AVALIAÇÃO: 3,5/5
EDITORA: NOVO CONCEITO
ISBN: 9788581633381
GÊNERO: FANTASIA, JOVEM ADULTO
PÁGINAS: 368
PUBLICAÇÃO: 2014
SKOOB

O lado mais sombrio, livro escrito pela autora A.G. Howard e publicado no Brasil pela editora Novo Conceito, é uma obra de fantasia que vai nos contar a história da jovem Alyssa Gardner, uma garota que cresceu em uma família onde a loucura é algo hereditário.

Alyssa não teve uma infância muito feliz, ela viu sua mãe ser internada em uma clínica psiquiátrica após um episódio infeliz. Criada por seu pai, a garota cresceu com medo de se tornar “louca” como sua mãe, e as suas preocupações só aumentam quando ela começa a ouvir vozes de insetos e plantas.

Certa de que está indo pelo mesmo caminho das outras mulheres de sua família, Alyssa tenta silenciar essas vozes a todo custo. Mas depois de descobrir que essa loucura pode estar ligada a história do livro Alice no País das Maravilhas (que foi inspirada em sua tataravó), a garota começa a ligar os pontos e descobre que sua família foi vítima de uma maldição, e para quebrar essa maldição ela deve entrar no País das Maravilhas para consertar os erros cometidos por Alice.

Com um clima misterioso e mágico, o livro nos envolve na história da família de Alyssa de uma maneira muito forte. Conhecemos um outro lado da história do País das Maravilhas, e toda aquela magia da história original acaba sendo transformada em algo mais sombrio e caótico neste livro.

A jornada de Alyssa no País das Maravilhas é cheia de descobertas e reviravoltas, além de ser também muito emocionante, pois a motivação maior da garota é quebrar a maldição para salvar sua mãe. Essa parte mais emocional do livro foi muito bem explorada pela autora, que soube construir a relação familiar de uma maneira muito bacana, nos mostrando que o amor entre eles supera toda a loucura e os traumas dessa família.

Além de ter acertado na parte mais emocional, a autora acertou também na construção dos cenários. O universo do País das Maravilhas que já era maravilhoso na história original, neste livro ganhou um charme a mais e se tornou mais interessante, pois a autora deu um ar mais adulto e obscuro que poderia muito bem se tornar um cenário de um filme de terror.

Mas como nem tudo são flores, o livro não é perfeito e possui algumas falhas. A narração da história que fica por conta de Alyssa, não nos prende logo de cara, demorei muito tempo para entender a trama e entrar de cabeça na história. Além disso, a autora exagerou um pouco na quantidade de reviravoltas, o final do livro é uma sucessão de reviravoltas que me deixou meio perdida, tanto que tive que ler mais de uma vez para ter certeza do que estava acontecendo.

Tirando esses pequenos problemas o livro é uma delícia, e vale muito a pena ser lido. Ele tem todos os atributos que podem despertar o interesse dos mais diferentes leitores, pois possui romance (um triângulo amorosos meio clichê, mas que não incomoda e contribui muito para a construção da narrativa), fantasia, ação e mistério. Enfim, possui um universo muito bacana e merece muito uma chance.

Sobre o autor
Tayara Olmena

Estudante que tomou gosto pela leitura aos 12 anos de idade depois que leu “A marca de uma lágrima” do escritor Pedro Bandeira. Costuma ler de tudo, mas ainda torce o nariz para o romance. Além de ler, também é viciada em séries e filmes, e não perde a oportunidade de maratonar sua série favorita.



Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: