terça-feira, 31 de Maio de 2016

Filme_Noturno

AVALIAÇÃO: 4/5 EDITORA: INTRÍNSECA, CORTESIA ISBN:9788580575903GÊNERO: THRILLER, POLICIAL, TERROR PUBLICAÇÃO: 2014 PÁGINAS: 622
Skoob

Filme Noturno foi o último título que li da Editora Intrínseca, eu finalizei a leitura já faz algum tempo e somente agora estou escrevendo a resenha, apesar do livro ser um pouco extenso, no entanto, a trama é super fluída. Num misto de thriller, policial e terror, a escritora norte-americana Marisha Pessl insere o leitor numa investigação agoniante, por cerca de 118 capítulos a autora fornece as peças necessárias para desvendarmos a misteriosa morte da filha do celebre diretor de filmes de terror Cordova.

Cordova é tanto excêntrico e leva uma vida reclusa, isolado do mundo, seus filmes são impactantes, alguns produzidos na clandestinidade; muitos dos atores contratados após sua aparição nunca mais foram vistos em nenhuma outra produção; os fãs do cineasta são tanto assustadores, alguns dos quais obcecados por Cordova criaram uma seita sinistra em seu nome; essas peculiaridades acabam despertando o interesse do prestigiado jornalista investigativo Scott McGrath.

Após uma entrevista num programa de televisão, Scott fez algumas acusações graves sobre Cordova, onde acabou processado e sua carreira como jornalista foi pelo ralo, alguns anos depois com a morte de Ashley Cordova, que a princípio foi anunciada como suicídio, Scott retoma sua obsessão pela família e os mistérios que o cercam, assim junto de Nora (uma jovem órfã sem moradia fixa) e Hopper (um jovem que possui um passado com Ashley) decide investigar o caso por conta própria.

As investigações levam o trio para um confuso labirinto de artimanhas, onde, eles parecem meras marionetes numa das aterrorizantes produções do mestre do horror, questionar os acontecimentos os colocas em situações ainda piores, assim eles reconstroem os passos percorridos por Ashley até sua morte e a elucidação dos mistérios pertinentes (nem todos) que levaram Scott nesta busca desenfreada pela verdade.

FOTO: PATRÍCIA OLIVEIRA / VIAGENS DE PAPEL

Filme Noturno me proporcionou uma boa experiência de leitura, narrado em primeira pessoa por Scott, foi possível compreender os anseios do personagem e visualizar todo contexto que o precede. O livro tem uma história bem amarrada e construída, onde realidade e ficção caminham de mãos dadas.

FOTO: PATRÍCIA OLIVEIRA / VIAGENS DE PAPEL

Um dos elementos de maior destaque do livro é o visual que dá maior autenticidade e veracidade para história, Marisha Pessl criou toda uma história contada em paralelo, pontuando os acontecimentos com imagens do caso, reportagens que saíram na mídia, e ainda, temos acesso aos arquivos policiais com informações confidencias de Ashley.

FOTO: PATRÍCIA OLIVEIRA / VIAGENS DE PAPEL

O final, deixa o leitor em devaneio, pois desafia seu psicológico, é difícil delimitar o que de fato ocorreu, cabe a nós nos atermos as pistas e tirarmos nossas próprias conclusões.

FOTO: PATRÍCIA OLIVEIRA / VIAGENS DE PAPEL

Sobre o autor
Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira, 25 anos (07/01) – São José/SC. Acadêmica de Direito, leitora assídua e blogueira. Lê de tudo um pouco, seus gêneros literários favoritos são romance histórico, época e contemporâneo, thriller psicológico, fantasia épica e clássicos. Sempre cultivou a ideia de criar um blog, onde pudesse compartilhar sua opinião. Quando não está fazendo tarefas cotidianas, geralmente está divertindo-se na companhia de seus bichos de estimação. Curte séries, filmes de comédia romântica e animes, mas sua grande paixão é a literatura.



Deixe uma resposta

  1. terça-feira, 21 de junho de 2016.

    Oiii Patricia, tudo bem?
    Já vi esse livro para vender na livraria aqui da minha cidade e achei a capa horrível, mas diante da sua resenha e saber do que realmente se trata a obra, só aumentou a minha curiosidade, é um dos meus gêneros favoritos.
    Beijinhos

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: