terça-feira, 5 de julho de 2016

AVALIAÇÃO: 4/5 EDITORA: RECORD, CORTESIA ISBN: 9788501107268 GÊNERO: REPORTAGEM PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 350 SKOOB

AVALIAÇÃO: 4/5
EDITORA: RECORD, CORTESIA
ISBN: 9788501107268
GÊNERO: REPORTAGEM
PUBLICAÇÃO: 2016
PÁGINAS: 350
SKOOB

Em meio a essa onda de estupro que estão sendo denunciados no Brasil e no mundo, o livro-reportagem A clínica, escrito pelo jornalista Vicente Vilardaga, com mais de 25 anos de experiência na área, nos reforça a ideia de que muitas vezes, como verdadeiros criminosos passam despercebidos pela sociedade.

Roger Abdelmassih era um médico brasileiro, mundialmente conhecido por sua especialização em fertilização in vitro. Pessoas, de diversos lugares no país, iam até a sua clínica buscando o milagre da vida, um filho. Até que no ano de 2010, o famoso médico, ganhou as páginas dos jornais e estampou noticiários ao ser condenado em 2010 a 278 anos de prisão por 56 estupros contra pacientes. Roger ficou foragido da polícia três anos após a condenação, sendo preso em agosto de 2014, no Paraguai.

Vicente Vilardaga, traz em sua brilhante reportagem, os detalhes da vida de Abdelmassih. Desde sua arrogância e prepotência em ser o melhor em tudo na infância, ao seu sucesso em reprodução humana e o contato com grandes celebridades, como Hebe Camargo, Tom Cavalcanti, Pelé e Gugu Liberato, até os abusos sexuais denunciados por suas pacientes que eram dopadas e de forma inconsciente, violadas.

A cada página o suspense só aumenta. Você fica apreensivo com a descrição, os relatos das vítimas, a faixada tão bem constituída de um médico que anunciava aos quatro cantos que herdará um dom divino. Um homem que sedava mulheres e se aproveitada de sua instabilidade emocional para fazer o que quisesse em um sala fechada. É nojento, asqueroso e inacreditável o quanto situações como essa podem ser mais comum do que imaginamos.

Vilardaga também traça fatos importantes, já que muitas das acusações realizadas pelas vítimas foram inicialmente acobertadas pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, local onde o grande médico era super respeitado. O que só nos remete ao fato de que foi preciso dezenas de vítimas se manifestarem para que Roger fosse, finalmente, investigado.

Mas, sabemos que não é de hoje que mulheres, vítimas de qualquer tipo de agressão, não possuem muita credibilidade ao vir a público relatar o que sofreram. Imagina, difamar um doutor super respeitado, paparicado pelos famosos, que enganará a todos com sua bondade e aparência doce, é pedir pra não ser ouvida mesmo.

 Vicente Vilardaga merece os parabéns por constituir uma obra tão envolvente, e tão bem apurada de forma precisa contra os crimes bárbaros de Roger Abdelmassih. Uma farsa revelada aos olhos de todos os brasileiros que merece ser lida e digerida, já que não é fácil ler sobre os crimes de um médico cruelmente sádico.


Sobre o autor
Kamila Renata Brito
Kamila Renata Brito


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: