AVALIAÇÃO: 5/5
EDITORA: VALENTINA, CORTESIA
ISBN: 9788558890472
GÊNERO: HISTÓRIA, NÃO FICÇÃO
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 197
SKOOB

De Galileu a Stephen Hawking em 200 páginas!

A Editora Valentina está lançando a coleção História para quem tem pressa. São livros pequenos, com no máximo 200 páginas, que contam cronologicamente as passagens históricas do assunto em questão.

Eu recebi o livro sobre ciências e tenho que confessar de antemão que foi uma leitura fantástica! Me surpreendeu mesmo! \o/

Primeiro eu pensei: em duzentas páginas não dá para falar de nada, imagine toda a história das descobertas cientificas da humanidade! Para!

Mas foi um adorável engano. Percebi logo que abri o livro: organização. Separado em sete capítulos dos grandes temas da ciência e contado sem enrolação e bastante clareza os subtemas do assunto.

Vou citar o exemplo da “Astronomia“, presente no capítulo 1. Já faz muito sentido esse ser o primeiro capítulo: começa com a fixação do homem pelo céu, mesmo em tempos mais remotos. Passa pelos mapas estrelares 400 a.C, para a visão geocêntrica de Aristóteles; explicações sobre o movimento da Terra, o dia e a noite; e chega em Nicolau Copérnico com o heliocentrismo e a quantidade de defesas cientificas que o heliocentrismo conquistou e foi derrubado pela supremacia católica. E quando o projeto de telescópio foi melhorado por Galileu e expandiu o conhecimento que hoje temos do cosmos. E termina com Stephen Hawking comprovando a teoria dos buracos negros que foi um pesquisa de Chandra na década de 30. O mesmo se dá para os outros temas: “matemática“, “física“, “química“, “biologia“, “medicina” e “geologia“.

São levantados os principais conceitos, os principais pesquisadores e cientistas, a evolução das ideias e até uma mini biografia dos principais nomes.

“Desde simples somas a complexos sistemas de criptografia, o universo está cheio de quebra-cabeças matemáticos – como os números se relacionam, como figuras e corpos geométricos são descritos, qual a melhor maneira de estabelecer padrões. Ao contrário da maioria das ciências, é possível provar que uma teoria é verdadeira ou não, mas uma vez comprovada sua validade, ela jamais poderá ser desmentida ou refutada. Portanto, a história da matemática consiste mais no desenvolvimento de ideias inteiramente novas do que na substituição de velhos modelos.”

É claro que não há como aprofundar teorias ou detalhar as informações, não é o objetivo do livro. Mas se você se interessa pelo assunto, já tem a base para fazer pesquisas.

É possível ler capítulos isoladamente ou na ordem de preferência, pois cada um trata um ramo da ciência desde suas primeiras observações e experimentos até as últimas teorias que foram alcançadas.

A história da ciência para quem tem pressa, indico esse livro para todo mundo, porque esse conhecimento é necessário, porém nem sempre temos tanto tempo para ler sobre. E, se você tem pressa, eis uma obra excelente e resumida.

 

Sobre o autor
Janaína Rodrigues
Janaína Rodrigues Uma sonhadora nata, encantada com a magia que pode ser encontrada no mundo real. Super apaixonada por livros, quadrinhos e séries... Hum... fanática por animação e amante entusiástica de manifestações artísticas. Pedagoga, professora de informática, virginiana, Grifinória e, claro, divergente. Mais ou menos por ai...


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook