terça-feira, 13 de setembro de 2016

AVALIAÇÃO: 4/5
EDITORA: GERAÇÃO EDITORIAL, CORTESIA
ISBN: 9788581301099
GÊNERO: SUSPENSE, TERROR
PUBLICAÇÃO: 2013
PÁGINAS: 296
SKOOB

O mistério de Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe foi um grande poeta, escritor, crítico literário ( e um momento de outras coisas importantes) americano. Ele ficou mundialmente conhecido por suas histórias envolverem mistérios macabros, por assim dizer. Importante lembrar que Poe viveu durante a primeira metade do século XIX , e faleceu há 167 anos. A causa de sua morte é desconhecida, mas muitos atribuíram o acontecido devido ao excesso de álcool, drogas, doenças cardiovasculares e até suicídio.

Bem, se você não está lembrando desse cara, pode ter assistido o filme “O Corvo“, baseado na obra que ele escreveu.

Vou lhe mostrar o medo, escrito pelo romancista e poeta norueguês, Nikolaj Frobenius, narra vida de Poe com fatos de sua biografia e elementos fictícios. Edgar, crítico literário não poupa palavras para descrever as próprias opiniões a respeito das obras que avalia. Dessa forma, acumula inimizades ao longo dos anos. Em um dado momento, Poe encontra com Rufus Griswold, que também é escritor e crítico.

Entre os dois uma rixa prevalece. Apesar de admirar secretamente o trabalho de Poe, Rufus não descansa até desmoralizar Edgar publicamente através de seus textos. Griswold é daquelas pessoas invejosas e arrogantes. Sim, bem irritante.

No meio da história, também somos apresentados a Samuel, um escravo albino amigo de Edgar, que possui a mesma fixação doentia pelos poemas do escritor. Bem, o fato, é que começam a aparecer assassinatos em Nova York que seguem a mesma linha da escrita de Poe. Como se alguém colocasse em prática cada palavra e detalhe daquilo que está escrito. E agora, quem está por trás de tudo?

O que mais gostei na obra é como Nikolaj cria uma atmosfera sombria e misteriosa seguindo a mesma linha de Edgar Poe. A história é dividida em capítulos alternados, uma hora estamos vemos os fatos através de Poe, outro a partir da versão de Griswold.

Não gostei muito da capa do livro, acredito que poderia ter ficado mais interessante com alguma ilustração. Já a formatação da história ficou muito bacana, o espaçamento e a letra tornam a leitura agradável.

Se você deseja ler algo misterioso e envolvente, deixe-se levar por Vou lhe mostrar o medo.

Sobre o autor
Kamila Renata Brito
Kamila Renata Brito


Deixe uma resposta

  1. quarta-feira, 14 de setembro de 2016.

    Acredito que antes de ler essa obra, seria melhor mergulhar no mundo de Poe antes. Apesar de famoso li apenas um livro infantojuvenil com algumas histórias macabras dele, que gostei muito, além disso assisti o filme. Mais pra frente quem sabe, gostei da resenha.

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: