A Companhia Editora Nacional lançou durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo o último volume da Coleção Frase Feita, sendo assim, agora temos seis títulos escritos por Renata Julianelli e ilustrados por Nana Sievers. Cada livro explica de forma bastante criativa e com divertidas ilustrações alguns provérbios bem conhecidos por nós, dessa forma é fácil aprender alguns valores éticos importantíssimos.

O texto é apresentado em forma de poesia, cada página possui um verso que rima com o verso da página ao lado, sempre em caixa alta e com ilustrações atrativas e bem coloridas. Além disso, outro ponto interessante é que o livro foi desenvolvido para não ser apenas lido, mas discutido com as crianças numa roda de conversa informal, para isso no final o texto é mostrado de forma integral  numa única página e trás orientações aos adultos numa outra.


1. Por que tamanho não é documento?

Por trás desse provérbio encontramos o tema DIVERSIDADE. Apesar de vivermos na Era da Informação, a sociedade atual  ainda sofre com a dificuldade em aceitar o diferente, gerando atitutdes de total intolerância e agressividade.

“OS CENTÍMETROS NÃO MOSTRAM ESPERTEZA 

E TODO TAMANHO TEM SUA BELEZA”

“PROCURAR O QUE O OUTRO TEM DE LEGAL

ISSO SIM FAZ A PESSOA GENIAL”


2. Por que a grama do vizinho é mais verdinha?

Por que é tão difícil contentar-se com o que temos? Um indivíduo demonstra INVEJA tanto por coisas aparentemente sem importância, como por outras de valor maior, mas independente disso, é da mesma forma maléfica para qualquer idade. É necessário lidar com a inveja e valorizar o que já se tem.

“TODO MUNDO JÁ QUIS O QUE É DE ALGUÉM

NÃO BASTA O NOSSO, A VONTADE VAI ALÉM”

“MAS FIQUE CONTENTE COM O SEU JARDIM

TANTO É BOM GIRASSOL COMO JASMIM”


3. Porque a cabeça vai pro mundo da lua?

Pensar é uma das grandes qualidades que nos fazem ser tão especiais. Através dos pensamentos conseguimos sonhar, nos divertir, tomar decisões, mudar o mundo. Para a criança parece mais simples e natural apropriar-se de mundo maravilhoso e perfeito.

“PARA CHEGAR À LUA, SERIA PRECISO VOAR

COMO GENTE NÃO VOA, NOSSA CABEÇA É QUE VAI PARA LÁ”

“O PENSAMENTO É SÓ NOSSO E NELE NINGUÉM MANDA

PODEMOS VIRAR ATÉ ESTRELA DE BANDA”


4. Por que quem espera sempre alcança?

Paciência, perseverança e respeito são as chaves para uma vida rica, com bem estar, paz e muita saúde para o corpo e mente. Quantas coisas perdemos por causa do desespero, preocupação e até mesmo por desistência?

“A PACIÊNCIA É AMIGA DA GENTE

AINDA MAIS SE A CABEÇA ESTÁ QUENTE”

“O SEGREDO É SABER SE DISTRAIR

CANTAR, LER, OLHAR O CÉU E SORRIR”


5. Por que mentira tem perna curta?

Dá trabalho disfarçar, esconder, inventar e depois ter que lembrar de tudo isso para não ser descoberta. A honestidade Descobrir por que mentir não é uma boa escolha através da personagem criada por Nana Sieversa foi bastante divertido, essa foi a história que eu e minha filha mais gostamos, não tem como não rir ao ler o verso e visualizar as imagens.

“MENTIRA TEM PERNA CURTA PORQUE NÃO CONSEGUE CORRER DA VERDADE

DISFARÇA O TEMPO TODO E TEM MUITA VARIEDADE”

“ACHA QUE A VERDADE DÓI

MAS ELA MESMA SE DESTRÓI”


6. Por que a cavalo dado não se olha os dentes?

Aprender a ser gratos e humildes é um dos valores que mais aprecio. Nem sempre é possível ficar contente com algo que ganhamos, porém devemos lembrar que o gesto gentil é mais importante do que o presente em si.

“SEJA OU NÃO UM CAVALO QUE FOI DADO

SEMPRE AGRADEÇA MUITO EDUCADO”

“O QUE VOCÊ GANHOU PODE NÃO SER PERFEITO

MAS SE É DE CORAÇÃO. NÃO TEM DEFEITO”


Sobre o autor
Nara Dias 31 anos (22/12) – São Paulo Pós graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de informática e robótica para crianças de 4 a 11 anos. Também com especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, na Baixada Santista. Seu perfil no Skoob com mais de mil livros lidos, mostra sua paixão pelo gênero infanto-juvenil, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: