Avaliação: 5/5 Editora: Arqueiro, Cortesia ISBN: 9788580415933 Gênero: Romance Publicação: 2016 Páginas: 512 Skoob

Avaliação: 5/5
Editora: Arqueiro, Cortesia
ISBN: 9788580415933
Gênero: Romance, Romance de época
Publicação: 2016
Páginas: 512
Skoob

Quem gosta do gênero romance, não pode deixar de ler a autora Lucinda Riley. Ela tem o dom de construir histórias maravilhosas, misturando presente e passado e entrelaçando caminhos. Seus livros geralmente possuem bastante páginas, mas a leitura flui tão bem que em poucos dias você termina e ainda fica pedindo por mais, de tanto que os personagens cativam e a história é envolvente. Ainda não li tantas de suas obras, mas sou completamente apaixonada pela série As sete irmãs. Em cada livro, a autora conta a história de uma das irmãs, que foram adotadas por Pa Salt e cada uma recebeu o nome de uma plêiade.

Logo no início de cada livro, a autora mostra como cada uma recebe a notícia da morte do pai. Como uma despedida, ele deixa uma carta para cada filha dando pistas de suas origens e as coordenadas de onde foram adotadas. No primeiro livro, conhecemos a história de Maia, que foi até o Rio de Janeiro em busca de seus antepassados. No segundo, somos apresentados a Ally, que foi levada até a Noruega. Agora, em A irmã da sombra, acompanhamos a incrível jornada de Astérope D’Aplièse, apelidada de Estrela.

Estrela sempre foi muito grudada à sua irmã Ceci. Juntas, elas seguiam todos os passos e não se separavam. Enquanto Ceci é bastante evasiva e falante, Estrela é enigmática e introspectiva, sempre ficando à sombra da irmã. Essa forte ligação preocupava os familiares, que achavam que Estrela devia seguir seu próprio caminho. Agora, as duas estão em Londres, mas Estrela não se sente confortável na casa que a irmã comprou  e acha que precisa trilhar uma nova jornada. Assim, decide ir em busca de suas origens.

A pista que Pa Salt deixa para ela não a leva muito longe. O primeiro lugar que ela deve procurar é uma pequena livraria em Londres. Lá, ela conhece um pouco da história de Flora MacNichol, que viveu há mais de cem anos, e descobre que sua história pode estar ligada a essa família. Flora morou na bucólica região de Lake District e tinha uma grande paixão por animais e pelos jardins da propriedade de sua família. Deixada sempre de lado em detrimento da irmã, ela vive uma grande paixão mas coloca sua felicidade de lado para fazer o que considera ser o certo. Suas escolhas fazem com que ela trilhe um caminho completamente diferente do que imaginava, cercado de escândalos e o glamour da sociedade londrina da época.

Quanto mais conhecemos a história de Flora MacNichol vemos o quanto ela foi uma mulher incrível, que tanto lutou por seus ideais. Os capítulos do livro intercalam presente e passado e quanto mais vamos conhecendo a história de Estrela, também nos encantamos por ela. As duas personagens principais são cativantes e mulheres fortes, que abdicaram de muitas coisas e transformaram a vida de muitas pessoas.

Os livros de Lucinda Riley são incríveis e ela com certeza tem o dom de misturar duas histórias e uni-las no final, sem deixar o livro chato ou maçante. Pelo contrário. Ela escreve de forma tão envolvente que você quer saber o quanto antes como as duas histórias se entrelaçam e qual é a ligação entre as protagonistas. Para mim, esse é o melhor livro da série até agora, o que mais mexeu comigo. Eu adoro romances históricos e os costumes da época, então acho que esse fator contribuiu.

A irmã da sombra é um livro que traz um fundo histórico maravilhoso. É possível perceber o quanto a escritora se esmerou e pesquisou sobre os costumes e personalidades da época para construir a história. Dá para notar que ela realmente sabe do que está falando. No fim do livro, inclusive, há um bate-papo com Lucinda em que ela responde algumas questões sobre a obra, tornando a leitura ainda mais rica. Mas, mais do que a pesquisa, o que cativa no livro são as lições que ele deixa. A obra fala sobre reencontrar a si mesmo e deixar de lado todas as inseguranças, abrir-se para novas possibilidades e buscar a felicidade no inesperado. É a história da irmã que saiu da sombra para se mostrar para o mundo e transformar a vida das pessoas a sua volta. Com certeza também transformará a vida de muitos leitores.


Conheça os outros títulos da série As Sete Irmãs:

1. As sete irmãs – A história de Maia (2016)

2. A irmã da tempestade – A historia de Ally (2016)

3. A irmã da sombra – A história de Estrela (2016)

4. The Pearl Sister ( 2017 US)

5. S/previsão

6. S/previsão

7. S/previsão


 

Sobre o autor
Camila Tebet Camila Tebet, 22 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Lê de tudo um pouco, mas os gêneros de que mais gosta são os romances românticos e chick-lit. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: