domingo, 3 de julho de 2016

Série Fallen

Série Fallen, de Lauren Kate

A série Fallen, de autoria da estadunidense Lauren Kate, tem início com a chegada de Lucinda ao internato para adolescentes problemáticos em Savannah, na Geórgia, Sword & Cross. Lucinda acabara de perder o namorado em um incêndio misterioso e acredita que estar ali seja uma saída para todos seus problemas. Em um lugar onde celulares são proibidos e câmeras de segurança vigiam cada canto, Luce acaba conhecendo Daniel Grigori, um garoto misterioso pelo qual sente uma profunda atração, como se o conhecesse de algum lugar. No entanto, o rapaz não está nem aí para ela e não se inibe em deixar isso bem claro. Luce sabe que o garoto esconde algo de seu passado, e acaba que não medirá esforços para descobrir. Nem que seja uma verdade que pode matá-la.

Como é a crítica de uma série, aviso de antemão que ocorrerão alguns spoilers, pois fica difícil não dizer o que irá acontecer para entender a opinião de cada um dos livros. O primeiro é Fallen e o universo é apresentado ao leitor. Quando li o livro, tinha recém saído aqui no Brasil e estava bem naquela época de emergência do gênero de anjos e outras criaturas sobrenaturais. O livro me encantou na medida do possível, apresentando uma mitologia interessante e um romance tradicional que já havia lido em alguns outros casos.


Dele seguiu-se Tormenta, algum tempo depois. Confesso que não foi uma série que me empolguei a ir e comprar o segundo volume logo que saiu. Em um belo dia, estava passando pelas Lojas Americanas e ele estava na promoção. Aproveitei a oportunidade e acabei comprando. Ao contrário do primeiro, Tormenta se mostrou um pouco mais devagar no desenrolar da história (dizem que é a maldição de todo segundo livro de uma série). Luce descobre que Daniel é um anjo e que há várias vidas tentam ficar juntos, mas sem sucesso. Desta vez, a expectativa é grande para que aquilo realmente aconteça, mas os desafios e obstáculos para um felizes para sempre são maiores do que eles pensavam. Daniel leva sua amada até a Shoreline, uma escola na rochosa costa californiana que esconde alunos com talentos únicos: os nefilim, filhos ou descendentes de relacionamentos entre anjos e mortais. Ali, Luce aprende mais sobre as sombras e como utilizá-las para visitar suas vidas passadas. No entanto, quanto mais descobre acerca das Luces do passado, mais suspeita que Daniel está escondendo um segredo. Como eu disse, dos quatro é o livro que mais se arrastou na minha opinião. Para mim, a história não rendeu e não fluiu como havia acontecido no primeiro. Todavia, o ponto alto é o desfecho deste, que dá ao leitor uma expectativa muito grande ao que irá acontecer no terceiro livro.

Nesse ponto da série, fiquei extremamente curioso para saber o que iria acontecer. Na época, a autora acabou vindo no Brasil lançar Paixão e não pensei duas vezes em não ir no lançamento aqui em Florianópolis. Comprei o livro e foi literalmente uma paixão. No desfecho de Tormenta, Luce inicia sua jornada ao passado, entrando em um Anunciador, para tentar entender o que realmente acontece entre ela e Daniel. Boa parte de Paixão é a jornada da protagonista em todas as suas vidas passadas, retornando até mesmo no período da queda dos Anjos, quando a Terra nem mesmo existia direito. Lauren Kate consegue, neste livro, elevar o status de Fallen ao máximo, pois a surpresa foi tão grande pela criatividade da autora. Conhecemos várias Luces junto de nossa protagonista e com ela tentamos descobrir qual é seu verdadeiro destino.

O desfecho acontece em Êxtase. E se no terceiro já estava apaixonado, aqui a série se tornou a minha queridinha. Depois do ultimato final de Lúcifer, começamos Êxtase em clima de êxtase mesmo. Luce visitou todas as suas reencarnações passadas, com o intuito de entender melhor sua vida e tentar descobrir o por que da maldição que a assombra. Daniel, sempre presente, segue Luce por todas as épocas e vidas. Nesse novo volume, o tempo corre. Lúcifer ameaça recomeçar o mundo do zero, desde o momento da Queda. Luce, Daniel e seus amigos querem impedir isso a qualquer custo. A existência de três relíquias podem ser a chave do mistério. Mas onde elas estariam? Além disso, forças querem atrapalhar seus planos de qualquer jeito. Será que conseguiriam e teriam a chance de serem felizes de uma vez por todas? A autora mostra o amadurecimento da protagonista de maneira muito bacana, criando no leitor uma expectativa muito grande. Daniel também muda e se torna o anjo protetor de Luce. Temos reviravoltas e revelações neste livro que se tornam fundamentais para a série como um todo. Coisas que antes passaram despercebidas ou que não faziam sentido atingem total compreensão com esse. Por mais que soubéssemos de alguma maneira o final, o caminho pelo qual a autora optou em levar a trama tornam a série muito bem construída.

Lauren Kate se tornou uma autora muito querida por mim, cativando com uma narrativa fluida e seus personagens bem construídos. Terminei a série com um sorriso no rosto e com a certeza de que a série seria lembrada por mim com muito carinho. Não li os livros de contos e a outra série da autora, mas tenho certa curiosidade e espero saná-la o quanto antes. Se querem uma opção para se apaixonarem, Fallen é muito mais que recomendado!

Sobre o autor
Lucas Kammer Orsi
Lucas Kammer Orsi Estudante de História. Vê nos livros uma maneira de fugir da realidade e encontrar um pouco de aconchego do cotidiano tão corrido. Potterhead, se emociona fácil com romances, mas não deixa de lado um bom suspense, de viver uma aventura e dá gargalhadas com um chick-lit. Está sempre com suas séries atrasadas, mas isso não o impede de sempre começar mais uma. Amante da música pop, é grande fã de Taylor Swift.


Comentários no Facebook