AVALIAÇÃO: 4,5/5 EDITORA: CIA DAS LETRINHAS, CORTESIA ISBN: 9788574067025  GÊNERO: INFANTOJUVENIL  PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 304  SKOOB

“Sequestrada, Mabel Jones é forçada a servir a tripulação mais estranha já vista, a bordo do navio Verme Selvagem. Idryss Ebenezer Split é um lobo odioso e capitão do navio, e não vai deixá-la em paz até que ela ajude os piratas na busca por um tesouro. Em sua viagem, Mabel passa pelo Pau de Sebo da Morte Certeira, pela barriga de uma baleia e por uma cripta subterrânea caindo aos pedaços. E ela faz tudo isso de pijama!”

A capa de As improváveis aventuras de Mabel Jones chama atenção e a contracapa instiga o jovem leitor, resultado: até minha filha está lendo essa bem bolada aventura. O primeiro comentário dela foi: “Mas a Mabel Jones nem parece uma menina!”, e esse foi exatamente o motivo que levou ao sequestro, quando um menino comete o ATO odioso, o capitão Split envia o Silencius Abominus – o lóris, para ensacar a criança, porém, como nunca nenhuma menina antes cometeu o ATO, Mabel Jones é a primeira menina a ser sequestrada por engano, já que, segundo o capitão, meninas não tem jeito para serem piratas. Será?

O livro é contado em terceira pessoa, a todo instante o narrador interage com o leitor, deixando a história bastante divertida e, em meio a tantas coisas nojentas descritas de forma irreverente, dá para dar umas boas risadas com o desenvolvimento da aventura. Isso é reforçado com os traçados à  lápis de Ross Collins, espalhados por diversas páginas e também as diferentes fontes e tamanhos que destacam nomes, lugares e acontecimentos. Uma leitura recomenda para todas a idades.

Através de um sumário bem estruturado é apresentado ao leitor a divisão do livro e também tem um mapa que mostra os lugares onde o navio Verme Selvagem percorrerá para encontrar o tesouro. Aliás, encontrar o tesouro depende da volta de Mabel para casa.

Os 31 capítulos passam voando e o final da história deixa indícios de que haverá muitas outras aventuras da nossa corajosa pirata juvenil.  Já estou aguardando o próximo!

 

Foto: Nara Dias/Viagens de Papel

Foto: Nara Dias/Viagens de Papel

Foto: Nara Dias/Viagens de Papel

Foto: Nara Dias/Viagens de Papel

Sobre o autor
Nara Dias 31 anos (22/12) – São Paulo Pós graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de informática e robótica para crianças de 4 a 11 anos. Também com especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, na Baixada Santista. Seu perfil no Skoob com mais de mil livros lidos, mostra sua paixão pelo gênero infanto-juvenil, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: