quinta-feira, 30 de junho de 2016

AVALIAÇÃO: 5/5 EDITORA: VERUS, CORTESIA ISBN: 9788576864356 GÊNERO: ROMANCE, YOUNG ADULT PUBLICAÇÃO: 2016 PÁGINAS: 250 SKOOB

AVALIAÇÃO: 5/5
EDITORA: VERUS, CORTESIA
ISBN: 9788576864356
GÊNERO: ROMANCE, FICAÇÃO REALISTA, JOVEM ADULTO
PUBLICAÇÃO: 2016
PÁGINAS: 250
SKOOB

Em Namorado de aluguel, conhecemos Gia, uma jovem linda e popular do ensino médio, que está prestes a ser coroada rainha do baile de formatura com seu incrível namorado calouro da faculdade Bradley. Isso até ele, ainda no estacionamento, terminar o namoro com ela a deixando sozinha para enfrentar seus amigos que já nem acreditam que esse namorado realmente exista, afinal nunca o conheceram. Preocupada com o que os amigos vão pensar, Gia decide arriscar tudo em um plano maluco: pedir ajuda à um garoto estranho para que ele finja ser seu namorado por uma noite. Acontece que, quanto mais fica na companhia dele, mais Gia percebe quanta coisa há de errado em sua vida, a começar por todas as suas mentiras.

Não poderia começar essa resenha sem mencionar o quanto esse livro é fofo! Quando me contaram que Kasie West era uma rainha dos young adults eu não  acreditei, mas agora posso confirmar com todas as letras que ela sabe criar um bom livro, fofo e reflexivo ao mesmo tempo, como todo young adult deve ser.

Narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Gia, temos uma visão ampla do que está acontecendo com Gia e como é o modo dela de ver as coisas. Amo esse tipo de narrativa justamente por isso, podemos ver a perspectiva do protagonista dos acontecimentos, e isso torna mais nítido o amadurecimento que ele sofre ao longo da história. Aliás, esse é um dos pontos altos do livro: o fato de que a autora soube trabalhar muito bem o desenvolvimento da protagonista como pessoa e do que ela via como importante na sua vida.

A reflexão do livro é justamente isso, sobre as prioridades que temos em nossa vida, sobre o que é realmente importante, sobre o papel que desempenhamos na frente das pessoas e sobre o medo de mostrarmos quem realmente somos por dentro. Gia passa por tudo isso durante o livro, esse amadurecimento de passar de uma garota que representa para uma garota que mostra o que é de verdade.

A narrativa da autora é simplesmente espetacular. Uma escrita simples e objetiva, mas que envolve completamente, a ponto de nos sentirmos a personagem, como se amadurecêssemos com ela e a conhecêssemos de acordo com que ela própria vai se conhecendo.

O romance do livro é muito fofo e cativante. Previsível sim, mas delicioso de acompanhar. A autora, assim como soube desenvolver o crescimento pessoal da protagonista, soube trabalhar bem a evolução do relacionamento de Gia. Além disso, amei que o foco principal, embora pareça ser esse, não é o romance em si. A autora explora o romance como que sendo uma alavanca para toda a transformação pessoal de Gia. São as consequências desse relacionamento que são o ponto central da história.

Outro ponto que amei é que a autora soube explorar todo o contexto da história. Os personagens secundários são extremamente bem trabalhados e amei em especial a interação entra a família de Bec, que é super divertida e nos arranca diversos sorrisos durante a leitura.

De modo geral, Namorado de aluguel é uma leitura deliciosa e envolvente com todas as qualidades que eu mais prezo em um Young Adult: tema reflexivo, romance fofo, toque de realidade e uma jornada de amadurecimento pessoal incrível. Pra quem curte o gênero, esse livro definitivamente vale a leitura!


Sobre o autor
Larissa Gaigher Larissa Gaigher, 19 anos (12/06) – Rio de Janeiro Estudante de administração e química, leitora ávida e blogueira por paixão. Embarcou no mundo da literatura quando tinha 10 anos e nunca mais saiu de lá. Apaixonada também por música, séries e filmes. É uma geminiana típica, sempre faz muitas coisas ao mesmo tempo e muda de ideia várias vezes, tanto que não consegue definir um gênero favorito. Carioca da gema, tem 19 anos, adora uma boa praia, muita comida e diversão.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: