sexta-feira, 28 de julho de 2017

Hoje vamos conhecer três livros infantojuvenis da Zit Editora lançados recentemente. Tem como falar mal deles? Impossível! Não me canso de repetir sobre a qualidade editorial de todos os títulos que já recebi deles. Enfim, vamos as nossas dicas:

AVALIAÇÃO: 4/5
EDITORA: ZIT EDITORA, CORTESIA
ISBN: 9788579330841
GÊNERO: POEMA, POESIA, INFANTOJUVENIL
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 40 SKOOB

Jardim de bichinhos, esse título lindíssimo é da carioca e professora de Sala de Leitura do Município do Rio de Janeiro, Sandra Lopes. Ele se destaca pelo tamanho, 24×29 cm, e sua belíssima capa em tons de verde e amarelo. Por dentro, existem grandes orelhas que, quando totalmente abertas, mostram um imensooooo jardim. Já na parte interna, vemos diversos vasinhos, cheinhos de plantinhas. Cada página antes da história tem detalhes encantadores.

Em meio a folhas, plantas, árvores e muitos bichinhos presentes corriqueiramente em jardins, vemos belíssimas ilustrações com “zilhões” de letrinhas mescladas aos desenhos, como letras saídas de uma máquina de datilografia. O que mais me admirou no trabalho da paulistana Camila Carrossine foi sem dúvida a história que as imagens contam e que não estão reproduzidas em palavras, como se fossem dois livros em um.

O livro nos apresenta 14 poemas, iniciando com “No Jardim“, em seguida,  os títulos ganham o nome de cada bichinho do jardim, que é destacado por um poema especial: “Formiga“, “Cigarra“, “Minhoca“, “Caracol“, “Grilo“, “Joaninhas“, “Aranha“, “Libélula“, “Beija-flor“, “Borboleta” e “Louva-deus“. O poema final mostra o “Bicho poeta“. Todo o texto está em fonte de máquina de escrever, ficou bem diferente e combinou com todo o visual.

Através das ilustrações, deduzimos que dois irmãozinhos vão passar talvez um final de semana com o avô, e a partir daí desvendam o mundo que existe dentro de seu jardim. Após todo um dia inteiro de descobertas, ao final as crianças brincam felizes, já é noite, enquanto que o bicho poeta, ou seja, o avô, está sentado na máquina de escrever terminando os poemas. Perfeito! Super recomendado!


AVALIAÇÃO: 4/5
EDITORA: ZIT EDITORA, CORTESIA
ISBN: 9788579331138
GÊNERO: POESIA, INFANTOJUVENIL
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 40 SKOOB

“Um mundo de infinitas possibilidades.
Todos são únicos, cada um é vários.
Bem-vindos à festa do compartilhar.
Transforme-se, carnavalize-se, multiplique-se.
Mundo variado. Mundo múltiplo. Multimundo.”

Multimundo fala sobre as diferenças! Estamos cheios de livros sobre essa temática, não é? Sim, e quanto mais melhor, assim é possível incentivar ainda mais o ensino sobre a pluralidade de nosso mundo, de infinitas possibilidades aos nossos pequenos leitores.

A ideia do livro foi do carioca Gabriel Geluda, e seu amigo, o argentino Pitucardi, ficou com as ilustrações.

As letras em caixa alta e fonte grande, ficam em frases curtíssimas a maior parte das vezes no final da página. Lado direito e esquerdo mostram opostos em jeitos divertidos e inusitados, e mesclados com a poesia do texto de Geluda deixam o livro bem completo.

A parte final do livro me surpreendeu, mostrou que, apesar de todas as diferenças, existem coisas que todos podem fazer juntos.

 


AVALIAÇÃO: 4/5
EDITORA: ZIT EDITORA, CORTESIA
ISBN: 9788579331145
GÊNERO: LIVRO-IMAGEM, INFANTOJUVENIL
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 32 SKOOB

Recentemente fiz uma postagem sobre livros-imagem >> confira <<, curto as sensações distintas que cada pessoa sente e as ideias que cada um é capaz de pensar ao folhear um livro deste gênero.

Os estranhos sonhos de Allan foi uma exceção, porque inicialmente recebi o livro com certo descontentamento, talvez o fato de nunca ter criado em meus sonhos algo tão irreal quanto o de Allan, mas ao mesmo tempo, a beleza desse imaginário, a partir das ilustrações do carioca Luiz Silva, atraíram minha atenção, todas em preto, branco, cinza e vermelho. Uma combinação de cores bem apelativa.

Num segundo momento, olhei com mais atenção e me apaixonei pela forma como o artista apresentou seu personagem. Ao meu ver, depois de Allan passar o dia pescando com o pai, o garoto dorme e sonha, mergulhando num mundo de seres inimagináveis, ilustrados com muitos detalhes. Um título que recomendo que folheiem e tirem suas próprias impressões, livros assim são únicos e ricos por sua própria definição.

Sobre o autor
Nara Dias 31 anos (22/12) – São Paulo Pós graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de informática e robótica para crianças de 4 a 11 anos. Também com especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, na Baixada Santista. Seu perfil no Skoob com mais de mil livros lidos, mostra sua paixão pelo gênero infanto-juvenil, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. domingo, 30 de julho de 2017.

    Olá, tudo bem? Achei encantadora a sinopse dos três livros. Até hoje me lembro do primeiro livro que li para a escolinha. É algo marcante na vida de uma criança. 🙂 um beijo!

  2. segunda-feira, 31 de julho de 2017.

    Oiii Nara tudo bem?
    Que amorzinho de livros menina, eu fiquei apaixonada pelas dicas e principalmente os sonhos de allan, quero muito ler e saber a sua opinião, é uma fofura esses lançamentos.
    Beijinhos

  3. terça-feira, 1 de agosto de 2017.

    Oi Nara, não conheço a editora, mas achei os lançamentos umas fofuras! Pena que meus filhos não estão mais ligados neste tipo de livro por conta da idade, mesmo assim, vou repassar estas dicas.
    Bjs, Rose

  4. quinta-feira, 3 de agosto de 2017.

    Oi, Nara 🙂
    Desconhecia a editora. Consequentemente, desconhecia os livros.
    Dos apresentados fiquei muito tentado a lê-lo com os olhos foi o OS ESTRANHOS SONHOS DE ALLAN. Só pelas imagens vejo que a editora tem todo um cuidado em mesclar o que os autores criaram com as imagens dos ilustradores. De certeza eu daria para o meu filho futuro ler algo da editora.
    Obrigado por me apresentar aos títulos delas e ver que tem mais um lugar tentando sobreviver a esse mercado editorial acirrado.
    Bjs.

  5. quinta-feira, 3 de agosto de 2017.

    Olá!
    Eu gosto muito de livros infantis, e gostei bastante das suas dicas, vou procurar alguns para a minha irmã!!
    Beijos

    https://a-lilianaraquel.blogspot.com

Comentários no Facebook