quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

AVALIAÇÃO: 4/5 EDITORA:  FANTÁSTICA ROCCO, CORTESIA ISBN: 9788568263570 GÊNERO: CONTOS, TERROR, CLÁSSICO PUBLICAÇÃO: 2017 PÁGINAS: 224 SKOOB

Confesso que, como a medrosa de carteirinha que sou, sempre tive medo de ler Poe. Não é um dos meus gêneros favoritos, mas eu sempre ouvi falar do brilhantismo do autor e tinha curiosidade por conhecer suas hisClatórias. Eis que a Editora Rocco lança esse volume de contos, adaptado por ninguém menos que Clarice Lispector e a curiosidade foi maior que meu medo. Até porque eu queria saber que tipo de história Poe escreveu pra ter influenciado Sherlock Holmes (meu personagem favorito da vida), ou a rainha do crime Agatha Christie.

O volume reúne alguns contos do autor que, apesar de serem curtos, são muito bem desenvolvidos e mostraram que meu medo de Poe era bem infundado. O gato preto foi de longe o conto mais “pesado”, na minha opinião. É aquele clássico de Poe que quase todo mundo conhece e que mexe com a sensibilidade do leitor, e que apesar de dar aquele sentimento de angústia, nos envolve de uma maneira que não conseguimos deixar de ler até saber o desfecho da história.

Aliás, todos os contos são envolventes à sua maneira. Talvez por terem sidos adaptados por Lispector eles tenham sido mais fáceis de ler, mas o fato é que não tive a dificuldade que achei que teria na leitura. Confesso que fiquei até com vontade de ler algum livro original do autor.

Não vou falar sobre cada conto individualmente pois a resenha ficaria grande e além disso não quero entregar de bandeja tudo o que vocês devem esperar das histórias, o que invariavelmente acabaria acontecendo por se tratarem de histórias bem curtinhas.

Vou apenas fazer uma menção de honra ao conto cujo título dá nome ao livro: Os crimes da rua Morgue. Esse foi o meu favorito dos inúmeros contos de Poe contidos nesse livro. Talvez porque ele se trate de uma história policial que me lembou muitíssimo meu querido Sherlock Holmes, afinal ele nos conta a história de um detetive que usa de sua inteligência e perspicácia para resolver casos difíceis. Não tem como não gostar, rs.

De um modo geral gostei bastante dos contos que li e fiquei surpresa com o quanto. Não estou acostumada a ler esse tipo de livro, mas confesso que foi bom sair da minha zona de conforto e apreciar um clássico como Poe. Valeu bastante a pena e, pra quem tem certo medo de ler livros assim, como eu mesma tinha, eu digo que vá em frente e tente! Vale muito a pena e pode ser bem melhor do que a gente espera!

Antes de terminar eu queria dar um pequeno destaque pra edição desse livro que está incrível! É um dos livros mais bonitos que tenho, a editora arrasou no design da capa e na diagramação do livro. Ficou lindíssimo!

Sobre o autor
Larissa Gaigher Larissa Gaigher, 19 anos (12/06) – Rio de Janeiro Estudante de administração e química, leitora ávida e blogueira por paixão. Embarcou no mundo da literatura quando tinha 10 anos e nunca mais saiu de lá. Apaixonada também por música, séries e filmes. É uma geminiana típica, sempre faz muitas coisas ao mesmo tempo e muda de ideia várias vezes, tanto que não consegue definir um gênero favorito. Carioca da gema, tem 19 anos, adora uma boa praia, muita comida e diversão.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: