sábado, 26 de março de 2016

images

2015 foi o terceiro ano que datei cada livro lido, tudo através do Skoob. Então sempre que finalizo uma leitura, acesso minha estante, marco o livro como lido, faço a avaliação de 1 a 5 estrelas e acrescento a data do término da leitura.

Existem também usuários que colocam metas de leitura, esse é um processo que não faço porque sempre tem livros novos chegando das editoras parceiras e sempre é uma surpresa. Essa maravilhosa rede social brasileira para leitores, é sem dúvida um site que semanalmente navego diversas vezes.

Participo dos sorteios de cortesias, onde cada editora disponibiliza em média 5 a 10 exemplares de alguns de seus lançamentos. O interessante nesse caso é que no seu primeiro acesso a esse campo, já digita seu endereço e não precisa ficar voltando lá para conferir se ganhou ou não, o livro chegará na sua casa. Não tem alegria maior em chegar em casa após um longo dia de trabalho e ter um pacote lhe esperando. Já ganhei 3 livros. Ou seja, você pode clicar para participar de todos os sorteios por exemplo, depois é só sentar e esperar os Correios.

Outra utilidade do site é a interação com outros Skoobers. Você pode ter amigos, seguidores ou simplesmente enviar mensagens para outros usuários. Eu converso e troco livros por conta própria, por exemplo, olho a estante da pessoa e me interesso por um livro que está na lista dela de trocas, pergunto o estado do livro, ela responde, se ela gostar de algum livro da minha estante de trocas, enviamos por Correio. Esse procedimento é algo pessoal de cada usuário, que pode ou não gostar de fazer isso. Sempre faço e nunca tive problemas.

Porém, pensando que nem sempre esse meio é o mais adequado para trocas de livros, o Skoob acrescentou uma ferramenta muito útil chamada de Plus – Trocas. Lá todos os livros que você marcou na sua estante como trocas, ficam disponíveis para os usuários, quando uma pessoa solicita o livro e você aceita, tem então a responsabilidade de enviar o livro pelos Correios para a pessoa, assim que ela receber, você ganhará 1 crédito pela troca, assim poderá agora solicitar um livro. Também utilizo muito esse recurso.

No final de cada ano, gosto de observar o total de livros, fazer a RETROSPECTIVA de minhas leituras sempre é algo que me deixa feliz, não pela quantidade, mas por poder relembrar quanta coisa muito boa consegui ler entre tantas histórias lidas.

2015 foi um ano que desacelerei um pouco, não bati a quantidade lida em 2014, mas foram muitas conquistas. Como professora de informática e robótica, foi muito bom saber que os livros influíram nessas áreas, dando-me um bom material para compartilhar e trabalhar com meus alunos uma diversidade de temas. Percebo que o que mais ganho com esse aceitável vício, principalmente nos livros infantis é a criatividade. Torno-me mais criativa, inventiva e descobridora.

Meu paginômetro mostra que eu leio bastante, porém as páginas não são tantas assim, a maior parte dos livros são infantis que tem em média de 20 a 30 páginas. Esse recurso, o paginômetro é bacana a modo de competição, minha filha por exemplo fica disputando com outras pessoas da família pra saber quantidade de livros e páginas…

Esse ano já iniciei uma nova contagem, os livros de 2016 fizeram com que eu batesse 1000 livros lidos!!! Minha estante está muito bonita agora…

Apesar disso, esse ano não quero superar meus próprios números, mas sim publicar meu primeiro livro infantil: Douradinha de Sol, que já está registrado na Biblioteca Nacional. Estou no processo agora de correr atrás de Editoras que se interessem por minha história, vamos ver se em breve conto maiores detalhes para vocês.

Se quiserem me encontrar no Skoob, basta clicar aqui! Acessem também a fanpage do Skoob, lá vocês encontraram promoções exclusivas. Confiram também o Skoob do site.

Skoob

Sobre o autor
Nara Dias 31 anos (22/12) – São Paulo Pós graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de informática e robótica para crianças de 4 a 11 anos. Também com especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, na Baixada Santista. Seu perfil no Skoob com mais de mil livros lidos, mostra sua paixão pelo gênero infanto-juvenil, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.


Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: