AVALIAÇÃO: 3,5/5
EDITORA: ROCCO JOVENS LEITORES, CORTESIA
ISBN: 9788579803284
GÊNERO: DISTOPIA, FICÇÃO CIENTÍFICA, JOVEM ADULTO
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 480
SKOOB

Em Crave a marca, novo livro da aclamada Veronica Roth, conhecemos um universo distópico totalmente fantástico. Neste universo criado por Roth, cada personagem é dotado de um dom especial, uma habilidade única e extraordinária, dado pela Corrente, uma espécie de força que rege esse universo. Nele temos duas nações, os Thuvhe e os Shotet que possuem uma espécie de conflito entre si e estão na iminência de uma guerra.

Cada nação tem seus oráculos, responsáveis por prever o futuro e a fortuna de cada cidadão. Akos pertence à nação Thuvhe  e é filho de um oráculo. Eles viviam uma vida simples até que o tirando Ryzek, determinado a mudar sua fortuna, sequestra Akos e seu irmão para servir na nação Shotet. Lá, Akos servirá Cyra, irmã de Ryzek, que possui um dom de afligir dor a qualquer um que a toque e que acaba sendo muito solitária. Por essa razão, os dois acabam ultrapassando as barreiras entre as nações e formam uma amizade única. Ryzek, querendo alterar sua fortuna e se tornar o soberano de Shotet, se aproveita dessa relação para realizar seus planos.

É inegável que Roth inovou bastante criando esse universo meio fantástico meio ficção científica. Ela se utilizou de elementos extremamente interessantes e soube conectá-los muito bem na trama. Nações em guerra, uma parte mística relacionada à Corrente e os dons que ela distribui, certo mistério na trama, um pouco de drama e até um toque de romance. Tudo isso poderia funcionar muito bem, e de certa maneira até criou um universo interessante, mas que, a meu ver, não foi muito bem explorado e apresentado pela autora.

Talvez, por serem muitos elementos novos, um universo muito diferente, acabou sendo uma carga muito grande de informações para a autora nos apresentar, o que a levou a ser bem detalhista nas suas explicações e a consequência foi uma narrativa lenta (ao menos até a metade ou um pouco mais) e uma leitura um pouco confusa. Eu mesma, só consegui me conectar realmente a história lá pela metade, quando os acontecimentos começam a cativar o leitor.

Por outro lado, a trama e o desenvolvimento dos personagens foram muito bem elaborados. Os personagens são profundos, complexos, e extremamente cativantes. Com a narrativa alternada entre Cyra e Akos, a autora conseguiu fazer com que nos sentíssemos próximos a eles, a ponto de torcer por um final a favor deles. É interessante também que eu senti certa evolução deles durante a leitura, o que é sempre um ponto positivo. Outra coisa a se destacar, que eu sempre noto nos livros, é o envolvimento dos personagens secundários. Aqui eles não são meros figurantes, cada um tem seu espaço e sua devida importância, participando ativamente da história.

O final do livro é o mais interessante, onde temos um pouco mais de aventura, e algumas revelações surpreendentes, ainda que eu tenha me frustrado pelas pontas soltas deixadas para os próximos livros.

De um modo geral, Crave a marca apresenta uma história interessante, com bastante potencial, personagens cativantes e um universo bem estruturado, ainda que mal aproveitado. Apesar de ter sido uma leitura bastante lenta, acredito que nos próximos livros isso vá se resolver, já que o universo nos é apresentado neste primeiro volume, e para os próximos só resta a ação e o desenvolvimento da trama. Estou bem curiosa e esperançosa que o próximo volume seja melhor.

Sobre o autor
Larissa Gaigher Larissa Gaigher, 19 anos (12/06) – Rio de Janeiro Estudante de administração e química, leitora ávida e blogueira por paixão. Embarcou no mundo da literatura quando tinha 10 anos e nunca mais saiu de lá. Apaixonada também por música, séries e filmes. É uma geminiana típica, sempre faz muitas coisas ao mesmo tempo e muda de ideia várias vezes, tanto que não consegue definir um gênero favorito. Carioca da gema, tem 19 anos, adora uma boa praia, muita comida e diversão.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: