quarta-feira, 30 de maio de 2018

AVALIAÇÃO: 4,5/5
EDITORA: JANGADA, CORTESIA
ISBN: 9788555391002
GÊNERO: FICÇÃO POLICIAL, LITERATURA INGLESA 
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 462 SKOOB

Iniciamos nossa parceria com o Grupo Editorial Pensamento-Cultrix recebendo um lindo kit com broche, calendário, caneta, alguns marcadores de páginas e o lançamento de O assassino do zodíaco, do selo Editora Jangada.

O título chama a atenção por instigar o gênero policial e a edição foi apresentada com esmero, capa em preto fosco com símbolos do zodíaco se destacando ao fundo. E fonte bastante agradável e espaçada.

De início, temos as palavras do próprio escritor falando sobre sua história. Depois, uma lista com os 12 signos do zodíaco, seus respectivos símbolos, datas, elementos e as principais características que nos ajudam muito no decorrer do enredo.

O autor é londrino, mas ainda criança mudou-se para o Zimbábue e depois para a África do Sul.

O livro está dividido em 90 capítulos que variam de duas a no máximo 14 páginas, o que não deixa a leitura cansativa, apesar de ser impossível pensar em tal possibilidade, já que a história nos incita a querer saber sobre o desenrolar da trama e sua finalização.

A história gira em torno de uma sociedade organizada de forma um pouco diferente da nossa, já que o signo sob o qual uma pessoa nasce tem papel fundamental em seu futuro e em seu relacionamento com os indivíduos ao seu redor, mas o preconceito, problemas sociais e hostilização entre as pessoas acontecem da mesma forma com a qual estamos acostumados.

“Tinha tudo planejado. Haviam reservado uma vaga no hospital. Induziriam o parto em 19 de maio, para que a filha fosse de Touro, assim como eles. Deviam ter sido mais cuidados na concepção, mas já não eram jovens e, quando descobriram que Kate estava grávida após três anos de tentativas, decidiram correr o risco e ir em frente.”

O capítulo 1 é simplesmente eletrizante, a forma com que a primeira morte é descrita, o suspense, a testemunha desaparecendo, uau, já faz com que o ibope de Sam Wilson seja automaticamente elevado.

A primeira vítima é o capitão do departamento de homicídios, Peter Williams. E a partir de então, teremos a presença constante de nossos personagens principais, o investigador Jerome Burton e a astróloga forense Lindi Childs e seu guarda-roupa fofo.

Em meio a pistas que não levam a lugar algum e mapas astrais que, ao invés de ajudar, parecem apenas atrapalhar as investigações, mais pessoas morrem no decorrer da narrativa, aumentando a pressão sob Burton e sua já descrença no suporte que Childs parece não fornecer.

Em paralelo a tudo isso, conhecemos a história do milionário Daniel Lapton e sua falta de expectativas e motivação na vida, apesar da morte de seu pai e de tantas responsabilidades herdadas. Porém, ele descobre que teve uma filha e conhecê-la se torna a razão de seu viver.

Outra história que vamos absorvendo ao longo do enredo é a do líder dos temíveis arianos, Solomon Mahout e o grupo criado pela polícia para o combate aos violentos de Áries, o Esquadrão Aríete.

“A sociedade mudaria se as pessoas vissem as divisões com mais clareza? As coisas melhoraria ou piorariam? Por enquanto,reconhecer o signo de alguém era um jogo sutil que consistia em julgar roupas pelo seu preço e estilo, observar a escolha de vocabulário e os padrões de seu discurso, avaliar seus interesses e tendências políticas. Identificar signos era uma habilidade tão comum e importante, que a maioria das pessoas fazia isso de modo automático.”

Quando entendemos uma estratégia importante e crucial usada por Wilson durante sua narrativa, é impossível não ficar impressionado com seu estilo de escrita e sua habilidade em nos prender ao enredo. Só não dei 5 estrelas para o livro porque apesar de ter sido fabulosamente bem escrito e todos os pontos se conectarem ao final, a destreza do assassino e a sagacidade que usou para convencer seu parceiro me deixaram ligeiramente irritada. Mas, no mais, só aplausos para o excelente trabalho desse escritor.


Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o autor
Nara Dias
Nara Dias 32 anos (22/12) – São Paulo Pós graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de informática e robótica para crianças de 4 a 11 anos. Também com especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, na Baixada Santista. Seu perfil no Skoob com mais de 1200 livros lidos, mostra sua paixão pelo gênero infanto-juvenil, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.


Deixe uma resposta

  1. quinta-feira, 31 de maio de 2018.

    Então, não é um livro que eu vá ler na vida. Não faz o meu tipo então eu dispenso, mas obrigada pela dica.

  2. sexta-feira, 1 de junho de 2018.

    Oi Nara, já tem um tempinho que este livro está na minha lista de desejados, na verdade, quero presentear a minha filha, ela adora tudo relacionado ao zodíaco, mas assassinatos, sou eu quem gosta, então, este livro vai agradar as duas.
    Adorei tua resenha.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

  3. sexta-feira, 1 de junho de 2018.

    Olá, tudo bem? Eu amo livros de suspense e mistério, apesar de já ter lido vários do gênero nunca me canso de conhecer histórias novas, antes de ler as resenhas sobre o livro eu o estava associando ao filme Zodíaco estrelado pelos atores Robert Downey Jr., Jake Gyllenhaal e Mark Ruffalo, que apesar de ser bem longo eu gostei muito do desenvolvimento.
    Com certeza esse é um livro que eu irei ler em breve.

    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

  4. sexta-feira, 1 de junho de 2018.

    Oiê não conhecia a obra e nem o autor. Gosto de romances policiais apesar de nao ler tantos como eu gostaria, a capa na minha opinião deixou a desejar, precisava ser mais caprichada!

  5. sexta-feira, 1 de junho de 2018.

    Uau, amei a sua resenha. Não imaginava que esse livro é tão interessante.. Fiquei extremamente curiosa, e vou colocá-lo na minha lista de desejados.
    Amo esse gênero, tenho certeza que vou me apaixonar pela leitura.
    Beijos!

  6. sexta-feira, 1 de junho de 2018.

    Olá!
    Já li algumas resenhas positivas sobre esse livro e estou mega curiosa. Fico feliz que tenha gostado também, é mais um ponto positivo para eu acrescentar o livro à minha lista de leitura. Parece ser daqueles mistérios que a gente tenta desvendar, mas só consegue bem no finalzinho.
    bjs
    Lucy – Por essas páginas

  7. sexta-feira, 1 de junho de 2018.

    eu to doida para ler este livro, e saber que você gostou tanto, e ler sua resenha só aguçou mais ainda a minha curiosidade. Amei a resenha!

  8. sexta-feira, 1 de junho de 2018.

    Olá, ficou ótima a sua resenha. Esse é um livro que estou bem curiosa para ler pois achei super interessante essa presença dos signos na trama.

  9. sábado, 2 de junho de 2018.

    Oi, Nara.
    Eu estou muito curiosa com esse livro, é um gênero que eu gosto bastante e a premissa desse livro me deixa intrigada demais. Adorei a tua resenha, eu acho que vou gostar da leitura.

  10. sábado, 2 de junho de 2018.

    Li esse livro e fiquei admirada com a criatividade do autor em fazer uma distopia tão diferente e nas entre linhas tão parecida com a nossa realidade. Nem preciso dizer que amei as criticas socias que vemos em alguns diálogos. Confesso que demorou para eu perceber quem era o assassino. A leitura valeu a pena e fiquei curiosa para ler mais coisas do autor.

  11. domingo, 3 de junho de 2018.

    Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia do que se tratava e nem tinha visto nenhuma resenha sobre ele. Parece ser uma leitura realmente muito envolvente e bem desenvolvida pelo autor, apesar de sua ressalva.
    Confesso que não sei se pretendo ler, pois este é um gênero que eu raramente incluo na minha leitura. Porém, tenho considerado ler alguns livros de suspense, então, vou anotar a dica para o caso de resolver ler. De qualquer forma, adorei a resenha e que bom que gostou tanto do livro.
    Beijos!

  12. segunda-feira, 4 de junho de 2018.

    Olá, tudo bem? Apesar de aparentar ser um grande livro, não tenho grandes interesses em zodíacos e principalmente suspense pelo que pude perceber da resenha. Não curto enredos assim, até mesmo o gênero, então talvez acharia muito chato. Mas vou passar a dica para amigos que amam <3 Ótima resenha e fotos!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

  13. sexta-feira, 8 de junho de 2018.

    Olá!
    Segunda resenha que leio desse livro e fio mega curiosa e impressionada com o enredo que o autor construiu, não tinha visto nada até agora como isso. estou louca para ler esse livro, adoro suspenses e investigações, já sei que irei ficar a noite acordada! ótima resenha!

    beijos!

  14. terça-feira, 19 de junho de 2018.

    Oi Nara! Tudo bem?
    A leitura dessa resenha me deixou de queixo caído porque não sei o que mais me deixou O.o nessa resenha: se a trama, se os personagens ou o fato de que se misturou astrologia e policial em um livro só. Pelo título eu podia jurar que tinha ver com fatos reais porque houve sim um “assassino do Zodíaco” que nunca foi pego. Pelo menos até hoje.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky…
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: