terça-feira, 7 de agosto de 2018

AVALIAÇÃO: 4/5
EDITORA: SEGUINTE, CORTESIA
ISBN: 9788555340635
GÊNERO: YA CONTEMPORÂNEO
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 392
SKOOB

Dias de Despedida é o livro de estreia de Jeff Zentner, que recentemente até esteve no Brasil divulgando seu trabalho na Flipop.

A trama do livro já promete mexer com o emocional do leitor: Carver, o protagonista, acabou de perder seus três melhores amigos em um acidente de carro. O motivo? O amigo que estava dirigindo se distraiu enquanto respondia uma mensagem enviada por Carver.

O livro irá trabalhar essa questão da perda, do luto e também da culpa que o personagem sente por ter enviado a mensagem que, supostamente, causou tudo aquilo.

Temos aqui um YA contemporâneo instigante e com um tom de sensibilidade ao abordar questões como a amizade, algo tão presente na vida de qualquer pessoa, principalmente dos adolescentes que compõem o público alvo da obra.

Apesar da temática pesada, a leitura flui e é bem rápida. É uma boa opção de contemporâneo tranquilo para ler e passar o tempo e, mesmo assim, com personagens e tramas que não são superficiais.

O autor consegue passar bastante emoção na escrita e também prende o leitor e o leva pela história sem que ele perceba. É um nome que, com certeza, já faz parte da minha listinha para ficar de olho nos próximos lançamentos.

Outro ponto interessante do livro é te levar para uma situação desconfortável e que gera debate. Pense na situação do protagonista e se questione se ele tem culpa ou não pelo acidente. Você entra no livro com esse pensamento formado. Porém, ao adentrar nos pensamentos dele – o livro é narrado em primeira pessoa – você começa a se colocar no lugar dele e naquela situação nada agradável. Além de lidar com a perda dos melhores amigos, o que por si só já é extremamente horrível, tem toda a questão da culpa envolvida.

Leitura indicada para quem quer um bom contemporâneo, de leitura tranquila e que aborda temas profundos de forma sensível. Você com certeza continuará com a história e com os personagens na cabeça mesmo após virar a última página.

Sobre o autor
Lucas Zeferino Eterno fã de Harry Potter, se apaixonou pela literatura enquanto criança e segue sempre atento para descobrir novos livros. Lê clássicos, thrillers e mistérios, mas não abre mão de um bom YA e de um bom livro de fantasia.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: