AVALIAÇÃO: 4/5
EDITORA: INTRÍNSECA, CORTESIA
ISBN: 9788580579727
GÊNERO: CONTOS, ROMANCE
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 240
SKOOB

Quem já teve a oportunidade de ler algo da autora Jojo Moyes, sabe que ela constrói romances emocionantes, que sempre apresentam histórias bonitas, capazes de arrancar muitas lágrimas. Um dos exemplos é “Como eu era antes de você“, que virou filme no ano passado. O novo lançamento da autora no Brasil é Paris para um e outros contos, publicado pela Editora Intrínseca. Aqui, é possível conhecer um outro lado da autora, já que a obra traz alguns contos publicados por ela.

O título do livro é o mesmo do primeiro conto, que é, sem dúvidas, o principal. São cerca de cem páginas para essa história, que envolve e deixa a gente roendo as unhas e torcendo pela protagonista Nell. A jovem planeja há meses um fim de semana romântico com o namorado em Paris, mas quando chega no dia, ele dá para trás. Ela acaba viajando e só descobre que ele não vai mais quando já está na cidade desconhecida, enfrentando todos os seus medos e inseguranças de se ver sozinha em uma situação como essa.

Assim, Nell precisa refletir sobre como deve agir frente à essa situação. Se volta para casa ou aproveita o momento, deixando de lado todos os seus receios. A partir do momento em que toma a decisão, Nell se abre para um mundo completamente novo, descobrindo a cidade das luzes e redescobrindo a si mesma. Por ser o conto mais desenvolvido do livro, foi o meu favorito. Ele traz diversos elementos, como a viagem para Paris, romance, uma jornada de autodescobrimento, valores da amizade, entre outros, tudo isso com uma narrativa leve, deliciosa. Claro que após tantos obstáculos, Nell tem seu final feliz.

Quando parti para os outros contos, fiquei um pouco decepcionada, pois só o primeiro e o último se passam em Paris, e quando iniciei a leitura achei que todas as histórias tivessem relação com a cidade. Ainda assim, foi interessante descobrir esse outro lado da autora. Os outros contos do livro são bem curtinhos, com cerca de quatro páginas cada, e apresentam um lado “mais real” da vida, em que nem tudo dá certo o tempo todo, nem tudo sai conforme o esperado.

As outras histórias falam sobre um assalto a uma joalheria, uma mulher casada que reencontra um antigo amor, uma moça fazendo suas compras de Natal, uma mulher que troca de sapatos com outra pessoa na academia e vê sua vida virar do avesso, uma mãe que se apaixona por um casaco de inverno, entre outros. O conto final é um pouco mais longo e retorna à Paris, misturando presente e passado e contando a história de dois casais em sua lua de mel na cidade.

No total, são dez contos que apresentam um pouco da nossa realidade e do cotidiano das pessoas. Algumas situações são completamente inusitadas e até difíceis de imaginar que realmente aconteçam, mas mesmo assim valem a leitura. Jojo Moyes escreve muito bem e mesmo nas histórias mais curtas consegue envolver o leitor, cativando pelas suas palavras e pelos personagens criados. Para quem gosta de contos ou é fã da autora, é uma ótima opção.

Sobre o autor
Camila Tebet
Camila Tebet Camila Tebet, 24 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook