domingo, 26 de fevereiro de 2017

AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: ROCCO, CORTESIA ISBN: 9788532529893 GÊNERO: ROMANCE PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 160 SKOOB

A vida de Maria e Arthur, dois encantadores jovens, se cruza em Paris. O pano de fundo dessa linda história é o movimento Maio de 68, que ocorreu na França quando os estudantes protestaram pedindo reformas educacionais. Ao mesmo tempo, no Brasil, ocorre a ditadura militar. Ambos foram exilados em um país que não lhes pertencia.

Maria estuda filosofia em uma das mais conceituadas universidades do mundo, Sorbonne, e trabalha em uma bilheteria de cinema. Quando sobra algum tempo, ela gosta de sentar em um X que marcou no assoalho no apartamento onde mora. Ali, sonha além das paredes e muros da cidade.

Já Arthur sobrevive como artista de rua e escreve poesias. Ambos enfrentarão ao lados de outros amigos grandes conflitos e reviravoltas já que tentam manter uma força de resistência contra a ditadura no Brasil, mesmo estando muito longe. No entanto, Maria esconde um grande segredo de seu amor e dos amigos, algo que pode acabar com a relação que há entre eles.

A escrita delicada de Luciana Hidalgo encanta por tamanha sensibilidade. Ela expõe a realidade dos exilados sem medo, explorando um tema histórico de cunho social que abalou o Brasil e a França durante o mesmo período. Além, é claro, de tentar caracterizar o sentimento de repulsa e raiva de todos os que passaram por essa época, e se uniram na luta contra tudo aquilo que não achavam certo.

Rio-Paris-Rio é uma linda história que também remete a dificuldade de estrangeiros morarem em Paris durante o Maio de 68. Com temas maravilhosamente explorados a autora nos impressiona com uma leitura agradável e com um prazeroso enredo. Me fez pensar em como eu viveria naqueles anos difíceis. Não deixe de se emocionar com essa narrativa.

Sobre o autor
Kamila Renata Brito
Kamila Renata Brito


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: