will

AVALIAÇÃO: 5/5
EDITORA: QUADRINHOS NA CIA, CORTESIA
ISBN: 9788535913682
GÊNERO:GRAFIC NOVEL, HQ
PUBLICAÇÃO: 2009
PÁGINAS: 440
SKOOB

Nova York – A vida na cidade grande, de Will Eisner, um dos maiores quadrinistas conhecidos, traz no belíssimo traço do autor retratos da vida na cidade grande, como o próprio título aponta. Este volume contém quatro graphic novels distintas que não se interligam em questão de trama, mas que combinam muito bem quando você vê  o conjunto final da obra.

O primeiro, “Nova York: a grande cidade”, traz pequenas histórias, contadas de forma simples  e sempre em um número pequeno de páginas. Por mais curtas que sejam, algumas te surpreendem, te fazem rir, pensar e com certeza irão te mostrar algo que, por mais que você não viva em Nova York, você vai relacionar à vida na cidade grande.

Muitos desses “capítulos” não possuem diálogos e isso se estende por outros momentos desta HQ. É incrível como Will Eisner consegue levar  o leitor pelos quadrinhos, fazendo você sentir que está assistindo à uma animação.

A segunda parte da HQ, intitulada “O Edifício”, já apresenta uma história mais elaborada, digamos assim. Com quatro personagens diferentes que possuem algo em comum: uma ligação com um edifício. De forma simples e sensível, o autor consegue te envolver rapidamente na vida dessas quatro pessoas e te fazer pensar sobre muito da nossa realidade.

Foto: Lucas Zeferino / Viagens de Papel

A terceira parte, “Tipos Urbanos”, se assemelha à primeira, com pequenas histórias que entram nesse conceito que o título propõe. A sensibilidade e o brilhantismo de Eisner se mostram mais uma vez presentes, ao trazer tramas que são desenvolvidas em uma, duas páginas. Isso é incrível.

Foto: Lucas Zeferino / Viagens de Papel

“Pessoas Invisíveis” finaliza a obra e também mostra histórias com um pouco mais de desenvolvimento. Se em poucas páginas o autor faz maravilhas, imagina com mais espaço para trabalhar os personagens? Novamente, o traço continua combinando muito com toda a trama apresentada.

Foto: Lucas Zeferino / Viagens de Papel

De leitura rápida e extremamente prazerosa, a HQ  “Nova York – A vida na cidade grande é mais do que recomendada. Ótima pedida para passar o tempo e se envolver em boas histórias que não vão tomar muito tempo, mas que surpreenderão com tamanha sensibilidade.

Sobre o autor
Lucas Zeferino


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: