terça-feira, 16 de Janeiro de 2018

A melhor coisa é ter um bom vício e influenciar outros a participar dele.

Sou professora e trabalho em duas unidades de um mesmo colégio (Educação Infantil e Fundamental 1) e sempre gostei muito de conversar e compartilhar livros. Aquelas minhas colegas de trabalho que topavam embarcar na ideia de ler, eu fazia o papel de mediadora, comentando sobre leituras, indicando títulos e emprestando de uma para outra.

Um tempo depois de realizar essas trocas, muitas vezes sem elas se conhecerem pessoalmente, somente eu conhecendo todas, tive a ideia de organizar um grupo simples no Whatsapp para que todas pudessem comentar sobre livros, organizar melhor as trocas de acordo com os interesses de cada uma e também passar a se conhecer melhor. Deu super certo!

Depois disso, surgiu uma nova ideia, a de promovermos encontros para discutir sobre leitura e fazermos trocas de livros. Então, com a aproximação do Dia dos Professores em outubro de 2017, agitei um encontro para incentivar ainda mais a interatividade. De 9 participantes no grupo, 7 participaram, já contando comigo. Fizemos um sorteio online para o Amigo Secreto. Para deixar ainda mais interessante, arrecadei dez reais de cada uma prometendo uma surpresinha para esse dia especial, um lindo chinelo com tema literário personalizado com o nome e cor preferida de cada uma.


O encontro foi excelente, num restaurante temático mexicano, rimos e conversamos bastante, foi uma noite bastante agradável. Confira os livros que cada uma de nós ganhou de sua respectiva amiga:

Este slideshow necessita de JavaScript.

A foto de nosso encontro repercutiu interesse de outras professoras em participar do grupo, então estabelecemos algumas regras que já utilizamos, mas nunca havíamos listado, elas funcionam muito bem. Temos agora mais 5 membros no grupo. Eis as regrinhas:

1º Ler; 

2º Compartilhar livros; 

3º Fazer comentários no grupo; 

4º Devolver o livro emprestado com um chocolatinho.

Com tudo isso, estamos felizes e com muitos livros para ler, além de termos as opiniões umas das outras. Já estamos até planejando repetir o encontro agora no início do ano.

E vocês? Já participaram de alguma iniciativa parecida? O que acharam dos títulos? Qual escolheriam para ler?

Sobre o autor
Nara Dias 32 anos (22/12) – São Paulo Pós graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de informática e robótica para crianças de 4 a 11 anos. Também com especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, na Baixada Santista. Seu perfil no Skoob com mais de 1200 livros lidos, mostra sua paixão pelo gênero infanto-juvenil, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.


Deixe uma resposta

  1. quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018.

    Menina que ideia bacana viu? aqui onde moro as coisas são mais complicadas pra fazer essas coisas kkk mas eu amaria ter um clube assim *o*

  2. quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018.

    Ah, que ideia maravilhosa! Adorei a iniciativa e torço para que continue dando certo e que cresça cada vez mais! Nunca participei de algo assim, mas confesso que fiquei morrendo de vontade!

    Beijinhos,
    https://literaleitura2013.blogspot.com.br/

  3. quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018.

    Oi, tudo bem? Tô maravilhada com essa ideia <3 Eu só participo dos encontros do Leia Mulheres na minha cidade, mas sei que um centro cultural tem um clube do livro, só que, geralmente, os encontros coincidem com outros compromissos meus.
    Acho muito bom incentivar a leitura da forma que pudermos, e acho que um clube do livro é uma coisa tão singela e próxima, sabe? É uma ótima troca <3
    Parabéns a vocês, espero que leiam muitos outros livros incríveis!

    Love, Nina.
    http://www.ninaeuma.blogspot.com

  4. quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018.

    Adorei a iniciativa do clube, um bom incentivo a leitura e ainda de fazer amigos. Nunca participei de nada assim, mas com certeza se tivesse um por aqui eu toparia.
    Dos livros que rolou no amigo secreto ei li Entre Quatro Paredes e amei, livro com gosto de quero mais. Os demais eu não li, mas o do Gabriel García Marquez parece ser bom.
    Ótimas regrinhas no grupo rsrs. Sucesso ao clube e que essa ideia pegue por aqui.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

  5. quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018.

    Olá! Adorei a ideia de juntar tanta gente interessada em um assunto em comum, maravilhoso esse encontro de vocês e espero que o grupo cresça!! Fiquei até com vontade de participar de um clubinho da leitura (mas sou dessas que marca rolê e quase nunca vai ahaha) Adorei o post!!!

  6. quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018.

    Olá, tudo bem? Nossa, que legal, eu sempre quis fazer parte de um clube de leitura, deve ser muito bacana poder compartilhar as experiências literárias. Adorei o post!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

  7. quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018.

    Oiie
    Que ideia bacana, adorei! Em águas sombrias e A garota do lado parecem ser bem interessantes, adoro a temática deles. Boa sorte com o clube de leituras.
    BJos, Bya! 💋💋

  8. quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018.

    Que iniciativa bacana, adorei! Fora que além de ler bastante vocês fortalecem muito os laços de amizade, adorei as fotos e a proposta de devolução com chocolatinho ahhaha espero poder participar de algum grupo assim um dia.

  9. sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018.

    Oie, tudo bem?
    Quem me iniciou na leitura foi minha professora dd história, que vivia me emprestando livros 💕 hoje sou tão grata a ela quanto sou a você por me apresentar uma iniciativa tão linda! Que tal estender esse projeto a seus alunos? Uma leitura coletiva de algum livro juvenil, que os instigue a entrar nesse mundo literário? 😀

  10. sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018.

    Ah, gente, que ideia mais amorzinho.
    Infelizmente nunca tive a oportunidade de participar de um clube de leitura.
    Meus amigos da faculdade até liam bastante como eu, mas não compartilhávamos as leitura.

    Que invejinha heheh

    http://www.degradeinvisivel.com.br

  11. sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018.

    Oi Nara, o meu clube de leitura nasceu assim também, e isso já tem um pouco mais de 2 anos agora. É tão bom estes encontros né? Fico muito feliz que o seu esteja dando certo e crescendo.
    Bjs, Rose.

  12. sábado, 20 de Janeiro de 2018.

    Oi, tudo bem?
    Que ideia bacana! Disseminar a leitura dessa forma é muito legal! É quase magico! Parabéns pela iniciativa e que ela continue florescendo! Eu não promovo este tipo de evento, mas minhas amigas sabem da quantidade de livros que tenho e o quanto leio. Então é comum elas pedirem emprestado (empresto com muito gosto) ou pedirem indicações ou perguntarem sobre uma determinada autora ou livro!Amei sua ideia! Bjo
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

  13. sábado, 20 de Janeiro de 2018.

    Eu também amo demais influenciar outras pessoas a lerem e amo ainda mais quando consigo convencer alguém a ler um livro que eu tenha gostado muito. Achei bem legal o encontro, deve ter sido uma ótima experiência.

  14. domingo, 21 de Janeiro de 2018.

    Olá!
    Que maravilha esse clube. É sempre bom ler e estar na companhia de amigos que amam ler também e isso torna os encontros cada vez mais prazeroso.
    Espero que continue sendo um sucesso.
    Beijos!

  15. domingo, 21 de Janeiro de 2018.

    Olá, tudo bem?
    Que iniciativa incrível! Eu nunca tive oportunidade de montar um clube de leitura, mas adoraria participar.
    Adorei a ideia e, chocólatra que sou, achei muito legal a regra de devolver o livro emprestado com um chocolate kkkk.
    Espero que façam muitos encontros como esse e que o projeto continue rendendo ótimas leituras (e chocolates) para vocês.
    Beijos!

  16. segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018.

    Nara quantas coisas incríveis que tu recebeu menina, ainda mais o chinelo, eu fiquei apaixonada e um dia gostaria muito de conhecer um encontro desses e participar, deve ser incrível.
    Bjs

  17. quinta-feira, 25 de Janeiro de 2018.

    Olá, que bacana saber dessa interação literária que há entre vocês. Deve ser muito legal poder ter um grupo assim pra falar sobre e compartilhar as leituras.

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: