sexta-feira, 10 de junho de 2016

AVALIAÇÃO: 4/5 EDITORA: SUMA DAS LETRAS/CORTESIA ISBN: 9788581053035 GÊNERO: SUSPENSE PUBLICAÇÃO: 2015 PÁGINAS: 240 SKOOB

AVALIAÇÃO: 4/5
EDITORA: SUMA DAS LETRAS/CORTESIA
ISBN: 9788581053035
GÊNERO:THRILLER, SUSPENSE
PUBLICAÇÃO: 2015
PÁGINAS: 240
SKOOB

Catherine é uma mulher comum de meia idade, casada e com um filho que mora em uma cidade vizinha. Sua vida não possui nada de extraordinário que possamos ver, até que, no meio da mudança, Catherine encontra um livro chamado O completo estranho, livro que não lembra de ter comprado. Curiosa, ela inicia a leitura e descobre que seu pior pesadelo virou realidade: alguém não apenas sabe sobre seu maior segredo, como escreveu sobre ele. 20 anos após algum misterioso acontecimento na Espanha que envolve seu filho, Catherine se vê encurralada por esse segredo e correndo o risco de ter sua vida destruída.

Do outro lado da moeda temos Stephen, um senhor aposentado e amargurado pela perda de seu filho e sua amada esposa Nancy. Saudoso e solitário, o viúvo constantemente conversa com o espírito de sua esposa, que só faz alimentar o desejo de vingança que ele carrega. Ele se ressente da pessoa que trouxe tanta tristeza a sua amada esposa, que nunca se recuperou da morte do filho anos antes. Stephen quer que essa pessoa enfrente as consequências e sofra tanto quanto Nancy.

Cheio de suspense, Difamação é um livro que te deixa preso da primeira a última página. A autora constrói a trama lenta e calculadamente, de maneira que ficamos imersos na história para sermos repentinamente surpreendidos. Catherine, ao ser encurralada pelo livro e pelo segredo que há tantos anos guardava, vê sua vida virada ao avesso tentando descobrir quem seria a pessoa que queria tanto destruí-la. A autora usa de seu sentimento de culpa sobre o acontecido para nos manter agoniados e em suspense até os momentos finais, onde o ritmo é mais acelerado e o desfecho surpreende. Porém isso é uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo em que ficamos curiosos e elaborando teorias dramáticas sobre o segredo, conseguimos perceber a artimanha da autora para nos pegar desprevenidos no final.

A primeira metade do livro é mais recheada de perguntas do que respostas, com a protagonista tentando entender o que exatamente queriam com a publicação daquele livro.  Algumas dessas perguntas são deixadas sem respostas, de maneira que temos algumas pontas soltas no final, mas nada que tire demasiadamente o mérito do final surpreendente.

O fato é que o livro é um bom suspense, narrado com a simplicidade e a agilidade que caracterizam um texto sem firulas demais e que funcionam bem com esse gênero de livro. A trama é envolvente e, embora possamos perceber os artifícios da autora, o final não deixa de surpreender. O único “defeito” que posso dizer é que acredito que a autora tinha um enorme potencial, mas não soube o utilizar tão bem. O resultado é um livro que envolve e surpreende mas que poderia ser mais.

Sobre o autor
Larissa Gaigher Larissa Gaigher, 19 anos (12/06) – Rio de Janeiro Estudante de administração e química, leitora ávida e blogueira por paixão. Embarcou no mundo da literatura quando tinha 10 anos e nunca mais saiu de lá. Apaixonada também por música, séries e filmes. É uma geminiana típica, sempre faz muitas coisas ao mesmo tempo e muda de ideia várias vezes, tanto que não consegue definir um gênero favorito. Carioca da gema, tem 19 anos, adora uma boa praia, muita comida e diversão.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook