terça-feira, 5 de setembro de 2017

AVALIAÇÃO: 5/5
EDITORA: ARQUEIRO, CORTESIA
ISBN: 9788580416589
GÊNERO: ROMANCE, FICÇÃO REALISTA, JOVEM ADULTO
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 288
SKOOB

Esse é o segundo livro da autora Nicola Yoon. Eu ainda não li o primeiro, “Tudo sobre todas as coisas“, que foi best-seller na lista do New York Times, mas isso já nos dá uma pista sobre o livro e sobre a autora: a preferência do público, as ótimas citações sobre ele e a expectativa da versão cinematográfica que foi lançada esse ano. Tudo isso do primeiro livro dela… imaginem o segundo!

Fato observável: não tem como não amar a escrita da Nicola Yoon! A poesia explica isso: os dispostos se atraem!

“Carl Sagan afirmou que, se você quiser fazer uma torta de maçã desde o início, precisa primeiro inventar o Universo.” 

O Sol também é uma estrela se passa em um único dia. O dia em que Natasha será deportada com sua família para a Jamaica. O dia em que Daniel terá que largar seus sonhos poéticos para se tornar o médico que o pai deseja que ele seja. E eles se levantaram para seus destinos. A cada passo que dão várias probabilidades se abrem para se tornar uma única história com várias histórias cruzadas.

Natasha decide ir até o advogado tentar desesperadamente que sua deportação seja revogada. Daniel vai para sua entrevista de admissão em Yale. Nesse meio tempo eles se conhecem. Daniel se apaixona de cara, não tem como negar: ele é uma poeta, é um romântico. Para ele, o acaso é uma obra linda do destino e os dois só se conheceram pois terão algo extraordinário. Natasha não acredita no amor: ela é uma garota da ciência, não há crença no acaso e nem destino. Só na ciência. Tudo acabaria nesse ponto, mas Daniel a desafia: ela vai se apaixonar por ele cientificamente. Alerta de spoilers: o Daniel é apaixonante!

O Sol também é uma estrela é separado por capítulos intercalados entre Natasha, Daniel, e várias coisas que passam por eles como outros personagens, lembranças, histórias, teorias, entre tantas outras coisas. Durante o dia, os dois vão se conhecendo e tudo pode dar certo, mas também pode dar em nada. Nas passagens dos capítulos conhecemos mais da família da Natasha, jamaicanos imigrantes nos EUA; e a família do Daniel, coreanos imigrantes nos EUA.

Essa é uma história sobre relacionamentos. Não há só o romance dos protagonistas, que vai tomando forma durante o livro, e nem sempre é sobre relacionamento romântico: é sobre o se relacionar. Lembrando que nossas decisões desencadeiam milhares de possibilidades, mas só uma pode se tornar realidade.

E já que o tema é relacionamentos… família com certeza é um deles. Como foi que as pessoas se tornaram o que são, quais foram suas escolhas, seus antigos desejos e frustrações? Por que as pessoas nem sempre se dão bem, mesmo sendo da mesma família? Talvez algo em suas histórias revele algo sobre seus comportamentos. Na vida nem sempre nos preocupamos em olhar o passado para analisá-lo… estamos tão pressionados no presente que deixamos as coisas passarem. Na vida, às vezes, só faltava dar uma lidinha naquele capítulo intercalado que nem parece que faz parte da história, mas é o que vai ajudar a entendê-la ou complementá-la.

O Sol também é uma estrela é um livro cheio de mensagens lindas. Cheio de amor romântico. Com muitas notações cientificas e poéticas. E lotado de probabilidades: tudo teria sido diferente se…

Romance não é meu gênero literário favorito, mas não consegui parar de soltar vários ‘ows’ durante o livro, torcer pelas escolhas da Natasha e do Daniel e até pela sorte do destino. Um livro que eu recomendo fortemente para todos. <3

Foto: Janaína Rodrigues/Viagens de Papel

Sobre o autor
Janaína Rodrigues
Janaína Rodrigues Uma sonhadora nata, encantada com a magia que pode ser encontrada no mundo real. Super apaixonada por livros, quadrinhos e séries... Hum... fanática por animação e amante entusiástica de manifestações artísticas. Pedagoga, professora de informática, virginiana, Grifinória e, claro, divergente. Mais ou menos por ai...


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook