Avaliação: 5/5
Editora: Verus/ Cortesia
Gênero: Fantasia/Jovem Adulto
ISBN: 9788576863502
Publicação: 2015
Páginas:
 432
 Skoob
Uma Chama Entre As Cinzas é minha segunda leitura do ano, espero continuar me surpreendendo, fazia um tempo que não lia uma fantasia de qualidade do tipo que impressiona, sem mais da mesmice de sempre. O livro escrito por Sabaa Tahir, e publicado há poucos meses pela Editora Verus, promete fisgar uma legião de leitores. 

O cenário da narrativa é épico, há cerca de quinhentos anos um povo, os Marciais, foram aclamados e temidos por suas espadas e conquistas, tendo dado fim à era do Império Erudito, que desde então foram/são dominados, massacrados e escravizados pelos Marciais.

A história tem início quando os avós de Laila são assassinados por um Máscara e seu irmão capturado pelos Marciais, após tal episódio Laila escapa ilesa, logo busca pelos únicos capazes de soltarem seu irmão da prisão – a resistência, mas para isso será necessária uma troca, ela precisa se infiltrar como espiã em Blackcliff, a academia militar do Império.  

A partir daí, Laila torna-se escrava pessoal da temida Máscara e comandante Keris Veturia. Ela também é a mãe de Elias, o filho bastardo a quem odeia completamente, já que o rapaz entrou para academia e é o melhor soldado, que acabou sendo eleito o representante dos Veturia pelo avô. No entanto, Elias pretende desertar – crime punido com a morte, pois repudia a tirania imposta pelo Império, no qual treina intensamente e rigorosamente a quatorze anos  para tornar-se um Máscara. 

Laila arrisca tudo para salvar o irmão, nas mãos da comandante sofre as mais severas punições por qualquer falha, lá ela é ninguém e como tal deve viver, até que conhece Elias, que desde então passa a zelar pelo bem-estar da escrava, indo contra tudo que lhe foi ensinado, inclusive, desafia a colega e amiga de infância Helene, única aluna em Blackcliff e que nunca desobedeceu uma lei sequer. 


O Império é a lei, o povo vive sobre opressão, ninguém é livre, alguns possuem mais privilégios do que outros, mas ainda são prisioneiros, incapacitados de escolherem o próprio caminho. Elias e Laila lutam pela Liberdade e esse desejo em comum acende uma chama destinada a mudar o presente e o futuro. 

Sabaa Tahir escreveu uma história maravilhosa, Uma Chama Entre As Cinzas possui um enredo fascinante e original com linguagem acessível, capaz de agradar os leitores mais jovens quanto os mais velhos. A narrativa também é romantizada, característica pela luta contra a opressão e diferença que une indivíduos com objetivos em comum, Elias e Laila tem uma faísca de desejo entre eles, mas o romance se centra nos sentimentos do que somente encontros físicos. Leitura recomendadíssima!

Por Patrícia Oliveira
Sobre o autor
Patrícia Oliveira Patrícia Oliveira, 25 anos (07/01) – São José/SC. Acadêmica de Direito, leitora assídua e blogueira. Lê de tudo um pouco, seus gêneros literários favoritos são romance histórico, época e contemporâneo, thriller psicológico, fantasia épica e clássicos. Sempre cultivou a ideia de criar um blog, onde pudesse compartilhar sua opinião. Quando não está fazendo tarefas cotidianas, geralmente está divertindo-se na companhia de seus bichos de estimação. Curte séries, filmes de comédia romântica e animes, mas sua grande paixão é a literatura.


Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

Comentários no Facebook