sábado, 24 de dezembro de 2016

Ainda no clima de Natal, dois livros que li esse mês, voltados para o público infantil foram:

a-mulher-do-papai-noel

AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: GLOBAL Editora ISBN: 9788526001015 GÊNERO: INFANTOJUVENIL, COMÉDIA PUBLICAÇÃO: 1990 PÁGINAS: 66 SKOOB

A mulher do Papai Noel é uma divertida história contada em apenas dezesseis capítulos, meras cinquenta páginas. Dona Bebé está preparada para passar um sossegado e feliz Natal, porém as coisas começam a dar errado a partir do momento que seu marido Camilo volta para casa, bêbado, e cai em sono profundo, largando a tarefa de vestir-se de Papai Noel e entregar os presentes das crianças que moram no Lar Santa Úrsula.

Para salvar o emprego do marido, dona Bebé resolve assumir a tarefa da distribuição dos presentes e para isso pede ajuda de sua comadre Cidona para a fantasia do Anjo do Sininho. Muitos problemas surgem, uma verdadeira corrida contra o tempo, tudo isso fazendo de tudo para que ninguém perceba a substituição.

A narrativa e os diálogos criados pelo escritor Ganymédes José, juntamente com as ilustrações de Cláudia Ramos ficaram engraçadíssimas. Já estou lendo a história pela segunda vez, agora para minha filha, muitas risadas antes do natal, um capítulo por dia. Leiam e depois comentem.

 

 

 

“Mais assustada do que furiosa, ela deu uma puxão mais forte nos varais. Aí, escorregou no barro e caiu sentada em uma poça de água. (…) – Dona Bebé, – perguntou com um ar de reprovação – o que a senhora está fazendo aí, sentada na chuva? Ela sentiu vontade de atirar um tamanco na cabeça daquele vizinho cretino.  O que ele pensava que ela poderia estar fazendo? Mas, em vez de dizer o que e, revirou os olhos, ajuntou as mãos e respondeu: – Estou rezando!”

a-mulher-do-papai-noel-1

FOTO: NARA DIAS / VIAGENS DE PAPEL

a-mulher-do-papai-noel-2

FOTO: NARA DIAS / VIAGENS DE PAPEL


AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: ZIT EDITORA, CORTESIA ISBN:9788579331053 GÊNERO: INFANTOJUVENIL, HQ, COMÉDIA PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 32 SKOOB

AVALIAÇÃO: 2/5 EDITORA: CIA DAS LETRAS ISBN:9788579331053 GÊNERO: INFANTOJUVENIL PUBLICAÇÃO: 2000 PÁGINAS: 263 SKOOB

Ao escolher esse título, Mistério de natal, três fatores me chamaram atenção: ter sido publicado pela Companhia das Letras, ter sido escrito pelo famoso Jostein Gaarder e ter uma sinopse interessante. Porém fiquei decepcionada porque minhas expectativas foram frustradas.

Joaquim e seu pai moram na Noruega e é tradição usarem um calendário especial para os 24 dias anteriores à noite de Natal. O que não poderiam imaginar, é que o empoeirado e solitário calendário, encontrado na prateleira de uma livraria, pudesse ser mágico. Ao descobrir isso, o menino guarda o segredo e a cada manhã, ansioso, abre uma nova portinha, visualizando não apenas uma nova imagem, mas lendo cada papel cuidadosamente dobrado e escondido atrás da porta. Cada papel contém parte de uma grande jornada para encontrar o menino Jesus.

A jornada inicia com a pequena Elisabet, que acompanha a mãe na compra aos presentes de natal numa grande loja de departamentos, porém ao se deparar com um cordeirinho de verdade, corre atrás dele e desaparece. No decorrer dos dias, Joaquim percebe que Elisabet encontra diversos personagens, desde reis, pastores, anjos e animais, todos numa estranha viagem de volta ao tempo. Voltar mais de dois mil anos… Joaquim descobre também que houve o desaparecimento real de uma menina anos atrás, chamada Elisabet, como poderia ser a história verdadeira?

O livro seria excelente se fosse contado de outra maneira, o modo que Gaarder narrou deixou a história extremamente cansativa e até um pouco chata, poderia ter explorado melhor os personagens e o cotidiano da família de Joaquim, além de não explicar como na viagem de volta ao tempo os personagens comem, dormem ou andam tanto e não se cansam, um irritante pastor passa as quase 300 páginas falando a mesma coisa: “Para Belém, para Belém!” e a própria Elisabet, por ser criança, poderia ter feito mil e uma perguntas e peripécias, mas estava bem comportada.

Enfim, não abandonei a leitura porque estava curiosa para saber o desfecho da história, que até foi melhor do que eu esperava, mas estou agora bastante receosa quanto a ler outro livro de Jostein, não sei se arrisco.

misterio-de-natal-1

FOTO: NARA DIAS / VIAGENS DE PAPEL

 

misterio-de-natal-2

FOTO: NARA DIAS / VIAGENS DE PAPEL

E vocês já leram algum outro livro infantil com temática natalina? E outros títulos de do autor Jostein Gaarde?

Sobre o autor
Nara Dias

31 anos (22/12) – São Paulo

Pós graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de informática e robótica para crianças de 4 a 11 anos. Também com especialização em Libras – Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, na Baixada Santista. Seu perfil no Skoob com mais de 1200 livros lidos, mostra sua paixão pelo gênero infanto-juvenil, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.



Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: