segunda-feira, 23 de julho de 2018

AVALIAÇÃO: 5/5
EDITORA: SEGUINTE, CORTESIA
ISBN: 9788555340659
GÊNERO: JOVEM ADULTO
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 400
SKOOB

O Clube dos Oito, escrito por Daniel Handler e publicado no Brasil pelo selo Seguinte da Companhia das Letras, nos conta a história de Flannery Culp, uma garota que precisa contar a sua versão da história de um assassinato no qual está envolvida.

Narrado em primeira pessoa e construído como se fosse um diário escrito pela nossa protagonista, no livro o autor Daniel Handler nos guia por uma história que à primeira vista pode parecer só mais uma de tantas outras histórias sobre jovens, mas assim que vamos nos aprofundando e conhecendo mais os personagens, descobrimos que ele não é só mais um entre tantos outros.

Aqui conhecemos o Clube dos Oito, um grupo de oito jovens amigos que mantêm uma forte amizade, entre eles há romance, segredo e conflitos, mas eles nunca abrem mão da amizade, e sempre a celebram em jantares minuciosamente planejados, que mais parecem um ritual, principalmente quando não sabemos o que há por trás das intenções de cada um.

Como estamos presos ao ponto de vista de Flannery, conhecemos os outros personagens pela visão dela, mas ainda assim conseguimos identificar a personalidade de cada um deles, e torcer por eles, mesmo sabendo que estão envolvidos em um crime e que provavelmente todos são culpados pelo ocorrido.

Desde o início, sabemos que um crime foi cometido em um dos jantares do Clube dos Oito, mas além disso não sabemos quase nada, então é muito divertido descobrir os fatos conforme Flannery vai contando a sua versão da história, tudo parece um quebra-cabeça e ela vai dando as peças para montarmos e descobrirmos o que de fato aconteceu. O livro se torna extremamente cativante, principalmente pelo fato de que a nossa protagonista é muito interessante e sabe como prender a nossa atenção.

A história se mantêm interessante do início ao fim, o autor soube muito bem construir todo um universo aqui. Além da visão de Flannery, acompanhamos a mídia cobrindo o caso, já que o crime cometido pelo Clube dos Oito se torna assunto nacional, onde especialistas tentam entender tudo o que ocorreu e um mito é criado em cima da história. Todos esses pequenos detalhes tornam o livro extremamente interessante e fazem com que seja quase impossível parar de ler.

Sei que não dei muitos detalhes sobre a história, além de dizer que um crime foi cometido por um grupo de amigos, mas escolhi não contar muito, pois a leitura se torna ainda mais interessante quando sabemos pouco sobre ela. O que afirmo, com certeza, é que este livro é genial, amei com todas as minhas forças e recomendo demais! Leiam assim que puderem, não irão se arrepender.

Sobre o autor
Tayara Olmena Estudante que tomou gosto pela leitura aos 12 anos de idade depois que leu "A marca de uma lágrima" do escritor Pedro Bandeira. Costuma ler de tudo, mas ainda torce o nariz para o romance. Além de ler, também é viciada em séries e filmes, e não perde a oportunidade de maratonar sua série favorita.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: