Avaliação: 4/5
Editora: Galera Record, Cortesia
ISBN: 9788501107640
Gênero: Guia, Não Ficção
Publicação: 2016
Páginas: 168
Skoob

(Estilo, inspiração e beleza)

Lia Camargo (Just Lia) e Melina Souza (Serendipity) são blogueiras que por vezes eu acompanho. A Melina, por ser da minha cidade (Curitiba) e sempre trazer dicas bacanas e fotos maravilhosas em seus posts! Quanto à Lia, sempre fico encantada com seus gatinhos e também adoro os posts de inspiração em seu blog, principalmente aqueles que mostram como vestir determinada peça (já me ajudaram bastante). Agora, elas lançaram um livro juntas e eu tive a oportunidade de ler para resenhar para vocês! =)

O guia para ser você mesma traz diversas dicas bacanas, a respeito de variados assuntos: empoderamento feminino, viagens, culinária, moda e estilo, dicas úteis para o dia a dia, entre outros. Dividido em seis partes, os textos são curtinhos e não trazem muito aprofundamento, mas dão uma base legal para quem quer conhecer determinado assunto e sempre instigam o leitor a querer saber mais sobre aquilo. Como em seus blogs, elas escrevem com leveza e as páginas são recheadas de fotos e ilustrações. Muitas delas foram utilizadas também nos blogs.

Outro ponto super bacana do livro é que ele contém partes bem interativas, para que o leitor também possa se sentir por dentro e dar a sua contribuição. A primeira parte do livro, “Moças do século XXI”, é como se fosse uma introdução e fala um pouco sobre as mudanças que as mulheres têm passado com o tempo, além de trazer dicas super simples de beleza. Em seguida, em “Inspira”, elas falam sobre mulheres inspiradoras que ajudaram a transformar nossa sociedade, trazendo contribuições importantíssimas. Como exemplo, temos a atriz Audrey Hepburn,  a autora Chimamanda Ngozi Adichie e a cientista Hedy Lamarr.

FOTO: CAMILA TEBET / VIAGENS DE PAPEL

Na terceira parte, “Moda, beleza, pesos e medidas”, Lia e Melina falam sobre os padrões distorcidos de beleza, impostos pela sociedade, e destacam que o corpo perfeito é o seu! Aqui, além de falar sobre estilo, elas trazem importantes discussões sobre transtornos alimentares e dicas para uma ótima alimentação. Em “DIY e outras dicas”, a quarta parte, elas falam sobre decoração, tutoriais e organização, além de trazer receitinhas de comidas muito apetitosas, como Red Velvet Whoopie Pie, Trufas de Chocolate, entre outras. Aqui, há a famosa receita do Chocolate Quente da Melina. Há alguns anos tentei fazer em casa e ficou delicioso, ótimo para os dias frios! Outra receitinha super chamou minha atenção: Butter Beer. Como fã assumida de Harry Potter, estou louca para testar.

FOTO: CAMILA TEBET / VIAGENS DE PAPEL

A quinta parte, “Viajando”, é uma das mais legais do livro. Aqui, elas falam sobre como fazer a mala para a viagem, a importância da fotografia e compartilham listas de lugares que já visitaram e gostaram, como Londres (dez pubs), Paris (dez comidinhas), Nova York (dez fotos), Tóquio (dez comprinhas) e Disney (dez fofuras). Para quem não quer ir muito longe, há também dicas do Rio (dez carioquices) e São Paulo (dez lugares). Só senti falta de uma listinha para Curitiba também. Como a Mel é daqui, acho que ficaria muito legal.

Por fim, há uma parte dedicada apenas a “Listas”. Aqui, elas falam de séries, livros, filmes, músicas, entre outros. Há também um espaço para o leitor fazer suas próprias listinhas, compartilhando os produtos culturais favoritos.

Apesar de ter um conteúdo simples, o livro da Lia e da Mel é uma delícia de ler, com uma diagramação e ilustrações muito fofas. É o tipo de leitura bem rápida, descontraída e bem divertida. O projeto gráfico está lindo, com a cara delas, que também capricham muito em seus blogs. Se você também gosta de estilo, inspiração e beleza, não pode deixar de conferir.

FOTO: CAMILA TEBET / VIAGENS DE PAPEL

Sobre o autor
Camila Tebet
Camila Tebet Camila Tebet, 24 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: