitos internos e angústias. Além disso, prepara algumas surpresas ao longo da história, deixando-a ainda mais envolvente. Terminei a leitura com um sentimento de dever cumprido e com certeza irei recomendar esse livro a todos!

 

Sobre o autor
Lucas Kammer Orsi
Lucas Kammer Orsi Estudante de História. Vê nos livros uma maneira de fugir da realidade e encontrar um pouco de aconchego do cotidiano tão corrido. Potterhead, se emociona fácil com romances, mas não deixa de lado um bom suspense, de viver uma aventura e dá gargalhadas com um chick-lit. Está sempre com suas séries atrasadas, mas isso não o impede de sempre começar mais uma. Amante da música pop, é grande fã de Taylor Swift.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: