quinta-feira, 9 de junho de 2016

Avaliação: 4/5 Editora: Alfaguara, Cortesia ISBN: 9788556520135 Gênero: Publicação: 2016 Páginas: 135 Skoob

Avaliação: 4/5
Editora: Alfaguara, Cortesia
ISBN: 9788556520135
Gênero: ROMANCE, FICÇÃO FRANCESA
Publicação: 2016
Páginas: 135
SKOOB

Com suas 135 páginas, a história curtinha narrada em A caderneta vermelha é para aquecer os corações nas noites mais frias. O romance é leve, envolvente, e cercado pela atmosfera parisiense, o que deixa a narrativa ainda mais gostosa. O encanto que a história traz faz com que as páginas sejam viradas sem nem ver o tempo passar. A história é uma celebração à simplicidade do amor, e como ele está presente em variadas formas e pode chegar da maneira mais inesperada.

O livro conta a história de Laurent Letellier, um livreiro parisiense que encontra, pelas ruas da cidade, uma bolsa abandonada. A bolsa feminina lilás o instiga e faz com que ele tenha vontade de devolvê-la para a dona, que ele não faz ideia de quem seja. Dentro da bolsa, não há nada que indique seu nome ou qualquer outro contato. Há apenas objetos pessoais, como um perfume, um antigo espelho, um livro autografado por Patrick Modiano, e uma curiosa caderneta vermelha com anotações pessoais de sua dona.

As anotações da caderneta revelam um pouco do interior de sua dona – seus medos, seus desejos, seus gostos. Ao mesmo tempo em que Laurent vai descobrindo quem ela é a partir de seus escritos, o leitor conhece Laure, a moça que foi roubada assim que chegava em seu apartamento, e que sofreu uma agressão do ladrão ao tentar reagir. O machucado acaba deixando Laure em coma por cerca de uma semana, e é nesse período que a história se desenrola.

Como o livro é curto, não vou dar mais detalhes para evitar contar spoilers e para deixar que vocês mesmos desvendem o que acontecerá em seguida. Se Laurent, a partir dos objetos da bolsa, conseguirá encontrar a dona e devolver seus pertences. O que posso dizer é que essa busca se revelará muito mais profunda e que despertará um turbilhão de sentimentos nos personagens e também no leitor.

A história é uma delícia e muito reconfortante. Eu não poderia ter escolhido época melhor para lê-la do que um feriado frio e chuvoso. Apesar de curta, a obra é bem desenvolvida e bem amarrada. O autor não quis colocar muitos elementos e isso foi uma ótima escolha, já que às vezes a simplicidade é a melhor opção. O livro traz também uma série de referências literárias, que geram identificação nos leitores e tornam a obra ainda mais rica. Claro, Laurent é livreiro – não poderia ser diferente.

Os capítulos de A caderneta vermelha são curtos e a narrativa é em terceira pessoa. O romance é leve, envolvente e delicioso de ser lido. Mais do que recomendado!

Sobre o autor
Camila Tebet Camila Tebet, 22 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Lê de tudo um pouco, mas os gêneros de que mais gosta são os romances românticos e chick-lit. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe uma resposta

  1. segunda-feira, 20 de junho de 2016.

    Olá, eu ainda não tinha conhecimento desse livro, mas achei a premissa bem interessante. A história deve mesmo ser ótima, ainda mais por ser um romance mais leve pelo que pude perceber. Amo enredos assim e é claro que já anotei essa dica para conferir a leitura quando tiver a oportunidade.
    Beijos, Fer

  2. segunda-feira, 20 de junho de 2016.

    Olá…
    Ja vi muitas resenhas desse livro… Infelizmente até agora ele não me chamou a atenção, até mesmo amigos meus que leram o livro me recomendaram e mesmo assim eu não concegui ler, acho que não estou pronta para esse livro kk mesmo assim gostei da sua resenha, seu modo de resenhar o livro e bem leve…
    Beijocas…
    https://westfalllivros.blogspot.com

  3. segunda-feira, 20 de junho de 2016.

    Olá Camila,
    Achei esse título bastante diferente e bacana, entretanto, não fiquei curiosa em relação a leitura. Acho que não é o que preciso no momento, apesar de o livro parecer ser extremamente bom.
    Fiquei muito feliz por você ter combinado a leitura com um dia chuvoso, pois, no começo, me remeteu mesmo a esse dia.
    Vou deixar o nome anotado, mas acho que não lerei tão cedo.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

  4. segunda-feira, 20 de junho de 2016.

    Oii!
    Achei o titulo bem diferente e deve ser um livro muito bom! Curti a história e me deixou curiosa para conhecer esse romance <3 Quando li que tem referencias literárias corri para colocar nos desejados <3

    Beijão!
    Vem conhecer o meu cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

  5. terça-feira, 21 de junho de 2016.

    Me parece um romance fabuloso, mesmo não sabendo como ambos vão se encontra o que torna ainda mais atrativo ao meus olhos de se ler!

  6. terça-feira, 21 de junho de 2016.

    Own *-* Fiquei encantada pela sua resenha, esse livro entrou fácil na minha listinha, ainda mais nesses dias frios que estamos tendo. Estou curiosa para saber como será o desenrolar desse romance. Obrigada pela dica e ótima resenha.

  7. terça-feira, 21 de junho de 2016.

    Olá ♥
    Nossa fiquei encantada com o enredo da história , a leitura parece que flui rápido, pelo fato do livro ser curto achei a história bem chamativa e o tipo de livro que você lê em um dia. Ainda não conhecia o livro, mas agora estou bem curiosa para conhecer e saber o desfecho dessa história e obviamente descobri o que estava escrito na caderneta.

  8. quarta-feira, 22 de junho de 2016.

    Oiee ^^
    Eu estava interessada em ler esse livro, mas ele me lembrava um pouco de outro romance que li uma vez, que tinha uma premissa parecida, então desisti dele por um tempo. Fico feliz em saber que o romance é leve e envolvente, me deixou mais animada. Parece ser um ótimo livro para se ler num dia chuvoso e frio. Gostei.
    MilkMilks ♥

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: