licoes_do_mestre-confucio

AVALIAÇÃO: 5/5
EDITORA: JARDIM DOS LIVROS, CORTESIA     ISBN:9788563420336 GÊNERO: NÃO FICÇÃO  PÁGINAS: 96          PUBLICAÇÃO: 2016    
SKOOB

Em Confúcio – As lições do mestre, obra traduzida diretamente do Chinês por André Bueno, conhecemos um pouco mais sobre a biografia e ensinamentos de um dos pensadores mais importantes da filosofia mundial, Confúcio (551-479 a.C). O livro, basicamente, apresenta de forma bem didática e muito fácil de compreender a ideologia do filósofo acerca de questões sociais, políticas e econômicas.

Na contramão de teóricos e pensadores da época, que propunham soluções para resolução de problemas sociais, Confúcio destacou-se por suas ideias humanizadas, que não tinham como foco as instituições administrativas, mas sim a população em geral.

Dentre outros ensinamentos, a publicação destaca que as ideologias e ensinamentos de Confúcio baseavam-se no pilar da educação como sendo a única forma de combater os problemas sociais. Para ele, uma população bem educada academicamente e moralmente aprende a valorizar sua cultura e costumes e tem uma conduta ética e moral. De acordo com Confúcio, os problemas vividos pela população chinesa na época, eram causados justamente pela falta de educação. E é seguindo esta linha de pensamento que o livro As Lições do Mestre é apresentado. É uma seleção do Lunyu, o texto básico da doutrina Confucionista.

Gente, este livro é maravilhoso, uma dadiva, pra mim que amo filosofia achei a leitura bem tranquila de compreender. Repleto de ensinamentos, esta obra é super indicada até mesmo para quem não é fã desta disciplina. Super recomendo. Uma leitura bem curtinha e que com certeza pode ser muito bem aproveitada. Há desde ensinamentos sobre política até moral, sabedoria e sociedade. Assim como a filosofia em geral é atemporal, esta obra, coletânea de ensinamentos de Confúcio, pode ser aplicada ainda nos dias atuais. Não é entediante e dá pra aprender várias coisas interessantíssimas.

“O Mestre disse: Uma pessoa sem humanidade não resiste a adversidade nem vive muitas alegrias. Uma pessoa boa se apoia na humanidade e se beneficia dela.”

Sobre o autor
Anne Caroline Anderson
Anne Caroline Anderson Catarinense. 24 anos. Leitora por amor e futura jornalista. A melhor parte do dia? Aquela em que eu abro um livro e passo um bom tempo mergulhada em sua estória <3


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: