segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Confesso que adoro os títulos da Zit Editora, pois possuem uma apresentação impecável. Hoje mostrarei três estilos extremamente diferentes que recebi para avaliação.

PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 128 SKOOB

AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: ZIT EDITORA, CORTESIA ISBN:9788579331053 GÊNERO: INFANTOJUVENIL PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 32 SKOOB

O ladrão de verrugas chama atenção não apenas pelo título inusitado, mas a capa também recebe meus elogios. A contracapa já arranca risadas, por mostrar doidas manchetes de esquisitos jornais. Antes de iniciar a história, um aviso chama atenção para que os leitores medrosos e fracos não leiam, e logo de cara revela o nome dado ao ladrão de verrugas, como sendo um tal de Arseninho Lupão.

As ilustrações de César Lobo não revelam a verdadeira identidade do misterioso criminoso, que se disfarça a cada novo ataque. A divertidíssima história é apresentada em forma de HQ e dá aflição em ver as vítimas com e sem as verrugas – eca, totalmente nojento.

O pânico se instala na cidade a medida que os ataque aumentam, os moradores  da cidade recorrem a uma decisão desesperada, tirar o tecido rugoso antes de serem surpreendidos pelo ladrão, o caos se multiplica, opiniões diversas são abordadas nas entrevistas televisivas explicando o motivo do aparecimento dessas verrugas, entre outras reportagens.

Porém, assim como na vida real, depois de um tempo, tudo cai no esquecimento e é um tal ladrão de calos que ganha destaque na mídia. Um dia porém, sem querer, uma pista leva a polícia até o culpado.

Não vou contar o final, mas é muitoooooo divertido, bastante original. Até a apresentação da escritora e do ilustrador no final entra na brincadeira.

Foto: Nara Dias / Viagens de Papel

Foto: Nara Dias / Viagens de Papel


AVALIAÇÃO: 4,5/5 EDITORA: ZIT EDITORA, CORTESIA ISBN:978857930995  GÊNERO: CARTAS, CRÔNICA, AUTOBIOGRAFIA, INFANTOJUVENIL PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 88 SKOOB

 O livro, A casa e o mundo lá fora, está encantador. É um trabalho um pouco diferente dos que estamos acostumados, mas de certa forma é uma autobiografia.

No decorrer da amizade de Nathercia Lacerda com Cristina Laclette Porto e Denise Sampaio Gusmão, Nathercinha mencionou as cartas que trocou com seu primo Paulo Freire, ela ainda criança, com apenas nove anos de idade, ele já adulto, casado, exilado vivendo em Santiago, Chile. Aos poucos surgiu a ideia de tornar o conteúdo dessas cartas acessível à todos, dado o valor do grande educador Paulo Freire.

A edição está bastante bonita e isso em partes é por causa de Bruna Assis Brasil e seu belíssimo trabalho que uniu texturas, ilustrações e fotos antigas recoloridas.

O livro inicia com os agradecimentos, há um trecho do livro “Cartas à Cristina”, onde Paulo Freire menciona as cartas trocadas com Nathercinha, em seguida, Cristina e Denise explicam um pouco de como chegaram a ideia de criar esse livro e o convite que fizeram à Madalena Freire, uma das filhas de Paulo.

Daí em diante Nathercia passa a narrar a história, cada novo capítulo é iniciado com um título em letra cursiva azul, depois de mencionar a ideia do livro que surgiu de conversas com as amigas, ela apresenta sua família, fotos dos avós e de quando ela era criança, um verdadeiro baú de recordações, muito bonito de acompanhar, confesso que lembrou minha própria infância.

Fofíssimo ler um poema que o avô materno Lutgardes Flôres Neves escreveu para seu grande amor, a avó materna de Nathercinha, dona Natércia. Emocionada em ler algo tão romântico, alguém realmente apaixonado depois de tantos anos junto com sua esposa.

“Nem o tempo, nem a pobreza.

Nem as amarguras. Nem os desentendimentos.

Nem tudo. Nem todos.

Tem sido a vida mesma. Quarenta e cinco anos.

Somos os mais velhos namorados do mundo.”

Quando enfim as seis cartas são apresentadas, em cada capítulo Nathercia explica o contexto, depois lemos a carta redigida e após isso, vemos a carta digitalizada, do jeito que Paulo Freire enviou. Apesar dele ter direcionado as cartas à sua prima, ainda uma pequena criança, ele deixa escapar seus pensamentos e maravilhosos ensinamentos, mostrando a pessoa especial que ele foi:

“É uma coisa boa, Natercinha, que a gente nunca deixe de ser menino. Os homens atrapalham as coisas, complicam tudo. Não sei se você vai entender isso que vou lhe dizer. Mamãe e papai lhe explicam melhor. Cresça, mas nunca deixe morrer em você a Natercinha de hoje, que começa a descobrir o mundo, cheia de curiosidade. Se os homens não deixassem morrer dentro deles o menino que eles foram se compreenderiam melhor.”

(Primeira carta)

Ao fim, Nathercia narra o retorno de Paulo ao Brasil e comenta um pouco mais de suas memórias, além de escrever um carta direcionada a Paulo, datada de 2012, que apesar de não ter sido entregue, já que Paulo faleceu em 1997, é algo que Nathercinha sentiu que poderia escrever para seu querido primo.

Fotos, lembranças, família, crescimento, memória, infância, sonhos…

Cada detalhe apresentado a nós, culminou para que a leitura fosse extremamente agradável, interessante de fato, recomendo.

a-casa-e-o-mundo-la-fora-4

Foto: Nara Dias / Viagens de Papel

a-casa-e-o-mundo-la-fora-2

Foto: Nara Dias / Viagens de Papel

a-casa-e-o-mundo-la-fora-3

Foto: Nara Dias / Viagens de Papel

a-casa-e-o-mundo-la-fora-1

Foto: Nara Dias / Viagens de Papel


AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: ZIT EDITORA, CORTESIA ISBN:9788579331053 GÊNERO: INFANTOJUVENIL, HQ, COMÉDIA PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 32 SKOOB

AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: ZIT EDITORA, CORTESIA ISBN:9788579331107 GÊNERO: INFANTOJUVENIL, BIOGRAFIA PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 40 SKOOB

Simplesmente gracinha! Primeiramente fiquei apaixonada pelas ilustrações de Yolle Torres. O livro, escrito pela mamãe coruja Alessandra Almeida Maltarollo, conta a história de sua filha mais velha, Clarice e suas aventuras no cotidiano, menciona também o filho mais novo, mas tudo de uma forma bem engraçada e multicolorida.

Alessandra é pedagoga e pós-graduada em  psicopedagogia e diz que aprende diariamente com Clarice, que tem Síndrome de Down. Já Yolle, é amiga da família, depois de fazer um desenho de Clarice e presentear a menina, Alessandra contou que acabara de escrever um livro sobre a filha e o convite foi feito imediatamente.

O livro é contado em primeira pessoa, apresentado em caixa alta com textos curtos destacados por ilustrações lindíssimas. Muito bacana. Não tem como deixar de folhear diversas vezes a história.

Esse livro sem dúvida me lembrou de outro título também da Zit Editora que li e resenhei a um tempinho atrás: O mundo da Ivy, aproveite e confira!

as-aventuras-de-um-crianca-downadinha-1

Foto: Nara Dias / Viagens de Papel

as-aventuras-de-um-crianca-downadinha-4

Foto: Nara Dias / Viagens de Papel

as-aventuras-de-um-crianca-downadinha-2

Foto: Nara Dias / Viagens de Papel

as-aventuras-de-um-crianca-downadinha-3

Foto: Nara Dias / Viagens de Papel

Recomendo à todos, agora fica minha pergunta, qual vocês curtiram mais? 😉


Sobre o autor
Nara Dias

31 anos (22/12) – São Paulo

Pós graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de informática e robótica para crianças de 4 a 11 anos. Também com especialização em Libras – Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, na Baixada Santista. Seu perfil no Skoob com mais de 1200 livros lidos, mostra sua paixão pelo gênero infanto-juvenil, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.



Deixe uma resposta

  1. quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2017.

    Ownt! Que coisa maravilhosa! Eu amei muito todos os livros. Parabéns pelo blog lindo e super bem organizado!

  2. quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2017.

    Quantos lançamentos bacanas! Eu gostei particularmente de O ladrão de verrugas. Não conhecia essa editora, mas anotei aqui as dicas de leituras. Com certeza vou comprar para meus pequenos.
    Beijos

  3. sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017.

    Oi, tudo bem?
    Eu simplesmente adoro livros infantis, então fiquei super animada com seu post. Esse livro da Verrugas parece ser muito divertido, as ilustrações parecem estar lindas também. Já o “A casa e o mundo lá fora” parece ser uma leitura mais fofa, adoro histórias sobre amizade, então também curti essa dica.

    Beijos:*

  4. sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017.

    Oiii Nara, tudo bem?
    Que maravilha de lançamentos, eu sou apaixonada por livros infantis e sempre quando posso estou resenhando e trazendo ao blog novidades, o primeiro livro foi o que mais me diverti <3
    Beijinhos da Morgs!

  5. sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017.

    Oie amore,
    Adoro literatura infantil… sempre acabo me divertindo! E esse parece ser muito interessante, vou anotar a dica por aqui. Pra ler quando tiver numa ressaca literária rsrsrs.
    Beijokas!

  6. sábado, 18 de Fevereiro de 2017.

    Que fofura.
    De todos o que mais curti foi A casa e o mundo lá fora, adorei a sinopse.

  7. sábado, 18 de Fevereiro de 2017.

    Que lançamentos encantadores, são ótimas dicas para os pequenos e achei as capas lindas também.

  8. sábado, 18 de Fevereiro de 2017.

    Oouuwn que livrinhos lindos, amei ???
    Não conhecia essa editora nem os livros dela… Leria todos, amei esse último sobre uma criança com down.
    Bjs…

  9. sábado, 18 de Fevereiro de 2017.

    Oi, não conhecia essa editora, mas adorei os lançamentos, principalmente o ladrão de verrugas

  10. sábado, 18 de Fevereiro de 2017.

    Oi Nara! Tudo bem?
    Que livros fofos! Adorei as dicas!

  11. domingo, 19 de Fevereiro de 2017.

    O livro histórias de uma criança downadinha foi o que mais me chamou atenção. São poucos os livros que vejo para crianças onde ela pode conhecer mais sobre crianças com down. Fora que o título foi bem bolado.
    Bjs

  12. terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017.

    Oi, tudo bem?
    Os lançamentos não são do meu interesse apesar de serem bem lindos!
    Bjs

  13. terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017.

    por algum motivo doido amei esse ladrão de verrugas kkk queroo kkk

  14. quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017.

    Olá!
    Eu ainda não conhecia essa editora e nem seus lançamentos, mas curti muito saber um pouco mais sobre eles, gostei muito do formato dessa sua resenha.
    Beijos.

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: