sábado, 11 de Março de 2017

AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS, CORTESIA ISBN: 9788535928358 GÊNERO: THRILLER, SUSPENSE PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 360 SKOOB

Raphael Montes é um autor brasileiro que há muito tempo queria conhecer. Já ouvi inúmeros comentários positivos acerca de seu trabalho, além de suas sinopses sempre me chamarem a atenção. Jantar secreto é seu último lançamento. Publicado pela editora Companhia das Letras, apresenta uma trama um tanto diferente de tudo já publicado até então. Quando surgiu a oportunidade de solicitá-lo, não pensei duas vezes.

Quatro amigos saem do interior do Paraná para o Rio de Janeiro com o intuito de buscar uma vida melhor. Miguel, Dante, Leitão e Hugo passam no vestibular em seus respectivos cursos e esperam ter perspectiva de um futuro promissor. Os anos passam, os jovens terminam seus cursos, mas nada é como o esperado. Após o final dele, alguns desempregados enquanto que outros sem saberem o que fazer, tomam uma decisão arriscada, que acaba se tornando algo frutífero. Eles oferecem em um site que disponibiliza jantares exóticos a oportunidade de pessoas poderem comer carne humana. Logo a ideia se alastra e o primeiro jantar é marcado. A princípio, o que era para ser uma única experiência se torna recorrente e os jovens acabam se vendo em uma teia de conspiração, perigo, mortes sem fim.

Digo de primeira que a narrativa do autor é extremamente fluida. A proposta dele é única e intrigante, o que deixa o leitor desde o início com uma pulga atrás da orelha. Confesso que fiquei um pouco receoso ao começar a leitura logo após eu ter assistido alguns episódios de Santa Clarita Diet, série do Netflix, que tem algumas semelhanças com esse enredo e me deixado um pouco enojado. No entanto, o foco de Raphael é outro e um tanto melhor. Eu tinha uma dimensão de como seria a história. Quando conheci os personagens e o ambiente, me deparei com outra totalmente diferente e surpreendente. Os caminhos iniciais do autor seduzem o leitor e o prepara para, pode-se dizer, o prato principal.

Jantar secreto foi o tipo de livro que não tinha noção de onde terminaria. O autor cria cenas um tanto bizarras, principalmente em relação ao foco principal de toda a história, que seria comer carne humana, mas ao mesmo tempo em que fazem sentido se pararem para pensar um pouco. Há certa veracidade e um quê de reflexão na maneira com que Raphael coloca seus personagens diante das situações. Falando neles, os protagonistas merecem destaque, pela complexidade que são construídos. Não são mocinhos bonzinhos, conforme estamos acostumados em ficção, mas pessoas sujeitas a erros e acertos, o que os torna verdadeiramente humanos.  Quem assume a narrativa é Dante, mas tem pequenos momentos que podemos conhecer os outros.

Raphael Montes cria uma trama viciante igual a andar de montanha-russa. Você é levado a caminhos inesperados e surpreendentes e só consegue parar quando chega ao final. E mesmo assim você ainda fica assoberbado após o término. Uma dica para quem for ler é não se prender a algum personagem ou algo do tipo, porque você nunca sabe o que pode acontecer. Há cenas pesadas que se fossem feitas para um filme não saberia se teria estômago para tanto. Mas por outro lado, o autor cria um clima que torna tais cenas apenas um adendo para o que ele se propõe a fazer. Li o livro em praticamente uma tarde, de tão empolgado que fiquei. O final é realmente surpreendente, o que me fez pensar em tudo que acontecera anteriormente, tornando o livro mais fantástico e brilhante. Raphael Montes se tornou um queridinho logo de primeira, tornando maior a curiosidade para ler outros livros dele, o que pretendo fazer em breve.

Sobre o autor
Lucas Kammer Orsi
Lucas Kammer Orsi

Estudante de História. Vê nos livros uma maneira de fugir da realidade e encontrar um pouco de aconchego do cotidiano tão corrido. Potterhead, se emociona fácil com romances, mas não deixa de lado um bom suspense, de viver uma aventura e dá gargalhadas com um chick-lit. Está sempre com suas séries atrasadas, mas isso não o impede de sempre começar mais uma. Amante da música pop, é grande fã de Taylor Swift.



Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: