segunda-feira, 23 de maio de 2016

Encrenca

Avaliação: 4/5
Editora: Verus, Cortesia
ISBN: 9788576864103
Gênero: Romance, Ficção Realista, Jovem Adulto
Publicação: 2016
Páginas: 307
Skoob

Quando comecei a ler Encrenca eu não dava muito pelo livro. Achava que ia ser mais uma história regular sobre dramas adolescentes. Mas a capa e a sinopse me chamaram a atenção e eu resolvi dar uma chance. Ainda bem que fiz isso, valeu muito a pena! A obra é narrada sob o ponto de vista de Hannah e Aaron, dois adolescentes que são muito diferentes, mas algo acontece e conecta fortemente suas vidas. É um livro que fala sobre amizade e sobre as reviravoltas da vida.

Hannah Shepard é uma menina de quinze anos que leva uma vida bem desregrada. Ela é movida a festas, garotos, e está pendurada na escola. Já Aaron Tyler é um garoto misterioso que acabou de se mudar, que fica sempre na dele e é um tanto quando indecifrável. Por motivos diferentes, os dois começam a frequentar os mesmos eventos e Aaron começa a notar Hannah e enxerga a menina de maneira diferente do que todas as outras pessoas – que só a julgam pelas suas atitudes.

Aos poucos, os dois se aproximam e algo faz com que suas vidas se conectem ainda mais: Hannah descobre que está grávida e, para tentar reparar um erro do passado, Aaron se oferece para fingir ser o pai do bebê, mesmo que nada tenha acontecido entre eles. Isso faz com que os dois se conheçam melhor e construam, aos poucos, uma grande amizade.

Por ter cerca de 300 páginas, as coisas acontecem muito rápido na história. Logo no início Hannah descobre que está esperando um filho e vê sua vida virar de cabeça para baixo. Antes ela era popular, frequentava todas as festas, era cercada de amigos. Mas depois descobre que a amizade verdadeira era completamente diferente do que ela imaginava. Já Aaron percebe que é preciso enfrentar o passado para poder seguir em frente.

O livro é narrado em primeira pessoa e intercala os pontos de vista de Hannah e Aaron, o que deixa a leitura dinâmica e nem um pouco cansativa. Além disso, é possível conhecer um pouco de cada personagem. Outro ponto positivo é que, apesar de ser um livro que fala principalmente sobre gravidez na adolescência, traz outros temas e reviravoltas – apesar de não serem tão aprofundados.

Dos pontos negativos, destaco o final, pois achei que acabou de forma muito abrupta e eu queria ver mais da história, saber o que aconteceu depois. Mas, de toda forma, Encrenca é um livro divertido, que fala sobre amizade, maternidade, erros e acertos. É uma história leve, que propõe algumas reflexões interessantes, sendo uma boa opção de entretenimento.


Sobre o autor
Camila Tebet
Camila Tebet Camila Tebet, 24 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: