AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: CONRAD, CORTESIA ISBN: 9788576165392 GÊNERO: HQ PUBLICAÇÃO: 2015 PÁGINAS: 317 SKOOB

AVALIAÇÃO: 5/5
EDITORA: CONRAD, CORTESIA
ISBN: 9788576165392
GÊNERO: HQ. Quadrinhos
PUBLICAÇÃO: 2015
PÁGINAS: 317
SKOOB

Surtada na Dieta é uma trilogia escrita e ilustrada pelo casal sul-coreano Neonb e Caramel. Neonb sempre foi ligada a saúde, enquanto Caramel vivia em uma briga constante com a balança e as ilustrações do roteiro mostram as suas frustrações e euforias. O HQ nos apresenta à Sujee, uma mulher de 25 anos que come compulsivamente.

Sempre após as refeições ela fica com a consciência pesada e tenta fazer dieta, porém sempre falhando, assim como boa parte da população que faz dieta para tentar emagrecer – principalmente aquelas dietas malucas.  Sujee é simpática e trabalha em um banco, apesar de se mostrar sempre de bom-humor e alegre no fundo tem uma autoestima baixa. Como ela é cheinha desde pequena, o sonho dela é – faz tempo – ser magra, para ter um corpo bonito como muitas de sua idade e vestir roupas que sempre sonhou.

Um dia Sujee compra uma bicicleta que é apresentada na TV para quem quer se exercitar sozinho, o nome dela é “Superparceiro de Dieta Explosiva” que quanto mais você pedala ele fica inteligente e você terá com quem conversar, mas acontece que ela não é uma pessoa regrada e compra e logo vira um cabide para as roupas. Acontece que ela é totalmente desregrada quando se fala em exercícios físicos e a sua alimentação, e para completar o chefe é apaixonado por ela e é gordinho também, e usa como desculpa para se aproximar de Sujee a comida – mesmo ela falando que está de dieta, ele insiste e ela acaba não resistindo. Acontece que o chefe dela só pensa no próprio umbigo e não a incentiva e para piorar acaba levando-a para o fundo do poço.

Um dia ela resolve entrar na academia e logo no começo acaba caindo em um calote que um funcionário Chan-Hee aplica nela e no dono, ele foge com o dinheiro dos dois. Mas após um tempo ele vai morar com Sujee como forma de pedir desculpa pelo calote e o com o intuito de ajudar ela a emagrecer. Mas claro que não vai ser fácil tanto para ela como para ele, pois ela terá recaídas e ele vai ter que colocar ela na linha, porém quando os resultados começarem a surgir, o humor e empenho dela vão melhorar.

No livro também encontramos o que acontece na Sujeelândia, que seria o organismo dela e o que acontece ali dentro, mostrando as gorduras, proteínas e músculos e o que acontece no nosso organismo quando resolvemos perder peso, além de nos ajudar a entender o que faz bem e o que não faz.  Também encontramos textos informativos que mostram o que temos que fazer para a dieta ser um sucesso.

A diagramação, arte, edição é tudo muito bem feito nesse livro. É um HQ e devido a isso é fácil de ler – foi meu primeiro desde os gibis – e também podemos ver que são desenhos japoneses. Com relação à história a protagonista é gente como a gente, sofre muito brigando com a balança e ouvindo coisas que toda pessoa acima do peso já ouviu uma vez na vida, ela mostra os problemas que nós enfrentamos.

Outra coisa que o livro ganhou muitos pontos foi que todas as informações que ali estão podem ser utilizadas no dia a dia para quem quer emagrecer e ter uma vida saudável. O engraçado é que muitas pessoas podem se identificar com Sujee desde comprar aparelhos para fazer exercício físico e não utilizar, as dietas malucas etc.

Esse livro superou a minhas expectativas, pois eu estou no mesmo processo de emagrecimento e digo que não é fácil. A Sujee reclamava da esteira e eu reclamava também – sim, eu saí da academia e comecei a correr no parque. As dicas que ela me deu também foram muitos úteis e consegui entender algumas coisas que já sabia, mas é aquele negócio que não entra na cabeça. O livro eu indico tanto para pessoas magras como para quem está tentando emagrecer, como já falei possui dicas e textos informativos para todos.

Sobre o autor
Stephany Guebur Stephany Guebur, 21 anos (05/01) – Paraná Jornalista. Começou a ler no ensino fundamental, porque quanto mais livros apresentava, mais ganhava pontos na média. A partir daí, descobriu que ler é maravilhoso e que podemos viajar sem sair do lugar. Apesar de ter dado uma parada entre o ensino médio e a faculdade, sempre lia um livro aqui, outro ali. Entre seus livros favoritos estão a série "O Diário da Princesa", "Na Natureza Selvagem", e os de Monteiro Lobato, com os quais entrou no mundo da literatura, como muitas outras crianças. Além disso, é apaixonada por séries e viagens.


Deixe uma resposta

  1. quinta-feira, 6 de outubro de 2016.

    Além de adorar o gênero HQ, gostei do tema, super atual no mundo moderno… Aprender de uma forma descontraída é a melhor parte. Tá na minha lista já!

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: