segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

AVALIAÇÃO: 4,5/5 EDITORA: ARQUEIRO,CORTESIA ISBN: 9788580416015 GÊNERO: JOVEM ADULTO PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 208 SKOOB

AVALIAÇÃO: 4,5/5
EDITORA: ARQUEIRO, CORTESIA
ISBN: 9788580416015
GÊNERO: ROMANCE, FICÇÃO REALISTA, JOVEM ADULTO
PUBLICAÇÃO: 2016
PÁGINAS: 208
SKOOB

A primeira coisa que pensei quando vi o livro Essa luz tão brilhante no catálogo da Editora Arqueiro, foi que eu precisava tê-lo, a capa me conquistou, o tipo de amor à primeira vista! Sim, eu sou esse tipo de pessoa que adquire o livro pela capa rs, mas ao ler a sinopse percebi que não era só por causa da capa que eu precisava desse título, a história também parecia ser emocionante.

Escrito pela autora Estelle Laure, o livro nos conta a história da jovem Lucille, uma garota de 17 anos que está passando por um dos momentos mais difíceis de sua vida. Após um acontecimento inesperado, a mãe de Lucille foi embora de casa sem deixar rastros, ela assume a responsabilidade da casa. Além disso, necessita lidar com sua irmã caçula, que ainda não entende o que está acontecendo.

Com a narração em primeira pessoa por Lucille, somos introduzidos na história de maneira muito vívida. Lucille é uma protagonista apaixonante, me apeguei demais a ela e achei incrível o tamanho da força que ela possui, pois apesar de estar vivendo um momento muito difícil, ela não deixa a peteca cair e continua lutando.

Além de eu ter amado a protagonista, também adorei os personagens secundários. A irmã caçula de Lucille, Wren, é uma garotinha muito fofa e que se mostrou tão forte e compreensiva no decorrer da história, que no final da leitura a minha vontade era de abraçá-la bem forte. Outros personagens que amei foram Eden e Fred. Eden é a melhor amiga de Lucille e a ajuda demais nessa situação complicada, e Fred é o chefe maluco da garota, que apesar de aparecer pouco na história, foi o responsável por uma das falas mais emocionantes do livro pra mim.

Como não poderia faltar em um livro juvenil, há romance sim nessa história, e apesar de ter sido também tratado com muita delicadeza pela autora, confesso que não gostei nem um pouquinho. No início, nossa protagonista já deixa bem claro que é perdidamente apaixonada por Digby, o irmão de Eden, e achei bem fofinha a maneira como ela expressa essa paixão, mas o rumo e a intensidade que esse amor tomou me incomodou um pouco, pois a garota já está passando por momentos muito ruins e não precisava de mais uma complicação em sua vida.

“Como é que num dia uma pessoa é um componente de decoração na casa (uma mesa bacana, talvez) e no outro passa a ser os canos, a fundação, a viga central sem a qual toda a estrutura desaba? Como é que uma estrela que mal se nota se transforma no sol?”

“Um dia perfeito com você era tudo de que precisava, e você me deu isso. Você disse que eu tenho orelhas perigosas. Você me pagou um sanduíche. Você perguntou se está tudo bem comigo. Você encostou no meu braço de novo, e durante três minutos eu pensei que você estivesse apaixonado por mim.”

Foto: Tayara Casemiro / Viagens de Papel

Foto: Tayara Casemiro / Viagens de Papel

“Explique qual é o objetivo de viver se você não estiver disposta a lutar pelas verdades do seu coração, a correr o risco de se machucar. Você precisa ter fúria.”

“Meus olhos se enchem de lágrimas. Minha respiração fica esquisita. Como elas são idiotas. Discutindo por causa disso. Elas não sabem. Elas não sabem.”

Enfim, o livro Essa luz tão brilhante traz uma história emocionante sobre família, amizade e companheirismo. Recomendo muitíssimo a leitura e acredito que o desfecho irá te emocionar assim como me emocionou, passei dias pensando na lição transmitida por essa história e agradeço a Editora Arqueiro pela oportunidade de ler um livro tão profundo e bem desenvolvido como esse.


 

Sobre o autor
Tayara Olmena Estudante que tomou gosto pela leitura aos 12 anos de idade depois que leu "A marca de uma lágrima" do escritor Pedro Bandeira. Costuma ler de tudo, mas ainda torce o nariz para o romance. Além de ler, também é viciada em séries e filmes, e não perde a oportunidade de maratonar sua série favorita.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook