segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

AVALIAÇÃO: 3,5/5 EDITORA: BERTRAND BRASIL,CORTESIA ISBN: 9788528618457 GÊNERO: ROMANCE HISTÓRICO, ROMANCE PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 400 SKOOB

Sra. Poe é um livro de ficção baseado num fato histórico. Nesta narrativa, o poeta Edgar Allan Poe é um dos personagens da trama e se vê envolvido num triângulo amoroso com duas mulheres, sua jovem esposa e uma promissora escritora de livros infantis e poetisa.

A história se passa em 1945, em Nova York. A cidade é o palco do romance fictício entre Poe e a poetisa Frances Osgood. Lynn Cullen aborda muitos fatos reais ligado a vida dos poetas, com maestria a autora nos faz acreditar em suas palavras, o caso de amor entre eles é crível.

Frances conheceu Poe nos salões literários, rapidamente tornaram-se amigos íntimos. Logo após, Francis passou a frequentar a casa do poeta e torna-se amiga de sua esposa, Virgínia.

Na época, o poema intitulado “O corvo” ganhou grande repercussão por seu ar sombrio e aterrorizante. Frances era conhecida por seus livros infantis, mas conforme a necessidade se instaurava, a escritora arrisca-se a um novo gênero – a poesia.

Após tantos altos e baixos em sua carreira, Frances torna-se uma poetisa em ascensão. Frances e Poe publicaram uma série de poemas no Broadway Journal, no qual ele era o editor. Durante a publicação de várias edições os poetas flertaram abertamente um com o outro. Não demora para que o público tome conhecimento de suas identidades e rumores do suposto caso entre eles se espalhe.

Poe é bastante conhecido por ser recluso e seus vários relacionamentos com mulheres que se transpõem em sua vida e escrita. Ele era bastante devoto a sua esposa. Na narrativa esse fato se mantém fiel à realidade, mesmo que Poe tenha tido um caso com Frances.

Cullen representa muito bem o sentimento dos personagens, suas dores e alegrias. Por exemplo, Poe e Frances se vêm num relacionamento difícil, pois ambos são casados. Poe é casado com sua prima anos mais jovem e ainda por cima com a saúde fragilizada. E Frances é mãe de duas meninas e acaba abandonada pelo marido. Ela tenta manter segredo de sua situação, vai viver na casa de um casal amigo e torna-se poetisa afim de sustentar as filhas.

Embora o título dê a entender que a história se trata de Virgínia, na realidade se trata de Frances, a suposta amante de Poe.

Sra. Poe é uma leitura envolvente e instigante, um romance histórico que traz um outro lado das celebridades literárias da década de 40. Embora não nos traga um final feliz, mas trágico e surpreendente, recomendo sua leitura.

Sobre o autor
Patrícia Oliveira Patrícia Oliveira, 25 anos (07/01) – São José/SC. Acadêmica de Direito, leitora assídua e blogueira. Lê de tudo um pouco, seus gêneros literários favoritos são romance histórico, época e contemporâneo, thriller psicológico, fantasia épica e clássicos. Sempre cultivou a ideia de criar um blog, onde pudesse compartilhar sua opinião. Quando não está fazendo tarefas cotidianas, geralmente está divertindo-se na companhia de seus bichos de estimação. Curte séries, filmes de comédia romântica e animes, mas sua grande paixão é a literatura.


Deixe uma resposta

  1. quarta-feira, 18 de janeiro de 2017.

    Patty que maravilha de resenha menina, fiquei bastante interessada e ainda mais por ter todo um embasamento histórico, dica super anotada e pretendo ler.
    Beijinhos da Morgs!

  2. quinta-feira, 19 de janeiro de 2017.

    Oieee
    Caramba, achei muito legal a premissa. Nunca tinha ouvido falar do livro mas achei legal REAL. Amo Poe e acho que o livro, mesmo que indiretamente, traz um pouco do lado sombrio dos escritos.
    Beijinhos

  3. quinta-feira, 19 de janeiro de 2017.

    Olá, tudo bem?
    Ta aí um gênero que não me atrai, não curto livros de ficção, mas gostei bastante da sua resenha, anotei a dica, vai que eu leia um dia!
    Um beijo

  4. quinta-feira, 19 de janeiro de 2017.

    Oi!!
    Já tinha visto a capa do livro em alguma rede social, mas não imaginava que a leitura era tão interessante como você demonstrou ser, com certeza vou colocar esse livro na minha lista de desejados.
    Beijão!

  5. quinta-feira, 19 de janeiro de 2017.

    Olá,
    Confesso que ainda não tive nenhuma experiência com as obras de Poe.
    Porém conhecer um pouco mais sobre sua vida e sua amante através da obra me parece bem interessante e anotei a dica para ler no futuro.
    Adorei sua indicação e suas impressões.

  6. sexta-feira, 20 de janeiro de 2017.

    A história é diferente e o carinho que tenho por Poe, me despertou um enorme desejo em ler. Também gostei de ler sua resenha, aprecio textos diretos sem excesso de adjetivação.

  7. sábado, 21 de janeiro de 2017.

    Eu venho tentando ler mais clássicos de uns tempos para cá mas confesso que eles não me encantam na verdade sou fã de Jane Austen mas não li todas suas obras ainda. Porém gostei bastante da sua resenha. Parabéns pelo trabalho.

    Beijos.

  8. domingo, 22 de janeiro de 2017.

    Eu adoro o Poe, mas nunca li muito sobre ele – apesar de já ter lido todos os seus contos. Mesmo que esse seja um livro romanceado, fiquei interessada nele por motivos de Poe ♥ e também porque realmente parece ser muito interessante – além de ser lindo!

    Vou procurá-lo.

    ;*

  9. domingo, 22 de janeiro de 2017.

    Oiie!

    Que sugestão bacana. Dica anotada.

    Beijos

  10. domingo, 22 de janeiro de 2017.

    Olá
    que bom que saber que é uma leitura envolvente e instigante, vc parece ter curtido. Não sou fã de romances históricos, mas o enredo não deixa de chamar a atenção, quem sabe não arrisque esse.

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  11. quarta-feira, 25 de janeiro de 2017.

    Olá,
    Achei bem diferente a sinopse. E pelo que você contou na resenha eu realmente não espero que o final seja feliz. Parece umm livro dramático na dose certa, gosto de livros assim.

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: