O_PODER_DA_COMUNICACAO_

Avaliação: 5/5
Editora: Paz & Terra, Cortesia
ISBN: 9788577533213
Gênero: Não-ficção
Páginas: 630
Publicação: 2016
Skoob

O poder da comunicação, mais uma leitura que indico para Jornalistas ou até mesmo pessoas que estão em busca da compreensão do mundo ao nosso redor. Ou melhor, das relações de poder, política e de que forma a Comunicação é utilizada para beneficiar e promover as mais diversas instituições quando estas desejam ter a opinião pública ao seu favor quando lhes convém.

O autor começa nos situando quanto as definições do que é o poder em si. Basicamente, como ele se constrói e como é derrubado. Ele explica didaticamente a dinâmica das relações. Um trecho que me chamou bastante atenção logo no começo foi um em que ele detalha as associações políticas. Manuel Castells afirma que há sempre uma instituição dominante. A dominada por sua vez, permite essa superioridade até o momento que lhe convém, que lhe sirva de forma benéfica. Relação esta que se rompe, a partir do momento em que a dominada decide reagir em prol de ganhos maiores.

Esta teoria me faz lembrar de nosso conturbado momento político e econômico, que, aliás, se deve ao fato de um aliado se voltar contra seu antigo parceiro, neste caso, representado pelo vice-presidente Michel Temer e a presidente Dilma Rousseff. E é exatamente isto que o autor contextualiza. Quando interesses se sobrepõem à alianças, as relações de poder se rompem para que outras sejam formadas.

Nos próximos capítulos, o autor mostra como a comunicação pode ser utilizada em campanhas políticas e de que forma influencia os eleitores. Desde os aspectos psicológicos, sentimentais, aos aspectos políticos de uma eleição, por exemplo. Também nos apresenta e exemplifica de que forma a revolução digital, por meio da internet, colabora para colocar pessoas no poder, citando o case do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Podemos verificar neste exemplo, mais do que nunca, como de fato a comunicação, a informação é poder. A equipe do até então candidato Obama desenvolveu um trabalho de ponta. Descobriram que os eleitores em potencial eram ativos nas redes sociais. O próximo passo foi fácil. O candidato também se tornou ativo. Tornou-se popular e muito admirado pelos internautas. Resultado: Barack Obama foi eleito presidente de uma das maiores potências mundiais. Os passos foram simples. Ele precisava vencer, tomou posse de informações e falou com as pessoas certas. Poder é isso. É buscar informações relevantes e utilizá-las a seu favor. É dessa forma que o poder se constrói.

Talvez por ser jornalista, minha avaliação desta publicação é a máxima, a obra é excelente/excepcional. Apesar de ser uma leitura densa, vale a pena conferir. O autor explica de forma bem didática, incluindo gráficos e tabelas, tudo o que precisamos saber sobre comunicação e como é utilizada para exercer controle. Uma leitura que vai agregar e muito ao seu modo de perceber a realidade que lhe cerca. Leia de forma bem tranquila e com senso crítico. Desta forma, a leitura soa leve e compreensível.


Sobre o autor
Anne Caroline Anderson
Anne Caroline Anderson

Catarinense. 24 anos. Leitora por amor e futura jornalista. A melhor parte do dia? Aquela em que eu abro um livro e passo um bom tempo mergulhada em sua estória <3



Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: