quinta-feira, 3 de novembro de 2016

AVALIAÇÃO: s/5 EDITORA: ROCCO ISBN: 9788532530400 Gênero: Romance, Romance histórico, Ficção brasileira, LGBT PÁGINAS: 574 ANO: 2016 SKOOB

AVALIAÇÃO: s/5
EDITORA: ROCCO, Cortesia
ISBN: 9788532530400
Gênero: Romance, Romance histórico, LGBT
Publicação: 2016
PÁGINAS: 574
SKOOB

Homens Elegantes é um livro publicado recentemente pela Editora Rocco. Para quem gosta de história, assim como eu, é um prato cheio. Samir, o autor, nos leva direto para 1760 e lá acompanhamos o tenente Érico Borges que, vindo de Lisboa, desembarca em Londres com uma missão secreta: investigar, a mando de um poderoso conde de Portugal, as intenções por trás de um certo romance obsceno inglês que vem sendo contrabandeado em grandes quantidades para o Brasil.

Criado na colônia, Érico pode ser um provinciano, mas de bobo não tem nada. Leitor perspicaz, hábil espadachim e orgulhoso de seus dotes de espião, trata logo de se misturar à avançada sociedade londrina, disfarçado de barão de Lavos. Não demora para que Érico se envolva em uma rede de aliados e inimigos.

Quando o livro chegou, não tinha real dimensão do tamanho dele. É realmente um calhamaço. Mas assim que comecei a leitura, fui envolvido pela atmosfera criada pelo autor e foi difícil não largar a história. É muito engraçado, como faço curso de História, ver de maneira tão fluida tudo aquilo que estudei na faculdade. Há livros acadêmicos que tratam da temática trazida por Samir no romance. O comércio de livros, que se tornou tão próspero no período, é pano de fundo para a história. De um lado, os livros considerados corretos,  do outro o comércio ilegal, de obras obscenas e que iam contra a moral e os bons costumes.

A escrita do autor tem várias referências ao período. Ele descreve o período de forma tão detalhada que é impossível não se imaginar no século XVIII com os bailes, as intrigas, as vestes, os costumes. Os personagens são bem construídos, cada um com sua personalidade e características específicas. O protagonista, Érico, por um lado, pode parecer inocente, mas aos poucos se mostra mais esperto diante da situação que é posta. Aprende a se lidar numa sociedade de aparências e armadilhas, em que muitas vezes as pessoas não aparentam ser quem são. Recomendo a leitura!

Sobre o autor
Lucas Kammer Orsi
Lucas Kammer Orsi Estudante de História. Vê nos livros uma maneira de fugir da realidade e encontrar um pouco de aconchego do cotidiano tão corrido. Potterhead, se emociona fácil com romances, mas não deixa de lado um bom suspense, de viver uma aventura e dá gargalhadas com um chick-lit. Está sempre com suas séries atrasadas, mas isso não o impede de sempre começar mais uma. Amante da música pop, é grande fã de Taylor Swift.


Deixe uma resposta

  1. sexta-feira, 27 de janeiro de 2017.

    Oi Lucas. Obrigado pelas palavras gentis. Muito legal ter esse retorno de alguém que estuda História. Abração,
    Samir.

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: