Avaliação: 5/5
Editora: Seguinte/Cortesia
ISBN: 9788565765770
Gênero: Fantasia/Jovem Adulto
Páginas: 264
Publicação: 2015
Skoob
A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda, escrito pela autora Alexandra Bracken e publicado no Brasil pela editora Seguinte, é uma novelização de Star Wars: Uma Nova Esperança.  Essa nova “roupagem” para a história clássica se saiu muito bem na missão de recontar a história com uma nova linguagem direcionada para o público juvenil. 

O livro é divido entre em três partes: A Princesa, O Cafajeste, e O Garoto da Fazenda, em cada parte a narração é focada em um desses personagens, nos contando suas visões sobre as situações, a maneira como eles agem, e o porquê de tomarem determinadas atitudes.

Na primeira parte somos apresentados à personagem da Princesa Leia, uma jovem que decidiu lutar ao lado dos rebeldes para derrubar o Império. Logo no início, Leia acaba sendo pega e levada como prisioneira pelo Darth Vader. Sua única esperança é que o droide R2-D2, no qual ela gravou informações preciosas, chegue até Obi-Wan, um famoso Jedi, e assim, usando essas informações, ele possa ajudar a lutar contra o Império.

“Coloquei informações cruciais para a continuidade da Rebelião na memória desta unidade R2. Meu pai vai saber recuperá-las. Você precisa levar este droide em segurança para Alderaan. Este é um momento de grande desespero para nós. Ajude-me, Obi-Wan Kenobi. Você é minha única esperança.”

Com Leia presa nas garras de Darth Vader, somos introduzidos à parte do Cafajeste, que é ninguém mais, ninguém menos do que Han Solo. Depois de presenciar uma pequena confusão no bar, Han Solo vê um ótima oportunidade de ganhar uma grana quando um garoto e um senhor o abordam à procura de um serviço de transporte. Ele aceita o serviço, e se compromete a levá-los até Alderaan. O que ele não sabe é que está prestes a embarcar em uma grande aventura, pois o senhor e o garoto são Obi-Wan e Luke Skywalker, que estão com o R2-D2 e pretendem ajudar a Princesa Leia.

“As palavras que Chewbacca falou em seguida acertaram Han como um soco no estômago: “Não há problema em se preocupar com eles. Eles precisam da nossa ajuda.” 

A última parte é sobre Luke Skywalker (O Garoto da Fazenda). Confesso que quando vi que a parte dele seria a última fiquei um pouco apreensiva, pois no filme ele já é inserido na história logo no início. Mas o caminho que a autora tomou ao colocar a visão de Luke na última parte foi muito bacana e ficou certinho na história, de modo que não senti falta de nada.

O livro segue à risca a história do filme. Lendo, podemos visualizar as cenas e isso me agradou muito. O que diferencia a história é a visão particular de cada personagem, é muito interessante poder saber o que se passa na cabeça de cada um deles.

Pela escrita da autora, fica nítido que ela é fã dos filmes e escreveu esta história com muito carinho. Ela soube trazer uma nova visão para a obra, tornando os personagens, que já são amados, muito mais reais e mais próximos, pois sabendo o que eles pensam, podemos ter uma ligação maior com eles.

Narrado em terceira pessoa com uma edição maravilhosa e cheia de ilustrações lindíssimas, A Princesa, O Cafajeste e o Garoto da Fazenda, é uma linda homenagem ao clássico Star Wars, o livro com certeza merece uma chance!

Por Tayara Casemiro
Sobre o autor
Tayara Olmena Estudante que tomou gosto pela leitura aos 12 anos de idade depois que leu "A marca de uma lágrima" do escritor Pedro Bandeira. Costuma ler de tudo, mas ainda torce o nariz para o romance. Além de ler, também é viciada em séries e filmes, e não perde a oportunidade de maratonar sua série favorita.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook