segunda-feira, 9 de outubro de 2017

AVALIAÇÃO: 5/5
EDITORA: PIXEL, CORTESIA
ISBN: 9788579023552 GÊNERO: HQ. QUADRINHOS, INFANTOJUVENIL PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 56 SKOOB

A história do filme em quadrinhos

Fiquei enlouquecida quando descobri essa linda coleção lançada pela Editora Pixel. Lembrei do gosto por minha infância tão bem vivida, lendo e relendo aqueles inúmeros livros da série: “Clássicos da Disney” ou o mais recente “Tesouro da Disney“.

Com aproximadamente 28 centímetros de altura, 21 de largura e 54 páginas, todos os títulos da série “A história do filme em quadrinhos“, como o próprio nome já diz, têm seus filmes homônimos, com adaptação do texto feita sob responsabilidade de Alessandro Ferrari.

O capricho não está apenas na edição de capa dura, mas em cada pormenor. A segunda e terceira capa por exemplo, levam um papel azul com as silhuetas dos personagens em laranja e bege, além disso, a qualidade da impressão e o material utilizado são excelentes.

Antes de iniciar a história, somos apresentados aos personagens. No caso de Zootopia, que é uma cidade fictícia, somos apresentados à alguns de seus moradores. Ler o pequeno texto introdutório de cada um  já instiga a curiosidade pelo enredo.

Outra grande sacada é a história ser em quadrinhos, valoriza as falas e cenas do filme. Nesse quesito, o único ponto parcialmente negativo é que, em determinados momentos, fiquei sem entender um ou outro quadrinho, talvez por não ter ainda assistido ao filme. Porém, retornando alguns quadrinhos e prestando uma melhor atenção à ilustração, foi possível compreender.

Foto: Nara Dias/Viagens de Papel

Antes de iniciar a história, há uma frase em destaque, da própria protagonista Judy Hopps. O mais interessante é a imagem de fundo da frase, que mostra uma cena engraçada que só vamos entender perto do final do livro.

Foto: Nara Dias/Viagens de Papel

A protagonista da história é a coelha Judy Hopps, que diferentemente de seus 275 irmãos, decide deixar a casa dos pais e a banquinha de legumes da família e se arriscar sendo a primeira policial coelha da história e viver na metrópole de Zootopia, que por causa de seus 12 ecossistemas, está apta a receber todo tipo de animal. Com esforço, Judy é recrutada e consegue um cargo como policial, seu sonho desde a infância.

Foto: Nara Dias/Viagens de Papel

No entanto, Judy tem a difícil tarefa de provar que é capaz de fazer muito mais do que simplesmente uma guarda de trânsito, função a qual é designada. Só que para isso, ela precisará unir forças a alguém não tão confiável, Nick Wilde, uma raposa golpista, para conseguir resolver um caso de desaparecimento e assim conseguir ser uma investigadora policial. Impossível não gostar da história, é uma delícia embarcar nessa aventura para descobrir o verdadeiro vilão.

Foto: Nara Dias/Viagens de Papel

Minha filha assistiu ao filme e disse que o livro está idêntico, ela tem dez anos e rapidamente se empolgou com a leitura, devorou num único dia. Para as crianças é normal assistir um desenho ou ler uma história por diversas vezes, o contato com a mesma história não cansa, por esse motivo é uma vantagem e um verdadeiro estímulo tanto para aqueles que já têm o hábito da leitura, como para os que não têm, pois já estarão familiarizados com o enredo, tornando a leitura algo natural.

Foto: Nara Dias/Viagens de Papel

A Coquetel lançou uma revista de passatempos do filme, com atividades diversificadas para a criançada brincar. Combinar os dois é um presentinho que qualquer criança vai adorar!

E vocês, já assistiram o filme? O que acharam?

Sobre o autor
Nara Dias 31 anos (22/12) – São Paulo Pós graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de informática e robótica para crianças de 4 a 11 anos. Também com especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, na Baixada Santista. Seu perfil no Skoob com mais de mil livros lidos, mostra sua paixão pelo gênero infanto-juvenil, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.


Deixe uma resposta

  1. sexta-feira, 13 de outubro de 2017.

    Oi Nara, tudo bom?
    Eu adorei a premissa do quadrinho e agora fiquei morrendo de vontade de ver o filme e adquirir essa edição maravilhosa (sua descrição me comprou). Gosto muito desses estilos de livro, sempre estou comprando mangas e HQs e tenho uma prima quase da idade da sua filha que estou tentando viciar na leitura, comecei empurrando os gibis da turma da Mônica (ela adorou), então acho que ela ia ficar encantada com Zootopia.

    Abraços,
    Camila.

  2. sábado, 14 de outubro de 2017.

    Olá, tudo bem? Nossa, que legal esses livrinhos, acho que nunca tinha visto. Meu irmão vai amar (e eu também, haha). Fiquei bem curiosa, obrigada pela dica!

  3. sábado, 14 de outubro de 2017.

    Minha filha já assistiu tanto esse desenho que sabe todas as falas, até baixou a playlist no spotfy e se ela ver esse livro vai ficar louca.. Adorei saber que tem. Bjus

  4. sábado, 14 de outubro de 2017.

    Olá! Fiquei feliz em ler o post porque assim descobri que esse livrinho existe, eu não sabia! Adorei a trama e acho que vou me apaixonar, amo ilustrações e quadrinhos, isso tudo com alguma conotação mais infantil deve ser muito legal de ler. Fico feliz que sua filhinha gostou, aos poucos vamos trazendo essas criancinhas para o mundo das leituras. Também espero assistir o filme, porque estou há um bom tempo sem ler um.

  5. domingo, 15 de outubro de 2017.

    Oi Nara,
    Adoro desenhos e fomos assistir esse no cinema se não me engano. Achei a história da coelhinha muito fofa e ri horrores com a cena dos “preguiça”, rs. Legal saber que tem um quadrinho sobre ele também com certeza é algo que eu gostaria de comprar para meus filhos (quando os tiver.rs). Bela dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

  6. domingo, 15 de outubro de 2017.

    Olá! Que livrinho lindo! Eu não sou muito fã de quadrinhos e confesso que não tenho mais muita paciência para animações infantis, mas a ideia do livro é ótima. Imagino que seja um grande incentivo para as crianças e uma boa diversão para os adultos que ainda gostam dos filmes Disney.
    Beijos.

  7. segunda-feira, 16 de outubro de 2017.

    Não conhecia o livro e nem sabia do filme, mas amei as ilustrações e a forma de contar a história, vai ser uma ótima pedida para a estante do meu filho, que ainda tem 4 anos, mas já estou me empenhando para deixar ela perfeita para quando ele estiver maior.
    Adorei a dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

  8. terça-feira, 17 de outubro de 2017.

    Olá!
    Que bacana essa tiragem do Zootopia. Lembro que quando assisti o filme me diverti bastante e achei oa personagens muito bem feitos. Bom saber que ainda continua tendo opções para todas as idades em diferentes formas de entretenimento.
    Beijos!

  9. quarta-feira, 18 de outubro de 2017.

    Oi, tudo bem? Ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme, mas acho uma gracinha esses coelhinhos <3 Quero assistir em breve. Achei bem fofa a ideia de uma HQ sobre a história original, hoje tá sendo bem comum oferecer várias plataformas para o mesmo produto e acredito que angaria muita gente interessada. As ilustrações são lindinhas, muito semelhante às imagens gráficas tridimensionais dos cinemas, né?

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: