Avaliação: 4/5
Editora: Biblioteca Azul, Cortesia
ISBN: 9788525062291
Gênero: Romance, Clássico
Publicação: 2016
Páginas: 112
Skoob

O livro pode até ser curto, mas a história criada por Adolfo Bioy Casares em A invenção de Morel é surpreendente e revela o quanto o ser humano é complexo e pode se perder em sua própria solidão e fantasmas internos.

Lançado pela Biblioteca Azul, o livro de Adolfo Bioy Casares conta a história de um cidadão venezuelano que se isola em uma ilha deserta, que dizem estar infectada por uma doença mortal, para fugir de uma condenação à prisão. Depois de um tempo de exílio, aparecem na ilha algumas pessoas que ele não sabe se são reais ou se são fantasmas do museu abandonado da ilha.

Quanto mais tempo passa a observar os visitantes, o protagonista cria relações com essas pessoas distantes, chegando até mesmo a nutrir uma verdadeira paixão. Assim, ele não consegue entender se o que está se passando realmente acontece ou se é apenas ilusão.

Cercada por mistérios e por elementos fantásticos, a história se desenrola de forma que tudo se encaixa perfeitamente no final. Prende a atenção e provoca a reflexão sobre até que ponto a realidade se confunde com a imaginação e o quanto a solidão é capaz de transformar a vida de uma pessoa.

Foto: Camila Tebets/Viagens de Papel

A trama é pensada de forma que cada elemento se complementa. Entretanto, a narrativa e a forma como é conduzida é um tanto confusa, de difícil absorção. É o tipo de livro que pede uma releitura e que trará novas percepções a cada vez. A história vai ganhando força aos poucos e traz alta carga dramática e psicológica, o que pede atenção absoluta do leitor e torna o livro ainda mais interessante.

Sobre o autor
Camila Tebet Camila Tebet, 22 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Lê de tudo um pouco, mas os gêneros de que mais gosta são os romances românticos e chick-lit. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: