Organizei alguns livros infanto juvenis que li e que contam a história do Brasil e cujos personagens foram importantes para construção do nosso país. Confira!

As Barbas do Imperador
Texto de Lilia Moritz Schwarcz
Ilustração de Spacca
Editora Quadrinhos na Cia
143 páginas


O livro é apresentado em quadrinhos, é riquíssimo em conteúdo histórico brasileiro, e sem dúvidas é um incentivo espetacular para crianças, adolescentes e adultos entenderem um pouco mais da história de Dom Pedro II e seu reinado no Brasil, desmistificando algumas questões históricas tão enraizadas na nossa cultura, como por exemplo, o fato da princesa Isabel não ter sido a grande heroína que assinou a Lei Áurea, ao invés disso, termos sido o último país a abolir a escravidão.

Misto de ensaio interpretativo e biografia de d. Pedro II, o livro foi um marco na historiografia brasileira, apresentando uma visão nova e reveladora de nosso passado. O livro materializava o mito monárquico ao descrever, por exemplo, a construção dos palácios, a mistura de ritos franceses com costumes brasileiros, a maneira como a boa sociedade praticava a arte de bem civilizar-se, a criação de medalhas, emblemas, dísticos e brasões, a participação do monarca e o uso de sua imagem em festas populares.

Promovendo um diálogo fértil entre sua argumentação e a riquíssima iconografia da época, a autora mostrava de que maneira a monarquia brasileira se tornou um mito não apenas vigoroso, mas extremamente singular. Dezenas de personagens da nossa história circulam pelos desenhos de Spacca, que recriou com fidelidade toda uma época, convertendo documentos, retratos, pinturas e obras arquitetônicas numa narrativa de tirar o fôlego. Ao fim, uma seção de extras amplia a discussão do livro, com textos sobre a Guerra do Paraguai, a escravidão e a fotografia no império, além de uma galeria de personagens do livro e uma alentada cronologia.

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular no Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton (EUA). Spacca é cartunista e ilustrador. Ambos de São Paulo. 
Quando Pedro tinha 9 anos
Texto e ilustração de Mariana Massarani
Editora Global
40 páginas



Esse livro é fantástico! Com ele é possível ensinar às crianças pequenas um pouco de história do Brasil por meio das belíssimas imagens que retratam o Rio de Janeiro em 1808, a população, os costumes, o cenário… Você passa cada página acompanhando algum membro da família real ou criados, que estão à procura de Dom Pedro I. O mais divertido é desdobrar a página e descobrir aonde ele estava afinal. 


Pedro é um menino curioso, ativo, vive aprontando… Sua família procura por ele o tempo todo. Mas afinal, quem é esse menino que chegou de uma longa viagem com a família, para morar num lugar exuberante, em uma cidade maravilhosa de um país diferente? Quem é, afinal, esse Pedro que teve uma infância igual a de qualquer outra criança?


Homem voa!
Texto de Beatriz, Elizabeth e Ruyter C. Ribeiro
Ilustração de João Guilherme C. Ribeiro
Editora Zit
32 páginas


Esse livro é bastante atrativo, conta a biografia de Alberto Santos Dumont, mostrando sua infância e curiosidades. Mais do que contar a história das peripécias do jovem Alberto Santos Dumont, queremos que as crianças possam reviver aqueles tempos em que as novidades fervilhavam, e o progresso começava a ganhar velocidade vertiginosa. Aquela época que o mundo conheceu como a Bela Época, da qual nosso Santos Dumont foi um dos grandes expoentes. O livro honra a memória daquele que, com justiça, é para nós o Pai da Aviação.


Anita Garibaldi, o nascimento de uma heroína
Texto e ilustração de Custódio
Edição do autor
68 páginas



História em quadrinhos, toda em preto e branco. O ilustrador Custódio conta a história de nossa heroína brasileira, famosa no Uruguai e também na Itália. Apesar de ter diversas obras falando sobre Anita Garibaldi, confesso que nunca tinha lido nada sobre ela e infelizmente, nem estudado sobre ela na escola. Talvez por esse motivo, tenha me sentido um pouco perdida no decorrer da história, mas nem por isso deixei de entender tudo o que foi descrito e me senti extremamente estimulada e ler mais sobre a trajetória vivida por essa grande mulher. Gostei do modo que  que o autor ilustrador aborda os fatos não comprovados historicamente, deixa isso claro no texto e aponta outras possíveis conjunturas. Uma ótima leitura complementar, não só para as aulas de história.



Terra à vista
Texto de Beatriz, Elizabeth e Ruyter C. Ribeiro
Ilustração de João Guilherme C. Ribeiro
Editora Zit
32 páginas


Num mundo em que as comunicações derrubam as fronteiras, é preciso ressaltar nossos valores e nossas raízes, os quais nos tornam um país. Trazer a História do Brasil para o mundo mágico das crianças não é difícil, porque nossa História tem um encanto todo especial. E por que não começar pela chegada de Cabral às terras que hoje se chamam Brasil?


Porque o Brasil é grande
Texto de Beatriz, Elizabeth e Ruyter C. Ribeiro
Ilustração de João Guilherme C. Ribeiro
Editora Zit
32 páginas



Como foi que o Brasil se consolidou como esse país gigante, detentor da maior parte da água potável do mundo e da maior biodiversidade do planeta? Como é que o Brasil não se dividiu em dezenas de países menores, como aconteceu com os outros países da América Latina?


O livro mostra que, além do fator sorte, além da bênção divina, o Brasil é o que é graças a seus filhos ilustres, que construíram a história desta nação. Uma história para entendermos e nos orgulharmos de ser brasileiros, como eles.

Por Nara Dias

Sobre o autor
Nara Dias 31 anos (22/12) – São Paulo Pós graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de informática e robótica para crianças de 4 a 11 anos. Também com especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, na Baixada Santista. Seu perfil no Skoob com mais de mil livros lidos, mostra sua paixão pelo gênero infanto-juvenil, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.


Deixe uma resposta

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: