Avaliação: 5/5 Editora: Companhia das Letras, Cortesia ISBN: 9788535907360 Publicação: 2005 Páginas: 229 Skoob

Avaliação: 5/5
Editora: Companhia das Letras, Cortesia
ISBN: 9788535907360
Gênero: Romance, Ficção Brasileira Publicação: 2005
Páginas: 229
Skoob

Para mim, esse livro tem um dos títulos mais bonitos que já vi. Eu receberias as piores notícias dos seus lindos lábios, do autor nacional Marçal Aquino, revela já no título a poesia contida na obra. Além da história irreverente e surpreendente a cada página, o destaque do livro é sua estrutura narrativa, que é envolvente, dinâmica e única. Já fazia muito tempo que eu estava com vontade de ler esse livro e fico feliz de finalmente ter conferido! A obra é incrível, literatura nacional de altíssima qualidade.

A história é ambientada em uma cidade no interior do Pará, à beira de uma corrida do ouro. É lá que o fotógrafo Cauby – sim, o mesmo nome do cantor, acaba indo parar. Já há um tempo na cidade, o forasteiro foi para lá realizar um trabalho fotográfico. Um dia, enquanto conversava com o contraditório Chang, dono de uma loja de equipamentos fotográficos, ele conhece Lavínia, capaz de tirar o ar até por fotografia.

Encantado pela moça, ele não quer saber mais detalhes sobre a vida dela para não estragar o mistério. Os dois acabam se envolvendo em um caso arrebatador, só que Lavínia é casada com um homem mais velho, pastor da cidade, que a tirou das ruas e das drogas, e o romance com Cauby é fadado ao fracasso. O fato é que mesmo sabendo que o envolvimento dos dois poderia causar muitos problemas, Cauby não consegue resistir e entrega-se de corpo e alma ao romance.

O livro não é narrado de forma linear e é isso que torna a história tão envolvente e dinâmica. Além disso, a obra não é nada previsível e tem vários pontos de virada, o que deixa o leitor curioso para saber o que acontece no final. Há muita intensidade e isso se deve muito à forma como Marçal Aquino constrói sua história. Ele é cínico e sarcástico ao mesmo tempo em que sensível e poético, tornando o livro único.

Os personagens são bem construídos, cada um com seus defeitos e qualidades, e é possível imaginá-los como pessoas reais. Até mesmo os personagens secundários possuem histórias que deixam o leitor envolvido. Os diálogos também se destacam pela profundidade. O livro traz uma história de amor nada clichê. Fala sobre paixão que vira amor, apresenta novas vertentes desse sentimento e mostra como quem ama aceita a outra pessoa da forma como ela é, apesar de todos os defeitos.

A obra surpreende do início ao fim e desperta várias sensações. É difícil se desprender da história quando o livro acaba, ele nos deixa quase órfãos dos personagens e da linda, e diferente, história de amor desenvolvida. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios foi uma grata surpresa, assim como conhecer o incrível estilo de narrativa de Marçal Aquino. Com certeza lerei outras de suas obras. Por enquanto, seguirei refletindo sobre essa história e desvendando todas as suas outras nuances.

Sobre o autor
Camila Tebet Camila Tebet, 22 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Lê de tudo um pouco, mas os gêneros de que mais gosta são os romances românticos e chick-lit. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: