segunda-feira, 4 de julho de 2016

De Volta

AVALIAÇÃO: 4/5
EDITORA: GALERA RECORD
ISBN: 9788501073242
GÊNERO: DISTOPIA, FICÇÃO CIENTÍFICA, JOVEM ADULTO
PUBLICAÇÃO: 2016
PÁGINAS: 304
SKOOB

De volta é terceiro e último volume da Trilogia The 100. Escrito pela autora Kass Morgan e publicado no Brasil pela editora Galera Record, o livro finaliza a história dos cem jovens delinquentes que acabaram sendo escolhidos para serem os primeiros humanos a pisar no planeta Terra, após a catástrofe que dizimou grande parte da raça humana e obrigou os sobreviventes a procurarem abrigo no espaço.

Desde que chegaram na Terra, os cem passaram por muitas dificuldades e descobriram que eles não são os únicos habitantes do planeta. Existem outros humanos na terra, pessoas que nunca foram embora, e apesar de grande parte desses terráqueos serem amigáveis e terem aceitado os cem de braços abertos, existe um grupo que não aceitou muito bem os novos habitantes, e resolveu declarar guerra aos que invadiram seu território.

Essa situação que já era complicada se agrava ainda mais quando os outros sobreviventes que estavam morando no espaço, chegam na Terra em busca de abrigo, já que a nave não pode mais oferecer oxigênio. Dentre esses recém-chegados está o vice-chanceler Rhodes, que assim que pisa na terra, começa a exercer sua liderança inescrupulosa e logo parte em busca de Bellamy, que foi acusado de atentar contra a vida do Chanceler Jaha momentos antes de entrar na nave dos cem.

Em meio a toda essa tensão, Clarke, Wells, Bellamy e Glass, se encontram em difíceis posições, tendo que salvar a si mesmos e aqueles que amam das várias ameaças que os cercam. Clarke que agora finalmente está com Bellamy, faz de tudo para salvar seu amado, mas sua atenção está dividida entre salvar ele, e encontrar seus pais, que agora ela tem certeza de que estão vivos. Enquanto isso, Wells, que acabou de descobrir que Bellamy é seu irmão, começa a lidar com a culpa dos erros que cometeu, e toma decisões difíceis para ajudar a salvar seus amigos.

Com uma narrativa mais objetiva, De volta aborda todas as tramas secundárias de uma maneira mais breve e foca mais na trama principal. O livro nos prepara desde o início para o confronto final, e todas as tramas secundárias vão sendo resolvidas rapidamente para que a história caminhe o mais rápido possível para sua conclusão. Essa escolha da autora foi muito sábia, afinal ninguém gosta de ler um livro em que a trama se perde e o fim acaba sendo menos do que deveria.

Assim como nos livros anteriores, a narração é feita em terceira pessoa e os capítulos se revezam entre os personagens principais da história. Acompanhamos os pontos de vista dos personagens: Clarke, Wells, Bellamy e Glass, e cada um deles traz uma visão nova para história, o que nos permite saber tudo o que está acontecendo em diferentes lugares. A única parte ruim dessa divisão é ter que acompanhar os capítulos da Glass, que ao contrário dos livros anteriores, nesse livro acabaram sendo um pouco desnecessários e muito arrastados, já que fugiam do acontecimento principal e acabaram servindo só para aumentar o número de páginas.

Tirando esse pequeno problema, De volta se torna um livro muito bom, pois liga todos os pontos soltos e entrega um final bem amarrado e que encerra muito bem a trilogia, dando espaço a todos os personagens e finalizando bem todas as tramas.


Conheça os outros títulos da trilogia The 100:

1. The 100 (2014)

2. Dia 21 (2015)

3. De volta (2016)


 

Sobre o autor
Tayara Olmena Estudante que tomou gosto pela leitura aos 12 anos de idade depois que leu "A marca de uma lágrima" do escritor Pedro Bandeira. Costuma ler de tudo, mas ainda torce o nariz para o romance. Além de ler, também é viciada em séries e filmes, e não perde a oportunidade de maratonar sua série favorita.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook