Resenha Viagem à Terra da Rainha do Crime

Avaliação: 3/5 Editora: Chiado,Cortesia ISBN: 9789895103768 Gênero: Biografia,Memórias Publicação: 2013 Páginas: 230 Skoob

Quem gosta e admira Agatha Christie, conhecida também como Rainha do Crime e Duquesa da Morte, não pode deixar de ler este livro. Escrito pelo brasileiro Tito Prates e publicado pela Chiado Editora, Viagem à Terra da Rainha do Crime é uma homenagem a autora e fala sobre a viagem que o autor fez a todos os lugares importantes para a vida de Christie e também de seus personagens.

Prates é um grande fã da autora. Foi apresentado à obra de Christie pela tia, quando tinha nove anos, e desde então já leu e releu todos os seus livros. Logo no início do livro ele conta o que o levou a viver essa aventura. Ao receber uma herança inesperada, resolveu utilizar o dinheiro para fazer uma viagem que queria há muito tempo: ir aos lugares que Agatha Christie viveu, por onde passou e assistir peças de teatro baseadas em suas obras.

O livro conta um pouco da preparação para a viagem, a escolha dos locais a serem visitados e fala sobre cada local importante para a autora que Prates teve a oportunidade de visitar. Para quem não conhece muito da vida de Christie, é uma ótima chance de saber mais e ficar sabendo também sobre sua extensa obra. Um dos pontos mais legais do livro é que, ao fim de cada capítulo, o autor insere algumas curiosidades.

Agatha Christie nasceu e viveu na Inglaterra por boa parte de sua vida, então é lá que o livro se passa. Depois de chegar à Terra da Rainha, Tito Prates passa por diversos lugares, como Torquay, Mile, Greenway House, Sunningdale, Hotel Bertram, entre outros. Todos esses fizeram parte da vida da autora e influenciaram na criação de seus livros. Durante a leitura, é muito bacana pensar em tudo que Christie vivenciou e também acompanhar a admiração de Prates em relação à autora.

Além de falar sobre os locais mais importantes, Prates também aborda muito da vida de Christie. Dois capítulos são dedicados a um dos episódios mais interessantes da vida dela: quando forjou um desaparecimento após ser abandonada pelo marido. A busca pela Rainha do Crime, na época, reuniu centenas de pessoas e se tornou um dos maiores resgates do mundo.

Para aqueles que gostam da autora ou para os que querem saber mais sobre ela, a leitura é recomendadíssima. A escrita flui bem e é divertido acompanhar a jornada do autor. Os capítulos são curtos e trazem dinâmica à história. Uma coisa que me incomodou um pouco durante a leitura foram os erros de revisão, mas nada que comprometa a experiência. A edição traz também algumas fotos da viagem do autor, fazendo com que seja possível fazer parte, de alguma forma, dessa aventura.

A obra é narrada em primeira pessoa pelo autor. Já no início do livro dá para ver que ele realmente é apaixonado pela Rainha do Crime e pelos seus livros, grande conhecedor de toda a sua obra. Gostei muito da leitura e de saber mais sobre Christie, além de ter me deixado ainda com mais vontade de ler seus livros. Vale muito a pena!

Sobre o autor
Camila Tebet
Camila Tebet Camila Tebet, 24 anos (05/06) – Paraná Jornalista, tem a literatura como uma de suas paixões. Acredita que os livros têm o poder de transformar e falar sobre essa arte é um de seus passatempos favoritos. Entre os seus livros favoritos estão "Harry Potter" (é claro), "Na Natureza Selvagem", "Orgulho e Preconceito" e "A Menina Que Roubava Livros". Também é apaixonada por séries, cinema e fotografia. Escreve também para o site www.expressocultural.com.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook