AVALIAÇÃO: 4/5 EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS, CORTESIA ISBN: 9788535928303 GÊNERO: NÃO FICÇÃO PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 336 SKOOB

O organizador de “Cartas Extraordinárias”, Shaun Usher, continuou seu belo trabalho fazendo o seu segundo livro, intitulado Listas Extraordinárias.  Assim como no primeiro livro, a edição da Companhia das Letras está belíssima e com um lindo projeto gráfico e acabamento.

Neste livro, Usher traz 125 listas de diversos assuntos, escritas em diversos períodos da história mundial, aliás, algumas delas até podemos dizer que foram co-participantes de grandes eventos que aconteceram.

O organizador afirma na apresentação do livro que “desde que nós, humanos, começamos a andar pela Terra, não paramos de criar listas de todos os tipos, com a certeza de que todas as coisas estão constantemente organizadas, priorizadas, classificadas e atualizadas até o fim dos nossos dias”. Ele também enumera alguns motivos pelos quais as pessoas organizam-se em listas.

Escolhi cinco listas que gostei mais para falar um pouco sobre. A primeira foi da Disney, do ano de 1934, trazendo o nome de cinquenta anões que mais tarde seriam utilizados na famosa história da Branca de Neve e os Sete Anões. Os nomes Dengoso, Zangado, Feliz, Soneca e Atchim saíram dessa lista.

 

A segunda que mais me chamou atenção foi publicada em 1830 pela The Ladies’ Pocket Magazine, dando conselho às moças daquela época. A lista era voltada às mulheres da época georgiana. Outra lista de destaque foi escrita por Edna Woolman Chase, editora-chefe da Vogue em 1914. Ela escreveu, quase 40 anos mais tarde, sua biografia e montou uma lista com 13 conselhos para uma mulher se tornar elegante.

A quarta que devo mencionar foi escrita por Francis Ford Coppola em 1970, sobre alguns atores que poderiam estar no filme O Poderoso Chefão. E a última, porém não menos importante, foi escrita por Kurt Cobain, mostrando algumas coisas que iria precisar para gravar o videoclipe “Smells Like Teen Spirit”, que se encontra no álbum Nevermind, que os colocou como ícones no mundo musical, tornando a banda uma das mais influentes de sua geração.

Além das listas mencionadas, existem outras maravilhosas, cada uma com sua particularidade. O autor apresenta listas escritas pelas mais variadas pessoas, inclusive pessoas que se tornaram famosas pelos seus feitos, e faz com que o leitor observe o poder de cada lista, mostrando de que forma cada uma delas contribuiu e promoveu transformações. O livro traz listas de pessoas como Albert Einstein, Charles Darwin, Galileu Galilei, Marylin Monroe, Pablo Picasso, entre outros.

Para curiosos, como eu, o livro é uma ótima pedida. É muito legal acompanhar as listas compiladas e a forma como cada um organizava seus pensamentos. Entretanto, apesar da ótima ideia, Listas Extraordinárias não possui a mesma força que seu antecessor, onde as cartas traziam e contextualizavam histórias muitas vezes inesquecíveis. Ainda assim, é uma edição muito bonita, que vale a pena ser conferida.

Sobre o autor
Stephany Guebur Stephany Guebur, 21 anos (05/01) – Paraná Jornalista. Começou a ler no ensino fundamental, porque quanto mais livros apresentava, mais ganhava pontos na média. A partir daí, descobriu que ler é maravilhoso e que podemos viajar sem sair do lugar. Apesar de ter dado uma parada entre o ensino médio e a faculdade, sempre lia um livro aqui, outro ali. Entre seus livros favoritos estão a série "O Diário da Princesa", "Na Natureza Selvagem", e os de Monteiro Lobato, com os quais entrou no mundo da literatura, como muitas outras crianças. Além disso, é apaixonada por séries e viagens.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook