Avaliação: 3,5/5
Editora: Seguinte, Cortesia
ISBN: 9788535914849
Gênero: Ficção Científica, Fantasia, Jovem Adulto
Páginas: 336
Publicação: 2015
Skoob

Atenção: essa resenha pode conter spoilers dos volumes anteriores!

Cuidado com o lado sombrio da força! é o terceiro livro da trilogia Star Wars publicada pela editora Seguinte. A história é baseada no terceiro filme da saga Star Wars (O Retorno do Jedi), e coube ao autor Tom Angleberger recontar esse clássico para a nova geração.

O livro começa com nossos heróis indo salvar Han Solo que foi capturado pelo Jabba, o chefe dos contrabandistas, que ficou muito irritado por Solo ter perdido seu carregamento de especiarias. Após alguns momentos de tensão eles conseguem cumprir seu objetivo, mas os problemas ainda estão só começando, pois o Império passou todo esse tempo trabalhando em uma nova Estrela da Morte que assim como a anterior é capaz de destruir um planeta inteiro.

A partir daí a narrativa ganha força com Luke e os Rebeldes bolando um plano para destruir o Império, nosso herói está decidido a acabar com o Imperador de uma vez por todas, só que ele não imaginava que teria tantos empecilhos pelo caminho. Luke precisará contar com todo o seu treinamento Jedi para lidar com todos os acontecimentos que estão por vir.

Diferente dos primeiros livros dessa trilogia em que a leitura fluiu e acabei lendo muito rápido, Cuidado com o lado sombrio da força! foi uma leitura extremamente lenta para mim. Demorei muito tempo para entrar no ritmo, pois não gostei da maneira que o autor escolheu para nos contar a história.

Tom Angleberger usou uma narrativa mais pessoal e até mesmo informal, como se estivesse nos contando a história em uma conversa. Geralmente esse tipo de narrativa me agrada, mas a dele não conseguiu me prender, e só consegui entrar de cabeça na história depois da metade do livro.

O que me agradou bastante neste livro, foram as revelações e os momentos de ação e emoção. É uma história de tirar o fôlego, e eu que ainda não tinha visto o filme fiquei bem surpresa em vários momentos da história. Outro ponto que me agradou, foram as informações nos rodapés, elas facilitam e contribuem bastante para que a história seja mais fácil de entender e mais completa.

“É a coisa mais aterrorizante que já a galáxia já viu. No entanto, há algo ainda pior, mais perto, lá fora entre as árvores, nesta lua, ainda invisível… e à procura dele. E Luke sabe que não pode se esconder.”

Não posso deixar de falar sobre a edição que assim como as anteriores está maravilhosa, a editora Seguinte está de parabéns por ter tido o cuidado de fazer uma trilogia com uma estética tão bonita. O livro possui ilustrações muito bonitas que só acrescentam para que a leitura fique mais atrativa.

Enfim, no geral Cuidado com o lado sombrio da força! é um livro de altos e baixos, e que vai ganhando força no decorrer da leitura. Apesar de ter tido alguns problemas com ele, acredito que ele encerra muito bem essa trilogia de Star Wars.

Sobre o autor
Tayara Olmena Estudante que tomou gosto pela leitura aos 12 anos de idade depois que leu "A marca de uma lágrima" do escritor Pedro Bandeira. Costuma ler de tudo, mas ainda torce o nariz para o romance. Além de ler, também é viciada em séries e filmes, e não perde a oportunidade de maratonar sua série favorita.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook