AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: PARALELA, CORTESIA ISBN: 9788584390342 GÊNERO: AUTOBIOGRAFIA, NÃO FICÇÃO PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 112 SKOOB

Kéfera ganhou as mídias e um espaço grandioso nos últimos anos com seu canal no YouTube 5inco Minutos, tornando-se para muitos símbolo e exemplo a ser seguido. Nos vídeos, Kéfera conta sobre seu cotidiano, trazendo situações engraçadas pelas quais passou, além de dicas e conselhos acerca de assuntos variados, como amizades e relacionamentos. Em 2015, a youtuber lançou “Muito mais que cinco minutos“, que traz o material dos vídeos, mas de maneira escrita. Depois do best-seller que se tornou, vendendo milhões de cópias, a curitibana volta com Tá gravando. E agora?, seu segundo livro.

Ao contrário do primeiro, mas podendo também ser visto como uma continuação, Kéfera dá nesse livro uma série de dicas e conselhos para quem gostaria de ter um canal no youtube. Ela afirma não ter uma fórmula correta, mas há indícios que poderiam induzir a algo. Dentre eles, fazer o que gosta, mapear um determinado público e estar preparado para as críticas que poderiam vir. Além disso, não fazer um canal esperando a fama, mas sim por gostar do que faz. Nesse sentido, buscar uma identidade única, que o torne diferente de outros youtubers.

Com uma linguagem tranquila e fácil, Tá gravando. E agora? pode ser lido em poucas horas. Já tinha ouvido falar da Kéfera, mas nunca parei para assistir algum de seus vídeos. Confesso que, quando li o livro, fui correndo para o YouTube conhecer mais sobre seu trabalho. Admito que é possível dar umas boas gargalhadas. O livro também tem a mesma sintonia. Com cerca de 100 páginas e bem interativo, em questões físicas e editoriais, é entremeado por dicas da Kéfera, um pouco da história do canal em si, mas também depoimentos daqueles que o acompanham e que de certa maneira se sentiram tocados pelo conteúdo.

Além disso, lendo as dicas da youtuber, ressurgiu a vontade de criar um canal de conteúdo sobre literatura. As dicas não são nada revolucionárias (ex: como conseguir um canal de sucesso em 10 dias), mas a maneira com que ela coloca torna-se divertida e algo prazeroso. E ela deixa claro isso. Afirma a dificuldade de se chegar aonde chegou, e que o caminho é árduo. Além dos elogios que recebe, Kéfera comenta sobre as críticas que recebeu, os xingamentos ou algo do tipo. Isso, ao meu ver, se tornou um ponto positivo, pois mostra os dois lados de uma mesma moeda.

Terminei o livro com um sorriso no rosto e me tornando um fã da Kéfera. Vou passar a acompanhar o canal dela com mais frequência e procurar ler o primeiro livro dela. Para quem gosta desse tipo de literatura, que vem surgindo nos últimos anos, esse é uma boa pedida!

Sobre o autor
Lucas Kammer Orsi
Lucas Kammer Orsi

Estudante de História. Vê nos livros uma maneira de fugir da realidade e encontrar um pouco de aconchego do cotidiano tão corrido. Potterhead, se emociona fácil com romances, mas não deixa de lado um bom suspense, de viver uma aventura e dá gargalhadas com um chick-lit. Está sempre com suas séries atrasadas, mas isso não o impede de sempre começar mais uma. Amante da música pop, é grande fã de Taylor Swift.



Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: