Foi bastante emocionante receber o convite para o lançamento do livro “Osório e Onofre: os iguais diferentes”, da educadora Márcia Claro. Tive a oportunidade de trabalhar durante dois anos com a Márcia e ela é uma pessoa fantástica, uma verdadeira sonhadora que tenta abraçar o mundo e que respira educação.

Foto: Nara Dias / Viagens de Papel

“Hoje é um dia muito especial, o lançamento do meu livro em Santos. Encontro para que conheçam os sapatos que destacam um dos assuntos mais importantes na atualidade: Diversidade.”

Uma apresentação marcou a abertura do evento, abrilhantando os pés da bailarina tivemos os protagonistas do livro, os personagens Osório e Onofre.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante todo o coquetel, ao fundo foi possível ouvir uma música retrô que marcou o ♪ ♫ ♩ “PLOC PLOC ♪ ♫ ♩ típico dos sapatos. Sem contar o momento do autógrafo, guardarei para sempre as lindas palavras de carinho da querida Márcia e seus inesquecíveis carimbos do Osório e Onofre…

♪ ♫ ♩ ♫ ♭ ♪ ♯ ♬ ♮ ♫ ♩ ♫ ♭ ♪ ♯ ♬ ♮ ♬

│▌▌▌│▌▌│▌▌▌│▌▌│ ▌▌▌│▌▌│▌▌▌│▌▌│▌
└└└└└└└└└└└└└└ └└└└└└└└└└└└└└└

FOTO: NARA DIAS / VIAGENS DE PAPEL

Sem mencionar que foi maravilhoso rever algumas das minhas amigas.

Desejo todo o sucesso e os parabéns à Márcia e que venham mais livros!


RESENHA


AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: ZIT EDITORA, CORTESIA ISBN:9788579331053 GÊNERO: INFANTOJUVENIL, HQ, COMÉDIA PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 32 SKOOB

AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: JAGUATIRICA ISBN:9788556620507 GÊNERO: INFANTOJUVENIL PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 32 SKOOB

O livro chama à atenção por ser grande, 26×26, sem falar no colorido, a capa amarela está linda e o título é inusitado.

A história começa apresentando os sapatos Osório e Onofre, que são pares, porém nunca serão iguais, e é essa a diferença que percebemos nas coisas e pessoas quando são aparentemente iguais, mas tão diferentes nos gostos e personalidades.

“Osório é o sapato do pé esquerdo. Tímido, passo mais lento e tranquilo. Pensador e observador por onde passa. Verdadeiro pé no chão.”

“Onofre é o sapato do pé direito. Na aparência, igual ao Osório, porém bem agitado.”

Quando pensamos que o livro não vai passar de conceitos, somos surpreendidos com a narrativa da história do par de sapatos, desde sua fabricação, encaixotamento e ida à loja de calçados de um shopping, onde são separados temporariamente até a compra.

Ao chegarem no closet de um grande empresário, conhecem um par de sandálias de festa, Marilda e Mariana. Porém, logo ficam decepcionados, já que por serem sapatos especiais, dificilmente serão usados. É interessante o modo como esse e alguns acontecimentos frustam os irmãos, obrigando-os a lidar com tudo isso com criatividade, que é exatamente o que acontece conosco no cotidiano.

“A revolução dos sapatos não passava de um sonho do Onofre, ou melhor, pesadelo. Mais uma vez, a realidade devia ser aceita, sapatos de festa só saem nas comemorações.”

As ilustrações feitas pela carioca Fran Junqueira completam perfeitamente o texto da escritora e educadora Márcia Claro. O livro está bem colorido, cheio de colagens que às vezes misturam imagens reais, além de alguns balões de diálogos. O final é bem fofinho!

Recomendo a leitura e finalizo transcrevendo as palavras da autora:

Aceitando as diversidades e desejos de cada um, a felicidade está ao alcance de todos por caminhos desiguais, porém igualmente empolgantes e desafiadores.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conheça o site da autora Márcia Claro e da ilustradora Fran Junqueira.


Sobre o autor
Nara Dias

31 anos (22/12) – São Paulo

Pós graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de informática e robótica para crianças de 4 a 11 anos. Também com especialização em Libras – Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, na Baixada Santista. Seu perfil no Skoob com mais de 1200 livros lidos, mostra sua paixão pelo gênero infanto-juvenil, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.



Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: